Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Erva Mate: Como fazer tereré, chimarrão e chá mate.

Uma erva tipicamente latina, é possível encontrar o mate em todos os países ao sul da América Latina. Aqui no Brasil seu uso é constante e muito popular em alguns regiões. Esta erva é o ingrediente principal de três bebidas muito típicas e características de algumas culturas brasileiras.

No post de hoje você irá conhecer as propriedades e benefícios que essa erva pode oferecer à sua saúde e seu dia a dia. Também vai aprender a fazer as tão tradicionais bebidas comentadas acima: o chimarrão, o tereré e o chá mate.

Os Benefícios da Erva Mate

Fonte de vitaminas, sais minerais, proteínas, glicídios e lipídios, a erva mate também é uma importantíssima fonte de cafeína. Graças a sua composição muito rica, as bebidas à base de erva mate são ótimos estimulantes e talvez por isso tenham caído nas graças da população e se tornado tão popular em algumas regiões.

Abaixo você terá acesso a uma lista com alguns dos benefícios atribuídos ao uso da planta na nossa alimentação. Vale ressaltar que assim como qualquer outro alimento, seu uso em excesso pode ser prejudicial a saúde, portanto consuma com moderação. Vamos à lista:

  • Serve como estimulante à atividade física e mental;
  • Diminui o ritmo de envelhecimento das células da pele;
  • Auxilia na digestão;
  • Possuí propriedades diuréticas;
  • Ajuda à diminuir as celulites;
  • Entre outros.

Um ponto importante que também merece ser destacado é quanto à qualidade da erva. Dê sempre preferência à produtos naturais e que você saiba qual é a origem. E evite o consumo regular das verões industrializadas do produto, principalmente no caso do chá mate que é facilmente encontrado em garrafas e versões totalmente industrializadas.

Como Fazer um Chimarrão

Tradicionalmente gaúcha, o chimarrão é uma bebida muito consumida no dia a dia da população do Rio Grande do Sul. Veja agora como preparar um bom chimarrão:

Ingredientes:

  • Água Quente;
  • Erva Mate para Chimarrão;
  • Cuia.

Modo de Preparo: De porte do recipiente próprio para o preparo do chimarrão, preencha com 2/3 de erva-mate. Tampe a boca da cuia e incline-a para que a erva fique toda em um único lado do copo. Na parte vaga coloque água morna no início, para reduzir o risco de queimar a erva. Nos demais momentos use água quente.

Com isso, coloque a bomba dentro da cuia e pronto! Agora é só saborear seu chimarrão. É recomendável utilizar um filtro na bomba, dessa forma você evita o entupimento da mesma e não passa por nenhum aborrecimento ao saborear sua bebida.

chimarrão

Conheça a Erva Mate suas Propriedades.

Como Fazer o Tereré

Outra forma de consumir a erva-mate é através do Tereré. Também encontrada no RS, essa bebida se tornou tradicional no estado de Mato Grosso do Sul e tem o modo de preparo bem simples:

  1. Comece colocando a bomba no interior do recipiente escolhido para apreciar a bebida;
  2. Escolha da Erva: vale ressaltar que o nível de moagem das ervas são diferentes para cada tipo de preparo, portanto fique atendo na escolha da sua erva mate.
  3. Uma vez escolhida a erva para tereré, coloque o equivalente a 2/3 dentro do copo;
  4. Complete com qualquer bebida gelada, seja suco, água, etc.
  5. Seu tereré está pronto! Agora é só saborear.

Como fazer o Chá Mate

A última forma de consumir o mate que trataremos aqui, é o Chá. Muito consumido na região sudeste do Brasil, em estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais, o modo de preparo do chá é bem simples, veja:

Ingredientes:

  • 1l de água;
  • 3 colheres da erva;
  • Açúcar à gosto.

Modo de Preparo: Em um recipiente coloque a água e leve ao fogo. Em seguida adicione a erva e deixe ferver. Quando atingir o ponto de fervura, desligue o fogo e deixe tampado por 10 min. Coe e sirva, esse preparo pode ser consumido quente ou gelado. Utilize o açúcar para adoçar a bebida conforme for seu paladar.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email