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Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

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Quais Ervas Combatem a Insônia?

A insônia é um problema muito recorrente, causado por diferentes fatores. De um modo geral, a dificuldade para dormir surge de preocupações no dia a dia e pose ser considerada como algo normal quando ocorre com frequência. Tudo se torna mais sério quando as noites mal dormidas interferem na qualidade de vida da pessoa. Isso pode ser percebido nos casos em que a insônia aparece frequentemente, trazendo consequências como cansaço, irritação e queda na imunidade.

Muitas pessoas consideram como insônia apenas a completa falta de sono, mas existe uma outra forma da doença bastante comum. A pessoa dorme, mas não consegue alcançar os níveis mais relaxantes de sono. Assim, mesmo depois de uma noite de sono, a sensação é que não houve descanso.

Medicamentos são usados para melhorar a insônia. Eles atuam de diferentes formas, conforme as características individuais de cada paciente. Os mais conhecidos são os ansiolíticos, que reduzem a ansiedade e, assim, favorecem o sono. Existem ainda os relaxantes, que reduzem a tensão na musculatura, e os hipnóticos ou sedativos, que “desligam” o sistema nervoso central. E, os indivíduos que sofrem com insônia podem também usufruir dos fitoterápicos, sobre os quais falaremos abaixo.

Hipnóticos e Sedativos Naturais

Existem muitos remédios efetivos para o tratamento de insônia, dentre eles os naturais. Eles agem em frentes diversas, ajudando no controle da insônia. Os hipnóticos podem ajudar quem sofre com uma dificuldade maior para dormir, lembrando que é sempre fundamental procurar um médico para saber sobre as causas específicas do seu problema.

Conhecer as plantas que ajudam a dormir é uma ótima saída para quem sofre com a insônia. Algumas ervas que têm ação hipnótica e ou sedativa são o absinto (Artemisia absinthium), a alface-brava-maior (Latuca virosa), a alfazema (Lavandula angustifolia), a betônica (Stachys officinalis), a camomila (Matricaria recutita), a cananga (Cananga adorata), a cava-cava (Piper methysticum) e a escutelária (Scutellaria laterifolia).

Conheça as propriedades medicinais da Tília

A Tília é uma planta muito eficaz no tratamento de insônia, caso seja utilizada diariamente por meio do chá.

Ademais, os indivíduos que sofrem de insônia também podem utilizar as folhas de laranjeira (Citrus sinencis), lúpulo (Humulus lupulus), melissa (Melissa officinalis), papoula (Papaver rhoeas), passiflora (Passiflora spp.), pirliteiro (Crataegus oxyacantha), tília (Tilia spp.) e valeriana (Valeriana officinalis).

Estas ervas citadas acima podem ser utilizadas para fazer chás, que devem ser tomados antes de dormir. O método mais eficaz de preparar os chás são pela infusão. Logo, as ervas devem ser colocadas na xícara antes da água, e o tempo de descanso é cerca de 15 minutos. Ainda, para que a erva não perca todas as suas propriedades, a água não pode atingir a fervura.

Estas plantas também podem ser preparadas por meio de uma decocção, outro método que conserva todas as propriedades destas. A decocção ocorre por meio da fervura de caules, raízes ou cascas, durante 15 minutos. A vantagem deste processo é que o chá pode ser consumido logo depois do preparo, sem ter a necessidade de um descanso. Além disto, certas plantas também podem ser incorporadas na alimentação. Temos como exemplo a menta e o hortelã.

Ainda, além de usar as ervas, os indivíduos que sofrem de insônia também devem adotar hábitos mais saudáveis, que auxiliam na manutenção do sono. É recomendada a prática de exercícios, para que o corpo possa estar relaxado. Ademais, os indivíduos devem evitar o uso de cafeína, para não piorar a insônia.

Abaixo, confira uma receita de chá de tília, que pode ser utilizada para tratar a insônia.

Chá de Tília

Ingredientes:

  • 1 litro de água
  • 2 colheres (sopa) de tília seca

Modo de preparo: Junte a água e a erva em uma chaleira e leve ao fogo. Quando entrar em ebulição, desligue e abafe. Deixe o chá descansar por cerca de 15 minutos. Depois, coe e tome de 2 a 3 xícaras por dia, deixando uma porção para antes de dormir. Tomando frequentemente, você sentirá uma melhora na qualidade do sono.

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