Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Quais São os Remédios Naturais Para Barriga Inchada?

A sensação de barriga inchada normalmente é causada por problemas digestivos, pois, com o acúmulo de gases, a região fica dura e dolorida. Mas, também, a barriga inchada pode ser ocasionada também por outras questões, como a menstruação, que ocasiona o acúmulo de líquidos na zona abdominal, ou a prisão de ventre, que está relacionada ao baixo consumo de fibras, pouca atividade física e pouca ingestão de água.

O inchaço também está associado a problemas alimentares, como a doença celíaca e a intolerância à lactose. Uma dos sintomas da síndrome do intestino irritável é esse incômodo abdominal. Por isso, o ideal é sempre procurar um médico para que seja feito o diagnóstico adequado.

Ademais, nos tratamentos para barriga inchada podem também ser utilizados métodos naturais, como chás. Os chás abaixo servem para eliminar os gases e estimular o bom funcionamento da digestão, mas podem não ser eficazes se o problema for um pouco mais sério. Confira abaixo diversas receitas.

Receitas

Chá de Semente de Coentro

O coentro é uma planta originária do Mediterrâneo. Ela é muito utilizada nas receitas culinárias, mas também pode ser usada em situações médicas, devido às suas diversas propriedades. O chá de semente de coentro pode ajudar a combater a barriga inchada porque reduz os gases e melhora a digestão. Também, o coentro é rico em cálcio, magnésio, ferro e manganês, além de promover benefícios para a pele e coração.

Para fazer o chá, pegue um punhado de sementes de coentro e coloque em água fervente. Deixe cozinhando em fogo baixo por 15 minutos. Depois deixe descansar abafado até amornar. Coe e tome pequenas porções durante o dia.

Chá de Camomila

A camomila é ótima para melhorar os problemas digestivos, além de ter um efeito analgésico, atenuando a dor. Também, esta planta é conhecida por diminuir a hiperatividade e o estresse, por auxiliar no tratamento de ansiedade, alivia o enjoo e também as cólicas menstruais.

Para fazer o chá de camomila para tratar a barriga inchada, use 1 colher (sobremesa) de camomila seca para 1 xícara de água fervente. Deixe em infusão por 5 minutos, coe e tome morno.

Barriga

Veja o que fazer para amenizar a barriga inchada

Chá de Anis

O anis vai agir na região da barriga melhorando as dores, o inchaço e os gases. Esta planta também pode ser utilizada para combater a gripe, resfriados, mau hálito e  congestionamento nasal.

Faça o chá com uma colher (chá) de anis triturado para 1 xícara (chá) de água. Junte os ingredientes e leve ao fogo até ferver. Desligue e mantenha abafado por 5 minutos. Depois e coe e tome morno. Você pode adicionar também um pouco de cominho ao chá para potencializar seu efeito.

Chá de Funcho

O funcho é desinflamatório e ajuda a controlar os gases. Por isso, é um dos chás mais indicados para controlar a barriga inchada e a cólica em bebês.

O chá deve ser preparado com 1 colher (chá) de sementes de funcho e 1 xícara de água quente. Juntar as semente com a água, levar ao fogo e desligar quando começar a ferver. Coe assim que amornar e consuma sem adoçar.

Chá de Canela

A canela é um alimento superpoderoso, capaz de combater vários problemas de saúde. Por ser digestiva, analgésica e estimulantes, a especiaria produzi um chá eficaz para o inchaço na região abdominal. Principalmente, este chá pode ser muito eficaz nas situações em que a barriga inchada é ocasionada pelo período pré-menstrual.

Faça o chá usando 2 paus de canela para meio litro de água. Deixe os dois cozinhando em fogo baixo por 5 minutos. Depois coe e consumo um pouco antes ou depois das refeições.

Chá de Hortelã-Pimenta

O chá de hortelã-pimenta é muito benéfico e pode ser utilizado em diversas situações. Por exemplo, para ajudar a emagrecer, para febre, melhorar a digestão, para cólicas, gases e dores de estômago. Logo, devido à estas propriedades, o chá de hortelã-pimenta é extremamente benéfico para tratar a barriga inchada.

Use, para preparar o chá, 2 colheres de chá de folhas secas de hortelã-pimenta ou 2 folhas frescas e 150 ml de água fervente. Deixe o hortelã-pimenta ferver com a água no fogão, e depois deixe a infusão repousar durante cerca de 7 minutos. Coe o chá e o beba de 3 a 4 vezes por dia, preferencialmente após as refeições.

Receitas e Naturais em seu email