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Remédios naturais para tratamento da insônia

Estima-se que 1 a cada 5 pessoas sofre com um distúrbio caracterizado pela dificuldade persistente de dormir e manter-se dormindo: a insônia. A insônia é um problema severamente associada as cobranças sociais e as agendas apertadas da atualidade, uma vez que a comorbidade mais comum da insônia é a ansiedade e/ou o vício no trabalho.

A falta de sono pode ser geradora de inúmeros problemas que comprometem a qualidade de vida da pessoa, como: Extremo cansaço, Alterações e distúrbios no humor, Falta de energia e Diminuição do rendimento e desempenho no trabalho ou estudos

Nesse artigo você aprenderá mais sobre a insônia, como seus subtipos e características principais e receberá algumas dicas de remédios naturais para tratar em casa esse problema cada vez mais comum. Boa leitura!

Tipos de insônia

De acordo com alguns estudos recentes, existem três subtipos comuns de insônia. Veja aqui as principais características de cada um deles e descubra qual está associado ao seu problema.

Insônia transiente: Esse subtipo de insônia costuma durar no máximo 3 semanas, sendo considerada um nível leve do distúrbio do sono.

Insônia crônica: A insônia crônica é caracterizada como o distúrbio de sono que ocorre há mais de 3 semanas de forma recorrente. Esse subtipo de insônia costuma estar menos associado a problemas pontuais na vida da pessoa, sendo que nesse caso o mais comum é o desenvolvimento da insônia transiente.

Insônia intermitente: Essa modalidade de insônia ocorre quando o sujeito passa por crises de insônia de curta duração que se repetem ao longo de espaços longos de tempo. Por exemplo: uma pessoa que tenha insônia durante uma semana e depois de um ou dois meses sem esse problema, o distúrbio retorne.

Além disso, a insônia pode acontecer por si só ou fazer parte de tipo de condição clínica, distúrbio psiquiátrico ou como efeito colateral do uso de algumas drogas, em especial de alguns medicamentos farmacêuticos.

Remédios naturais para tratamento da insônia

Algumas ervas servem como remédios naturais que auxiliam no tratamento da insônia. Geralmente, estas ervas podem ser ingeridas em forma de cápsulas, chás, tinturas ou pós que são encontrados em lojas de produtos naturais.

É importante lembrar que, mesmo que naturais, o tratamento com essas ervas são considerados medicamentos e podem gerar efeitos colaterais. Por isso é importante o acompanhamento profissional adequado.

Camomila

Camomila

Camomila

A Camomila é rica em glicenia e por isso é uma erva muito benéfica para os casos de ansiedade, estresse e insônia.

É recomendável que os pacientes que tomam medicamentos para depressão entrem em contato com seu médico antes de fazer uso do Chá de Camomila, uma vez que podem haver interações entre as substâncias.

Para o Chá de Camomila basta deixar a erva em infusão na água fervente por pelo menos três minutos. Depois, é só coar e o chá está pronto para o consumo.

Valeriana

A Valeriana age como um sedativo que relaxa o sistema nervoso e o cérebro. É por isso que é tão indicada para:

  • Distúrbios do sono
  • Hiperatividade
  • Tensão nervosa
  • Situações de estresse
  • Ansiedade
  • Depressão

As formas mais comuns de ingestão da Valeriana são através de comprimidos ou chás.

O Chá de Valeriana pode ser feito ao ferver 10g da raiz da planta com cerca de 500 ml de água. Depois, é só coar e o chá está pronto para consumo.

Os comprimidos, suplementos e óleos retirados da planta podem ser encontrados facilmente em lojas de produtos naturais especializadas.

Passiflora

Passiflora

Passiflora

A passiflora é uma planta que pode ser muito benéfica para tratar casos de insônia, assim como é muito utilizada em quadros de ansiedade e distúrbios do sistema nervoso.

Ela pode ser encontrada em lojas de produtos naturais em forma de cápsulas com composição exclusiva da erva ou combinada com outros fitoterápicos. A passiflora também pode ser ingerida em forma de chá.

Chá de Jasmim

A Jasmim é considerada aliada no combate à insônia, ansiedade e estresse, por conta de seus efeitos calmante e sedativo.

O Chá de Jasmim pode ser ingerido puro, com o uso de uma colher de sobremesa da erva infusa em uma xícara de chá de água; ou as pétalas de jasmim podem ser adicionadas à outros chás, como o chá preto, chá branco ou chá vermelho.

Insônia – Quais doenças estão associadas?

Algumas condições clínicas que têm a insônia como um de seus sintomas são:

  • Artrite
  • Doença pulmonar
  • Transtornos neurológicos
  • Transtornos hormonais
  • Distúrbios de tireoide
  • Doença de Alzheimer
  • Doença de Parkinson
  • Insuficiência cardíaca
  • Transtorno Depressivo Maior
  • Transtornos do espectro da Ansiedade
  • Esquizofrenia
  • Transtorno Bipolar
  • Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)
  • Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
  • Estresse Pós Traumático

Hábitos que podem causar insônia

Milhares de pessoas no mundo são afetadas por esse distúrbio que pode ser proveniente de causas variadas. Uma das causas mais frequentes é a repetição de hábitos prejudiciais, como:

  • Uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir
  • Condições do ambiente, como o excesso de luz ou barulho

Alguns estudos demonstram que os participantes que se desligavam de seus computadores, smartphones, tablets e outros eletrônicos ao menos 30 minutos antes de deitar sofriam quase 2 vezes menos problemas de insônia quando comparados aos participantes que ficavam até o último minuto conectados.

A vida agitada e o estresse decorrente dela também é outra causa comum do quadro de insônia.

Substâncias que geram insônia

A insônia é comum também quando ocorre o excesso de algumas substâncias ou medicamentos, como: Cafeína, Nicotina, Remédios antidepressivos, Cocaína e Metanfetaminas

Além disso, os quadros de abstinência de alguns medicamentos farmacológicos também costumam gerar sérios problemas de insônia. Os principais medicamentos cujo abstinência está associada com o desenvolvimento do distúrbio de sono são: Antipsicóticos, Opióides, Benzodiazepínicos e Anticonvulsivantes.

Eu tenho insônia! O que fazer?

Eu tenho insônia! O que fazer?

Eu tenho insônia! O que fazer?

Quando a insônia não está atrelada a algum quadro clínico, doença, distúrbio psicológico ou uso de drogas é bem provável que o estabelecimento de hábitos saudáveis venham a  favorecer o sono da pessoa.

Veja aqui algumas medidas que podem melhorar a qualidade do sono e acabar com a insônia.

  • Evitar “sonecas” (tempos curtos de sono) durante o dia
  • Não utilizar aparelhos eletrônicos antes de dormir
  • Evitar o consumo de álcool, cafeína e nicotina
  • Realizar exercícios físicos horas antes de dormir
  • Procurar ambientes escuros e silenciosos
  • Ter horários fixos para dormir e acordar
  • Realizar atividades relaxantes na véspera de deitar

Caso a dificuldade para dormir e manter-se dormindo se tornem muito incômodas ou durem mais de três semana é indicado que um médico seja acionado, para que o diagnóstico e tratamento adequados sejam postos em práticas.

O que achou deste conteúdo? Deixe um comentário com a sua opinião e compartilhe essas super dicas com todos os seus amigos e familiares que sofrem de insônia.

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