Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Santo Daime

O Chá Daime é feito a partir do cipó mariri (Banisteriopsis caapi) e folhas da erva chacrona (Psychotria viridis), originárias da Amazônia. E possui em sua composição química diversas substâncias, sendo a mais importante a Dimetiltriptamina (DMT) responsável por atuar no cérebro.

Substância que regula a produção e absorção de serotonina, dopamina e noradrenalina , o que gera uma sensação de bem estar por longos períodos de até oito horas. Uma vez consumida, tem efeito imediato. O consumo é regrado e dotado de simbolismo religioso, desde o preparo até o consumo.

Na revista Isto é de 10/12/2010 tem a reportagem de capa: Santo Daime Liberado. Já tinha notícias acerca do Santo Daime (também chamado de Ayahuasca, Hoasca e Vegetal) e suas controvérsias, mas o que chamou a atenção foi a regulamentação, ainda ser força de lei, da bebida.A querela se dá, basicamente, sobre a discussão se o chá é, ou não, enquadrado como droga.

Oficialmente, não é, pois os componentes do chá não integram na lista da ONU, no entanto, ela tem os mesmos efeitos de entorpecentes e alucinógenos.

E o problema é, se liberando o consumo do Santo Daime, não seria o primeiro passo para regulamentar outras substâncias sob o escudo de uma religião (lembre-se que o uso de alucinógenos em ritos religiosos é uma prática comum através dos tempos, desde o xamanismo até os Rastafaris). A solução, então é atribuir aos chefes das seitas a responsabilidade pelo consumo de seus seguidores.

Nomes Populares:

  • Ayashuasca,
  • Daime,
  • Hosca,
  • Santo Daime,
  • Vegetal.

O chá de Ayahuasca vem de uma mistura de duas plantas e ervas muito abundantes nas florestas do norte do nosso Brasil, são o cipó jagube e o arbusto chacrona. Essas plantas são muito consumida até nos dias de hoje pelo índios em rituais religiosas, é considerada uma prática religiosa e tradicional pelos indígenas. É uma bebida de coloração marrom é seu sabor é amargo.

A popularização desta bebida, despertou a alguns anos, o interesse de vários cientistas que estão estudando os possíveis benefícios deste chá para a saúde mas ainda nada foi cientificamente comprovado. O que se sabe até então, não comprovado através de documentação científica, é que o chá de santo daime, ativa as áreas do cérebro responsáveis pela visão e memória.

O chá do santo daime é uma bebida alucinógena muito usada pelos índios

Existe uma seita, chamada Santo Daime que se intitula doutrina da floresta que utiliza o chá da Ayahuasca como principal ítem em suas cerimônias, pois crêem, que a bebida conecta as pessoas que a ingerem, à natureza. Esta seita surgiu na década de 1920, no estado do Acre e mescla elementos do cristianismo e cultura indígena.

Diz a história que, um seringueiro teve uma visão de Nossa Senhora da Conceição que o orientu a desbravar a floresta a fim de conhecê-la e se apropriar dela para fundar uma nova religião. O interesse e importância dessa planta é devido ao seu efeito alucinógeno, episódio que faz os usuários acreditarem que estão tendo visões místicas. Também acreditam que o chá serve para limpar tanto o corpo como o espírito.

Os praticantes da seita Santo Daime relatam que quando tomam o chá, dá-se início uma uma profunda conexão com seus antepassados e forças da natureza. Para eles, a prática constante de ingerir o chá, é a maneira de atingir um profundo alto conhecimento e entrarem em estado de meditação. Além de tomar o chá nos rituais do santo daime, seus praticantes também entoam cantos, fazem orações e dançam.

O chá santo daime como já comentado, ativa uma região de cérebro relacionada à memoria e a visão, mesmo que a pessoa estiver com os olhos fechados. Isso pode explicar o fenômeno do caráter realístcvo e místico das visões durante os rituais do santo daime. Estudos feitos anteriormente, mostraram que o chá atua nas mesmas conexões da serotonna, neurotransmissor ligado as sensações de prazer e bem estar.

O poder alucinógeno do chá santo daime acontece devido a uma substância presente na planta chamada dimetiltriptamna. O tempo de duração do efeito do chá varia muito de pessoa para pessoa, e pode ser de 10 minutos à 1 hora.

O chá também tem a harmalina, a harmna e a tetrahidroharimina, que são responsáveis pela sensação de prazer. Algumas pessoas definiram essa bebida como um antidepressivo natural.

Precauções

Os efeitos por completo do chá ainda precisam ser estudados, mas sabe-se que

  • pessoas com distúrbios psicológicos, esquizofrenia podem ter seus problemas agravados
  • cardíacos podem ter sobrecargas sobre o coração
  • acredita-se que o consumo por gestantes possa gerar problemas neurológicos aos bebês, não sendo recomendável à crianças também,
  • pode haver interação medicamentosa, especialmente em casos de antidepressivos.
  • dependentes químicos podem ser vulneráveis à dependência do chá.

Obs: Longe de ser um artigo positivo ou negativo acerca do Santo Daime, o post é uma tentativa de dar a conhecer os leitores um pouco mais a respeito. Que cada um leia criticamente, continue uma pesquisa mais detalhada e tire suas conclusões.

 

Receitas e Naturais em seu email