Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Benefícios do Matcha e como fazer o chá

Quando o assunto é emagrecimento, os chás derivados da Camellia Sinensis ganham destaque. A planta, de origem oriental, ganhou o mundo devido às suas propriedades benéficas. O alto teor de antioxidantes e outras substâncias do bem conferem ao chá preto, chá verde, chá branco e chá vermelho várias qualidades apreciadas no mundo todo.

A diferença entre os chás produzidos a partir das árvores está no processamento. As folhas podem ser mais ou menos oxidadas, o que explica a diferença visível nas cores e na intensidade dos sabores. O chá branco, por exemplo, é menos oxidado e, por isso, tem sabor mais suave que o do chá verde.

Além das opções que já conhecemos, existe um outro chá derivado da Camellia Sinensis que vem ganhando espaço. O matcha, que surgiu nos templos budistas e pode ser ainda mais benéfica que seus “irmãos” mais famosos.

Benefícios do Matcha

O matcha é produzido a partir das folhas mais novas do chá verde. Elas são obtidas de plantações totalmente protegidas do sol, garantindo que estejam mais terra e repletas de substâncias benéficas. Após serem colhidas, essas folhas são trituradas em moinhos de pedra até virarem um pó verde conhecido como o matcha.

No Japão, o matcha é misturado com este utensílio.

No Japão, o matcha é misturado com este utensílio.

Esse processo de tritura torna o chá bem mais prático de ser preparado do que os demais. Diferentemente das folhas do chá verde que precisam ser colocadas em infusão, o matcha pode ser acrescentado diretamente à água já fervida. Depois, basta misturar até que apareçam algumas bolhinhas na parte superior da xícara, semelhante ao que se faz com diversas bebidas cuja base é um pó.

O sabor do matcha é bem destacado, mas com o tempo nos acostumamos ao gosto mais herbal e ele se torna bem agradável ao paladar.

Os benefícios para a saúde são inúmeros:

  • O matcha tem 70 vezes mais antioxidantes que o suco das laranjas;
  • Seu teor de betacaroteno é 9 vezes superior ao do espinafre;
  • Por ser termogênico, eleva a queima de calorias em até 25% durante as atividades físicas;
  • É fonte de clorofila, aminoácidos e l-teanina, que contribuem para a eliminação de gorduras durante a digestão.

Por isso, o matcha é um emagrecedor poderoso, além de um excelente chá para quem busca mais saúde.

Como Fazer o Chá Matcha?

Como comentamos, o matcha é comercializado em pó, o que torna o preparo ainda mais simples que outros chás. Para fazer uma pequena xícara de chá você precisa de:

  • 1/2 colher de chá de matcha
  • 50 ml de água fervida

Primeiramente, ferva a água. Com a ajuda de um termômetro de cozinha, aguarde até que ela atinja a temperatura adequada de 70º C. Em seguida, verta a água sobre o pó. Misture bem, adoce a gosto e beba em seguida.

Além do preparo do chá puro, o matcha também pode ser usado para incrementar receitas em bolos, pães, sucos e também vitaminas. Basta acrescentar o pó às receitas tradicionais substituindo ou adicionando como novo ingrediente. O produto está à venda em mercados orientais e casas especializadas em produtos naturais.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email