Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Tratamentos naturais para Cistite

A Cistite é uma doença comumente confundida com a infecção urinária, apesar destas não serem sinônimo. De modo geral, a Cistite é causada por uma inflamação na bexiga e é mais comum entre mulheres sexualmente ativas que estão na menopausa.

Nesse artigo você verá as principais causas e sintomas da Cistite, assim como aprenderá alguns tratamentos caseiros para tratar a Cistite sem agredir seu organismo com medicamentos farmacológicos. Boa leitura!

Cistite – O que é e Sintomas

Quando a Cistite é causada por uma infecção, é sinal de que existe uma bactéria ou um fungo na bexiga. Entretanto, existem outros tipos de Cistite. Por exemplo:

  • Cistite actínica: Causada por radioterapia
  • Cistite intersticial: Causada pela perda da camada protetora da parede interna da bexiga

Os principais sintomas da Cistite são:

  • Dor no ventre
  • Ardência ao urinar
  • Aumento da frequência de micção

Apesar de não ser uma doença exclusivamente feminina, é correto afirmar que a Cistite ocorre com maior prevalência em mulheres do que em homens. Isso ocorre devido a anatomia feminina, por seu canal ser mais curto. Mulheres sexualmente ativas e que estão na menopausa costumam sofrer mais com a Cistite do que o restante da população feminina.

Quando a mulher sofre com vários episódios de Cistite em um período curto de tempo, o caso é denominado como “Cistite de repetição” e, de modo geral, pede por tratamentos médicos específicos.

Cistite nos homens

Apesar de menos frequente, homens e meninos também podem sofrer de Cistite.

Os homens costumam ter esse problema com menor frequência devido a sua anatomia, pois a uretra masculina é mais longa e o orifício por onde a urina sai mais melhor protegido dos germes que moram no ânus. Entretanto, existem algumas situações específicas de homens que sofrem com Cistite recorrentemente. Por exemplo:

  • Meninos com doenças da uretra
  • Meninos com fimose
  • Idosos que possuam hiperplasia da próstata

Cistite – Tratamentos Naturais

Felizmente, a Alfazema e o Bicarbonato de Sódio são duas opções naturais para tratamento caseiro de Cistite. Veja aqui como preparar um chá de Alfazema e um remédio caseiro de Bicarbonato de Sódio para tratar naturalmente a Cistite.

Cistite – Chá de Alfazema

Cistite - Chá de Alfazema

Cistite – Chá de Alfazema

A Alfazema, também conhecida como Lavanda, é uma planta com diversas propriedades medicinais. Entre os benefícios para a saúde, a Alfazema auxilia na regulação do trato urinário e no combate aos corpos estranhos ao organismo, como o caso dos germes responsáveis pela Cistite.

Veja aqui como preparar um chá de Alfazema para tratar a Cistite em casa.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de flores de Alfazema
  • 1 xícara de chá de água

Modo de preparo: Coloque as flores de Alfazema em uma xícara e, em seguida, acrescente água fervente. Deixe abafado por aproximadamente 10 minutos. Após esse período, coe o chá e adoce a gosto.

Posologia: Beba o chá de Alfazema de duas a três vezes ao longo do dia.

Observações: Evitar tomar mais que três xícaras no mesmo dia. A Alfazema em excesso pode irritar o estômago. Atenção! Gestantes e lactantes devem evitar o chá de Alfazema.

Cistite – Remédio caseiro com Bicarbonato de Sódio

Cistite - Remédio caseiro com Bicarbonato de Sódio

Cistite – Remédio caseiro com Bicarbonato de Sódio

O Bicarbonato de Sódio é um remédio caseiro eficaz contra a Cistite por alterar o pH da urina. Isso significa que o Bicarbonato de Sódio torna a urina menos ácida e, com isso, as bactérias existentes na bexiga não irão se multiplicar com facilidade.

Remédios caseiros com Bicarbonato de Sódio aliviam os sintomas doloridos da Cistite e, por isso, estão entre as alternativas naturais mais interessantes para aqueles que sofrem com esse problema.

Veja aqui como preparar um remédio caseiro com Bicarbonato de Sódio para tratar de forma natural a Cistite.

Ingredientes:

  • 1 colher de café de Bicarbonato de Sódio
  • 300 ml de água

Modo de preparo: Dissolva o Bicarbonato de Sódio na água e o beba de uma única vez.

Posologia: Repita esse procedimento entre 6 e 7 vezes ao longo do dia.

Observações: Ingerir grandes quantidades de líquidos costuma ser positivo para a eliminação de infecções na bexiga, em especial quando se trata de infecções leves. Isso porque a descarga da urina eliminará boa parte das bactérias e as defesas naturais do organismo irão eliminar o restante delas.

O que achou dessas dicas? Deixe um comentário e divulgue as dicas com seus amigos, familiares e colegas que sofrem com a Cistite.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email