Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Remédio para Vermes à base de Erva de Santa Maria

Basta sentir aquela dor na barriga ou uma vontade excessiva de se alimentar para que o jargão popular: “Esse menino está com verme”, venha à tona. Não importa a idade, as crianças são, sem dúvida, o público mais susceptível a ação dos vermes. Essa realidade se deve ao fato da higienização precária. Seja ela, por se alimentar sem primeiro realizar a higienização adequada das mãos ou mesmo pela falta de acesso ao saneamento básico.

Independente da origem dos vermes, o mas importante é sempre ficar atento ao processo de higienização da criança, bem como do ambiente em que ela vive e dos alimentos que ela ingere. Porque quando não há prevenção, a solução é apelar para o tratamento, que pode ser duradouro e se não realizado de forma adequado, pode resultar em complicações como a dificuldade de evacuar devido a aglomeração desses animais no trato intestinal.

Além do aumento do apetite, outro fator que pode indicar para um diagnostico de verme são as dores de barriga decorrentes das cólicas intestinais, bem como os episódios de diarreia. Apresentando qualquer um desses sintomas, o recomendado é sempre procurar um médico para a realização de exames específicos e a prescrição de tratamentos adequados. Embora existam diversos remédios para acabar com os vermes, muitos deles, são comumente vendidos em farmácias, por um baixo custo e muitas vezes sem receita.

Para evitar diagnósticos mais avançados da ocorrência de verme no organismo, muitas famílias optam por medicações naturais para tratar o problema. Por isso, plantas medicinais são muito utilizadas para essa finalidade, principalmente, aquelas ricas em propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, como é o caso da Erva de Santa Maria – uma alternativa natural aos vermífugos, que auxiliam a acabar com os vermes.

Erva de Santa Maria

Erva de Santa Maria para Verme

Chá de Erva de Santa Maria

Ingredientes:

  • Meia colher de sopa das folhas frescas de Erva de Santa Maria
  • Meio litro de água

Modo de Preparo: Em uma panela, coloque o um litro de água para ferver. Quando levantar fervura acrescente as folhas da Erva de Santa Maria e deixe no fogo por cerca de três minutos. Em seguida, desligue o fogo e reserve a composição até amornar.

Posologia: Beba de duas à três xícaras de chá ao longo do dia. Não recomendado adoçar.

Cuidados: Apesar dos benefícios agregados à saúde por meio do Chá de Erva de Santa Maria para o tratamento dos vermes intestinais, há casos em que a ingestão da planta não é recomendada. Isso porque o consumo em excesso pode resultar em uma intoxicação e é difícil mencionar o quão intolerante uma criança será a ativos presentes na planta.

Além disso, mulheres grávidas não devem ingerir a bebida, porque para as gestantes a planta funciona como um abortivo natural. Também é desaconselhado o uso da planta para crianças abaixo de três anos. Para o usar a Erva de Santa Maria, o mais aconselhado é consultar fitoterapeutas, erveiros e benzedeiras para que faças as devidas recomendações em termos de dosagem, para que ela seja administrada de maneira adequada, dependendo de estado de cada paciente.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email