Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Pepino – Propriedades Medicinais

O pepino é o fruto do pepineiro (Cucumis sativus), que se come geralmente em forma de salada. São lianas (trepadeiras) anuais de folhas lobadas e flor amarela.

As verduras são longas, com casca verde clara com estrias e manchas escuras, polpa de cor clara e sabor suave, com sementes achatadas semelhantes as do melão, que é outro membro da família Cucurbitaceae. (Fonte: Wikipedia)

Nomes Populares:

 

  • Pepino,
  • Pipino (incorreto).

Propriedades:

  • É anti-inflamatório,
    • aperiente,
    • calmante,
    • digestivo,
    • diurético,
    • estimulante,
    • refrescante
  • Auxilia em casos de artrite,
    • dor de garganta,
    • problemas renais,
    • gota,
    • reumatismo,
    • rouquidão,
  • Melhora os cabelos,
    • livra da caspa,
    • tonifica a pele,
    • acaba com as rugas

Outros benefícios

O pepino é feito de 95% de água. Ele tem B1, vitamina C, vitamina K e mobidlênio, ácido pantotênico, fibras, biotina, carotenoides, potássio, manganês, fósforo, cobre, magnésio, sílica, triterpenoides, lignanas e flavonoides.

Tem propriedade laxativa, antioxidante e anti-inflamatória: o pepino evita a produção excessiva de óxido nítrico e inibir a cicloxigenase 2 ou COX-2. Esta substância é a responsável pelo surgimento e aumento da inflamação em nosso corpo.

O pepino tem vários antioxidantes que são a vitamina C, manganês, betacaroteno e flavonoides. Estas substâncias evitam vários tipos de câncer que são provocadas pelo estresse oxidativo. Também já foi comprovado em pesquisas que o pepino melhora a capacidade de maior eliminação de radicais livres no organismo de animais e previne a aterosclerose.

Por ter fibra insolúvel e muita água, o pepino previne e ameniza o problema de constipação crônica. A associação da água com a fibras no pepino estimula a aceleração da excreção das fezes e toxinas do organismo. E esta grande quantidade de água que possui aumenta  quantidade de urina, evitando assim a infecção urinária.

E também evita a formação de cálculos renais. Também é ótimo para diminuir o inchaço e acúmulo de líquidos no organismo. O pepino tem os fito nutrientes triterpernoides e lignanas que previnem câncer no aparelho digestivo, na próstata,ovário, mama e endométrio. O pepino é rico em magnésio e como já mencionado, água. E pesquisas relatam que esta combinação evitam desidratação que pode causar dor de cabeça.

O pepino é um diurético natural que previne infecções urinárias

Suas propriedades anti-inflamatórias aliviam dores e previnem o mal de Alzheimer que provoca deficiências de memória e aprendizagem.  O legume tem potássio que possui ação vasodilatadora e aliado com as fibras e magnésio existentes no pepino, equilibra a pressão arterial

O pepino tem um baixíssimo índice glicêmico e seu consumo não provoca aumente de glicose no sangue que pode sobrecarregar o pâncreas. Ele tem um hormônio que as células betas do pâncreas usam para sintetizar a insulina.

O frescor do pepino é ótimo para tratar queimaduras por exposição ao sol. Também tem efeito calmante que alivia outros problemas na pele como irritação, inchaços e inflamações. É só cortar em rodelas e aplicar no local afetado.

O legume tem vitamina k uma vitamina essencial para a saúde dos ossos que fortalece sua estrutura evitando doenças ósseas como a osteoporose. O pepino tem poucas calorias e é muito nutritivo. Pode ser usado tranquilamente em uma dieta de reeducação alimentar ou dieta para emagrecer. Mascar pepino fresco, refresca a saliva, cura gengivas inflamadas e combate o mal hálito.

O pepino também funciona como um ótimo pós-ressaca, aliviando aquela dor de cabeça. As vitamnas A e b e eletrólitos do legume, repõe os nutrientes perdidos durante o esse de consumo da bebida alcoólica. Basta comer fatias de pepino antes de dormir. Quando preparado em forma de suco ele é um ótimo repositor de energia por conter vitaminas do complexo B.

Por ter ação anti-inflamatória muito citada acima, o pepino esfria o calor do corpo, principalmente após atividades físicas. o suco do pepino tem propriedade alcalina. O que é bom para regular a acidez do estômago e favorece a eliminação de toxinas do fígado. O consumo de um copo de suco de pepino ajuda a melhora o volume sanguíneo no corpo.

O pepino tem sílica, uma substância que auxilia no crescimento saudável de cabelos e unhas. Ele diminui o inchaço dos olhos e os sinais de cansaço. Funciona também como um excelente hidratante natural, fazendo uma reconstrução capilar. É um tônico maravilhoso para o rosto e colo. Serve também como hidratante facial, combate o aparecimento de rugas e manchas de pele.

O legume também hidrata suavizando aquelas áreas do corpo que são secas e difíceis de serem hidratadas como por exemplo os cotovelos e joelhos. É só esfregar algumas fatias de pepino sobre a pele afetada todos os dias. Você vai perceber a suavidade na textura da pele e uma melhora em sua aspereza. O pepino possui vitamina E e óleos naturais que hidratam a pele e repara os tecidos danificados.

A celulite é um inimigo declarado das mulheres e o pepino tem compostos fitoquímicos que aderem à pele estimulando a produção do colágeno, tornando a pele mais firme e com mais elasticidade.

 

 

 

Receitas e benefícios relacionados

Receitas e Naturais em seu email