Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Quais Chás são Bons para o Período Fértil?

O período fértil é um espaço de tempo no ciclo menstrual em que as mulheres tem mais facilidade para engravidar. Comumente, o período fértil ocorre cerca de 14 dias antes da próxima menstruação, mas este prazo depende do organismo e corpo de cada mulher. Já as mulheres que tomam anticoncepcional todos os dias não possuem período fértil.

Comumente, as mulheres que possuem um planejamento para engravidarem optam por tomar vitaminas antes mesmo do período fértil, para aumentar a fertilidade. Porém, o uso de alguns chás também pode favorecer a fertilidade feminina, para que seja desenvolvida uma gestação. Os chás também podem promover o melhor funcionamento dos órgãos reprodutores, equilibrar a produção de hormônios, facilitar a ovulação, etc. Veja as plantas medicinais que podem ser usadas por quem quer engravidar.

Chás para o período fértil

Chá de Dente-de-Leão

O chá de dente de leão estimula a circulação sanguínea. Por isso, ele é indicado a mulheres que desejam engravidar mas estão com dificuldades. Com a melhor irrigação do baixo ventre, a ovulação é favorecida pela presença de mais sangue. Além disso, o chá ajuda a tornar o endométrio, que é a camada interna do útero, mais espessa, contribuindo para a fixação do óvulo fecundado.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de raiz de dente-de-leão
  • 1 litro de água

Modo de preparo: Ferva a água com a raiz durante cerca de 5 minutos. Depois, desligue o fogo e deixe em repouso por 10 minutos. Após isto, coe e beba o chá.

Chá de Inhame

Dentre os chás para emagrecer, o chá de inhame é um dos mais conhecidos. De acordo com a medicina popular, o chá feito com inhames estimula a produção do hormônio feminino estrogênio. Além disso, ele aumenta a libido e ajuda na formação dos folículos que protegem os óvulos.

Ingredientes:

  • 5 inhames inteiros
  • 1 litro de água.

Modo de preparo: Leve os dois ingredientes ao fogo em uma panela e mantenha o cozimento por 5 minutos após levantar fervura. Depois, espere amornar, coe e tome durante o dia.

Chás para engravidar

Receitas de chá para engravidar

Chá de Urtiga

A urtiga ajuda a combater a inflamações. Por isso, o chá feito com a planta é indicado para quem tem problemas para engravidar. Como as inflamações no aparelho reprodutivo explicam alguns casos de infertilidade, o consumo da infusão pode ajudar na fixação do embrião o útero, facilitando o processo de gestação.

Ingredientes:

  •  4 gramas de folhas secas de urtiga
  • 1 xícara de água

Modo de preparo: Ferva a água e, depois, coloque as folhas secas de urtiga por 10 minutos. Após isto, coe a mistura e beba o chá aproximadamente três vezes ao dia.

Chá de Salsaparrilha

O chá de salsaparrilha é considerado como afrodisíaco. Ele também ajuda a regular a produção de hormônio femininos, contribuindo para a constância do ciclo menstrual. Assim, caso a mulher não consiga engravidar por causa de desarranjos hormonais, o chá pode ser bastante eficiente. Outra vantagem da infusão de salsaparrilha é que ela também pode ser consumida por homens para aumentar a libido e a produção de espermatozoides.

Ingredientes:

  • 1 xícara de água
  • 2 colheres de sopa de raiz de de salsaparrilha seca

Modo de preparo: Ferva a água e adicione a salsaparrilha seca por cerca de 10 minutos. Depois, coe a mistura e beba o chá durante o período fértil.

Chá de Vitex

Outra ótima opção para favorecer a gravidez é o chá de vitex. O corpo lúteo é um glândula que se forma temporariamente no sistema reprodutivo feminino. Ele libera hormônios para a manutenção do endométrio durante a gestação. Acredita-se que o vitex fortaleça o corpo lúteo, ajudando, assim, na produção hormonal pós-ovulação.

Ingredientes:

  • 3 colheres de Vitex
  • 1 litro de água

Modo de preparo: Para preparar este chá, pode-se ferver o a erva juntamente com a água. Depois, coe o chá e tome-o morno, durante os dias do período fértil.

Chá de Unha de Gato e Uxi Amarelo

A combinação do uxi amarelo com a unha de gato é excelente para melhorar a fertilidade. O uxi amarelo é indicado para tratar miomas e a síndrome do útero policístico, problemas que interferem diretamente na fertilidade da mulher. A unha de gato, por sua vez, tem função anti-inflamatória e antibiótica. Em uma reportagem do globo repórter, o médico Afrânio Melo Lins afirmou que 90% de suas pacientes que fizeram o uso do chá de uxi amarelo com unha de gato obtiveram melhoras.

Ingredientes:

  • 1 colher de unha de gato
  • 1 colher de uxi amarelo
  • 1 litro de água

Modo de preparo: Ferva as ervas juntamento com a água, por cerca de 5 minutos. Depois, deixe o chá esfriar e o coe.

 

Receitas e Naturais em seu email