Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Como Fazer um Remédio Caseiro para Sinusite?

A sinusite é um problema que manifesta-se por meio de uma inflamação nas mucosas dos seios da face, cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Logo, esta inflamação atinge exatamente a frente e meio da face. Este problema pode ser agudo ou crônico, mas independentemente, caracteriza-se por apresentar dor de cabeça, pontadas e pulsáteis, obstrução nasal com secreção grossa e amarelada, febre, tosse, cansaço, dores musculares, coriza, dentre outros sintomas.

Infelizmente, a sinusite é um problema muito comum, que comumente é tratado com medicamentos. Estes medicamentos podem ser antibióticos, caso a inflamação seja ocasionada por uma bactéria, ou apenas anti-inflamatórios. Como a sinusite pode ocorrer constantemente em pessoas que tem a versão crônica, os chás e remédios naturais são muito usados, para evitar a utilização constante de medicamentos sintéticos. Abaixo, vamos dar uma alternativa para remédio de sinusite que leva limão e gengibre.

Receita

Ingredientes:

  • Dois limões
  • Uma colher de sopa de gengibre fresco (picado)
  • Dois dentes de alho
  • Duas colheres de sopa de mel

Modo de Preparo: Comece extraindo o suco dos limões e reservando em um recipiente. Depois, amasse o alho. Pique o gengibre em pedaços bem pequenos e então leve todos os ingredientes ao fogo e deixe ferver. Desligue o fogo e então coe.

Esta receita é a quantidade exata para uma porção de chá. Ou seja, uma xícara. Caso queira produzir mais deste remédio natural, aumente a quantidade dos ingredientes. Porém, recomenda-se beber uma xícara do chá meia hora antes de se deitar e preparar o chá aos poucos, para que ele não torne-se amargo ou mesmo estrague.

Saiba como funciona o chá contra sinusite.

O mel, alho, gengibre e limão são ingredientes ideais para combater a sinusite, uma inflamação na região central da face.

Benefícios e contraindicações

É importante evitar consumir este chá em caso de cálculo biliar e problemas de estômago, pois a acidez do limão pode prejudicar ainda mais estes questões. Ademais, as gestantes também devem evitar o gengibre.

Como mencionamos, a sinusite é uma doença que caracteriza-se por ser uma inflamação na região central da face, atingindo as cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. E, a inflamação pode ser ocasionada por reações alérgicas, infecções, obstruções nestes canais ou quaisquer outros motivos que promovem o acúmulo de secreção na região citada.

A sinusite pode e deve ser tratada com medicamentos, em diversos casos, como quando a infecção é ocasionada por bactérias. Porém, pode-se também utilizar fitoterápicos, com ervas que possuem ações anti-inflamatórias, antibacterianas e analgésicas.

O gengibre é um alimento termogênico. Ou seja, ele aumenta a temperatura do corpo, ajudando a eliminar as bactérias causadoras de inflamações. É também considerada uma planta com propriedades anti-inflamatórias e antissépticas. Por isso é eficaz no tratamento da sinusite, que é uma inflamação das cavidades ao redor do nariz, chamado de seios da face. Pode ter causas diversas, como um quadro reativo de uma inflamação, pode ser devido à alergias e outros fatores como bactérias, fungos e vírus.

O limão também tem propriedades anti-inflamatórias e antissépticas, além de ser muito rico em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico. Por isso, a combinação do limão com o gengibre é super eficaz nesses casos. Além da própria planta auxiliar na eliminação da inflamação, também ajuda auxiliando o sistema imunológico a se fortalecer.

Temos na receita também o alho, um dos melhores anti-inflamatórios naturais que conhecemos. O uso do alho diariamente ajuda a combater as inflamações, inclusive inflamações que causam a sinusite e outros problemas respiratórios. Para completar, temos ainda na receita o mel, que é considerado um antibiótico natural. Ele é capaz de matar bactérias que causam as inflamações. Além disso, é um excelente expectorante. Como é bem viscoso, ele limpa o sistema respiratório, eliminando o catarro.

Esse chá também pode ser usado para tratar dores de garganta, gripes e resfriados, assim como outras doenças respiratórias. Persistindo os sintomas, um médico deverá ser consultado. Ademais, é muito importante mencionar que o uso de medicamentos naturais não substitui uma consulta médica.

Receitas e Naturais em seu email