Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Quais são os Alimentos Termogênicos que Ajudam a Emagrecer?

A gente já comentou aqui no Receita Natural sobre os chás termogênicos. Eles são ótimos para quem quer perder peso porque aceleram o metabolismo e promovem a queima de calorias. Hoje, vamos um pouco além e comentaremos mais sobre o funcionamento dos alimentos com efeito termogênico. Os alimentos termogênicos são interessantes para todas as pessoas que desejam, além de perder peso e contribuir para a dieta, ter uma alimentação mais saudável e que realmente acelera o metabolismo.

Ou seja, usar os alimentos termogênicos não é algo benéfico apenas para os que desejam realizar dietas ou exercícios, pois estes alimentos também proporcionam uma melhor a circulação sanguínea, a prevenção do câncer de cólon e de ovário, auxílio no tratamento de gripes, estímulo da digestão e a eliminação de gases. Abaixo, confira mais sobre os alimentos termogênicos, porquê eles emagrecem e qual sua principal função, além de ter acesso a uma lista com os melhores alimentos termogênicos para você incluir em sua dieta.

Por que os termogênicos emagrecem?

Até bem pouco tempo a palavra “termogênico” não era conhecida pelas pessoas comuns. Porém, de uns anos para cá o termo ganhou fama entre os interessados em perder peso e ganhar massa muscular. Nas academias, o uso de termogênicos é estimulado para melhorar o desempenho na atividade física. Além disso, esses produtos contribuem bastante para o emagrecimento saudável. Mas afinal, como eles funcionam?

O nosso metabolismo é responsável por transformar as calorias ingeridas diariamente em energia para o funcionamento do organismo. Todas as atividades que fazemos necessitam de energia e, por isso, consomem calorias. Até mesmo o ato de comer tem um gasto calórico e, dependendo do alimento, o consumo pode ser maior que a quantidade de calorias que ele contém.

O segredo dos termogênicos está na elevação da temperatura natural do organismo. Ao fazer isso, eles obrigam o nosso metabolismo a funcionar mais rapidamente. Se o processo metabólico é acelerado, o gasto energético se torna maior. Assim, o corpo ganha mais disposição e tem mais facilidade para queimar gorduras.

Termogênicos

Alguns alimentos termogênicos. Veja abaixo

Alimentos Termogênicos

Se você quer perder peso ou ter mais pique para as atividades físicas, o ideal é incluir alimentos termogênicos em sua dieta diária. Veja alguns deles:

Canela: A canela é um excelente ingrediente para a saúde. Ela melhora a digestão, fortalece as defesas do organismo e, para completar, favorece a perda de peso. Além de acelerar o metabolismo, ela também é fonte de cálcio, um mineral essencial para o emagrecimento. O ideal é usar o ingrediente em pó para dar sabor a saladas de frutas, cereais e algumas bebidas. Você também acrescentar a canela em pau aos chás, leite quente ou café.

Cafeína: O café e outras substâncias que contêm cafeína também possuem ação termogênica. Assim, beber café, chá preto, chá mate ou consumir o pó de guaraná, por exemplo, ajuda no emagrecimento. A cafeína anidra, vendida em pó, também pode ser usada. Porém, o excesso de todos esses produtos pode fazer mais mal do que bem. A dica é procurar um nutricionista antes de começar a usar a cafeína como emagrecedor.

Chá Verde: O chá verde possui componentes estimulantes que tornam o metabolismo mais rápido. Esse é um dos motivos para que a bebida tenha ganhado fama como emagrecedor natural. A erva também estimula a digestão, é diurética e age como antioxidante. Por combinar tantos benefícios, seu uso é indicado para quem quer perde peso, assim como para a manutenção da saúde.

Água Gelada: O consumo de água gelada para a perda de peso é evidenciado por alguns estudos científicos. Por reduzir a temperatura do organismo ela obriga o sistema metabólico a gastar energia na manutenção da temperatura média. Para aproveitar esse efeito, é necessário tomar cerca de 8 copos de água gelada diariamente. Assim, você hidrata o corpo e ainda pode queimar mais calorias.

Pimenta Vermelha: A pimenta já foi vista como vilã na alimentação. Porém, estudos mostram que ela, na verdade, pode ser muito benéfica. No que diz respeito ao emagrecimento, a capsaicina é o componente mais poderoso. Ele estimula o funcionamento metabólico, podendo aumenta o gasto energético em até 20%. Para atingir essa porcentagem, é necessário ingerir 3 g da pimenta por dia. Ela pode ser acrescentada às saladas e pratos quentes, além de sucos e chás. O ideal é consumi-la durante o dia e evitá-la à noite para que o efeito estimulante não atrapalhe o sono.

Gengibre: O gengibre é outro termogênico excelente. Ele é um anti-inflamatório natural, melhora a digestão e fortalece as defesas do organismo. Seu potencial para a aceleração do metabolismo é impressionante. Os especialistas acreditam que ingerindo o gengibre diariamente é possível gastar até 10% mais calorias. O segredo é acrescentar pequenas quantidades da raiz fresca aos sucos, molhos e alguns pratos quentes. Você também pode apostar no chá gengibre, que é ótimo para o emagrecimento.

Alimentos Com Ômega 3: O ácido graxo conhecido como ômega 3 tem papel fundamental no controle do colesterol e do triglicérides. Além disso, os alimentos que são ricos nessa gordura, como é o caso dos peixes de água fria (salmão, atum, sardinha e arenque) e algumas oleaginosas, aumentam o metabolismo basal. O ideal é consumir porções semanais desses alimentos ou incluir na dieta funcionais enriquecidos com ômega 3.

Vinagre de Maçã: O consumo do vinagre de maçã parece ter no organismo um resultado semelhante ao causado pela pimenta. Estudos mostram que ingerir 1 colher (chá) de vinagre duas vezes ao dia pode tornar o metabolismo mais rápido e reduzir a circunferência abdominal. Você pode usar o líquido na água e tomar todos os dias. Ele também serve para temperar alimentos e saladas.

Receitas e Naturais em seu email