Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Remédio Natural para Parar de Fumar

O vício do cigarro é a causa de vários males provocado à saúde. Além do desconforto de quem está ao redor, a fumaça tragada vai direto para os pulmões do fumante e resultam em doenças respiratórias, que podem levar ao câncer.

Ao tomar conhecimento dos males provocados pelo uso contínuo do cigarro, muitos fumantes despertam o interesse em parar de fumar, porém, iniciam uma jornada sem sucesso. Uma vez que, a nicotina – entre outras substâncias que compõem o cigarro são viciantes e exigem muito mais do que vontade, para deixar de fumar.

Para ser capaz de abandonar um vício, além de muita boa vontade é necessário buscar por acompanhamento médico. Somente um profissional da saúde será capaz de receitar medicações eficazes para o tratamento de um vício. No entanto, a medicina natural é uma alternativa para quem busca por opções para alcançar seu objetivo de se livrar do cigarro.

Porque algumas plantas, como a tanchagem, possuem propriedades terapêuticas expectorantes, que limpam e purificam os pulmões, deixando os livre da nicotina. Além disso, o chá não possui nenhuma contra indicação e é recomendado para abandonar o fumo.

Tanchagem

Tanchagem para Parar de Fumar

Chá de Tanchagem para Parar de Fumar

Ingredientes:

  • Quatro folhas de Tanchagem ou Tansagem (como a planta é reconhecida em outras regiões.)
  • Quatro xícaras de água, aproximadamente 800 ml.

Modo de Preparo: Coloque a água em uma panela e leve ao fogo até ferver. Em seguida, desligue o fogo e acrescente as folhas de tanchagem já higienizadas. Tampe a panela e deixe descansar, abafado, por dez minutos.

Posologia: Na primeira semana, tome quatro xícaras do chá, por dia: sempre com uma hora antecedência do café, do almoço, do jantar e antes de dormir.

Na segunda semana diminua a dose para três xícaras, sempre antes das refeições ou do sono mais prolongado. Na terceira semana, tome apenas duas xícaras e na quarta semana, restrinja o consumo à apenas uma xícara diária.

Acredita-se que com a ingestão do chá, seguindo a periodicidade acima mencionada, o fumante já esteja apto à largar o cigarro. Uma vez que a redução da dosagem está diretamente relacionada à redução do consumo de cigarros. Porém, caso isso não ocorra é necessário repetir o tratamento e procura pela ajuda de um médico especialista.

Sintomas de Abstinência do Cigarro

Parar de fumar é o que muitos desejam, mas nem todos conseguem, devido à crise de abstinência. Isso nada mais é do que os efeitos colaterais para quem acaba de abandonar um vício.

É normal, logo nos primeiros dias sem fumar, que o ex-fumante apresente uma série de crises de ansiedade, tremores, suores, fome – além do normal, rotina de idas ao banheiro alterada, insônia ou o contrário (hipersonia) e muita agressividade.

Todos esses fatores estão relacionado à readaptação do organismo à uma rotina saudável, enquanto o organismo trabalha para se ver livre das toxinas. Dependo da quantidade de substâncias acumuladas, no corpo, ao longo da vida, cada fumante tende a vivenciar esse processo de uma maneira diferente. O que justifica o tempo pelo qual, ele deve esperar para sentir a vontade de fumar, sendo reduzida, gradativamente.

Para superar essa etapa o fumante precisa do apoio das pessoas mais próximas para evitar recaídas, mas mais do que isso, para melhorar o seu convívio com quem o fumante tem mais interação. Isso porque, parar de fumar é um desafio já que o vício é uma doença crônica, e que necessita da compreensão e apoio das pessoas.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email