Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Alimentos e exercícios para vasodilatação natural

A vasodilatação é uma ação importante para a manutenção da saúde. Isso porque a vasodilatação nada mais é que o relaxamento dos vasos sanguíneos. Com as paredes dos vasos sanguíneos relaxadas, a circulação do sangue ocorre de forma mais equilibrada e facilita a chegada dos nutrientes aos músculos.

Com isso, investir em alimentos e exercícios simples que auxiliem na vasodilatação do corpo é fundamental para aqueles que procuram manter a saúde e a boa forma em dia, em especial aqueles que treinam e buscam o ganho de massa muscular. Veja nesse artigo o que são os alimentos e os exercícios vasodilatadores e descubra todos os seus benefícios para a saúde e para a boa forma. Boa leitura!

Vasodilatação

O conceito de vasodilatação trata-se da expansão, ou seja, do relaxamento das paredes dos vasos sanguíneos. A vasodilatação favorece o trânsito dos nutrientes ingeridos na alimentação para os músculos durante os exercícios físicos e na recuperação após os treinos.

Investir em alimentos e em práticas físicas que favoreçam a dilatação dos vasos sanguíneos, conhecida como vasodilatação, é apostar em uma maneira simples e natural de conseguir treinar por mais tempo e se recuperar das atividades físicas mais rapidamente.

Alimentos vasodilatadores

Alimentos vasodilatadores - Beterraba

Alimentos vasodilatadores – Beterraba

Veja aqui os oito alimentos mais importantes para aqueles que desejam investir em refeições ricas em vasodilatadores naturais.

Beterraba: Um copo de suco de beterraba com água 30 minutos antes do treino te ajudará a enviar mais nutrientes para os músculos. Isso melhora seu desempenho durante as séries e acelera sua recuperação pós-treino.

Alho: O alho é um tempero vasodilatador natural com efeito acumulativo. Por esse motivo, é recomendado que o alho seja incluído de forma regular na dieta daqueles que buscam por um vasodilatador de acesso facilitado, saboroso e barato.

Espinafre: É recomendado consumir uma porção de espinafre com regularidade. Isso converterá o nitrato da saliva em nitritos, o que auxilia na dilatação dos vasos devido a sua ação no ácido gástrico do estômago.

Chocolate amargo: Chocolates com teor de cacau igual ou superior a 70% são uma ótima fonte de flavonoides, vasodilatadores naturais. Outras opções de alimentos ricos em flavonoides são: Frutas vermelhas, Ameixa, Couve, Brócolis e Soja.

Nozes: É importante incluir na dieta semanal algumas porções de nozes. Se preferir, inclua de 3 a 4 porções semanais de: Amêndoas, Castanha de caju e Sementes de girassol.

Melancia: É indicado consumir diariamente pequenas doses de melancia, independente da fruta estar fresca ou batida com água e gelo. A melancia é um alimento vasodilatador natural importante por elevar os níveis de óxido nítrico na circulação sanguínea.

Salsão: Consumir boas doses de salsão semanalmente melhora a circulação sanguínea. Esse ingrediente pode ser usado de diversas formas, por exemplo: Salada, Sopa, Suco detox e Chá.

Banana: O consumo de uma banana cerca de 30-40 minutos antes do início do treino garantirá ao exercício mais força e energia. Isso acontece porque a fruta é rica em carboidratos.

Exercícios vasodilatadores

Exercícios vasodilatadores - Caminhada

Exercícios vasodilatadores – Caminhada

Além da alimentação, há alguns exercícios que podem auxiliar de forma natural a dilatação dos vasos sanguíneos.

Veja aqui a lista dos cinco exercícios físicos simples que mais auxiliam a circulação sanguínea e a vasodilatação natural.

Caminhada: Incluir na rotina diária uma pequena caminhada de 30 minutos traz resultados impressionantes para a qualidade da circulação sanguínea de seu corpo

Natação: A natação é a alternativa mais acertada para as pessoas mais velhas que desejam melhorar o fluxo de sangue de seu corpo. A natação também beneficia as articulações e auxilia os vasos sanguíneos a permanecerem elásticos e flexíveis. Esse exercício previne doenças cardíacas

Ciclismo: Andar de bicicleta é uma ótima opção para as pernas. Além disso, é um exercício cardiovascular. Um passeio de bicicleta de 30 minutos 2 ou 3 vezes na semana é mais que suficiente para começar

Alongamento: Certifique-se de se levantar ao menos uma vez a cada hora, em especial se você tem uma rotina ou um trabalho sedentário. Veja algumas dicas do que fazer no período de trabalho:

  • Faça uma pequena caminhada no escritório
  • Alongue-se por cinco minutos
  • Faça movimentos circulares com o braço
  • Alongue os braços para o chão, tocando os dedos das mãos nos dedos do pé

Exercício circular com os pulsos: Exercitar os pulsos é outra alternativa para aqueles que trabalham em escritórios ou ambientes sedentários. Além de fácil e rápido, você estará cuidando da sua circulação sanguínea. É recomendado que você feche as mãos e mantenha o polegar acima do restante dos dedos. Com a mão fechada, faça giros lentos com o pulso. Gire o pulso ao menos dez vezes. Você deve fazer esse pequeno exercício a cada uma hora ou uma hora e meia.

O que achou dessa dicas? Deixe um comentário e divulgue as sugestões com seus amigos, familiares e colegas de trabalho.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email