Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

5 Chás para Tratamento de Depressão

A depressão é considerada um distúrbio afetivo que pode ter como sintomas que incluem: Tristeza exacerbada, Falta de ânimo, Alteração na rotina de apetite, Incapacidade de sentir prazer e Alterações repentinas de humor.

Em cada caso, se manifesta de forma distinta e é considerada uma das doenças mais comuns do Século XXI. A depressão pode se manifestar de forma leve, moderada ou aguda, tendo cada um desse níveis um tratamento adequado e específico.

Se o paciente apresenta alguns desses sintomas é importante a busca por acompanhamento e auxílio psicológico, para que o diagnóstico e tratamento adequados sejam feitos. O tratamento psicológico e psiquiátrico são fundamentais para que o quadro de depressão amenize.

O tratamento psiquiátrico conta com o uso de medicamentos que auxiliam no equilíbrio químico do organismo. Além dos medicamentos tradicionais, alguns chás podem ser eficientes para ajudar no tratamento de pacientes com depressão, em especial pacientes com depressão leve ou moderada.

Veja aqui uma lista com 5 chás excepcionais para auxiliar no tratamento da depressão. Boa leitura!

Chá de Erva de São João

Chá de Erva de São João

Chá de Erva de São João

A Erva de São João é indicada para o tratamento de depressão leve ou moderada, uma vez que uma de suas substâncias, a hipericina, funciona como um antidepressivo natural, devido a seus sistemas noradrenérgicos, dopaminérgicos e serotoninérgicos.

A Erva de São João inibe a receptação de dopamina, serotonina e noradrenalina, ligadas aos casos de depressão e ansiedade.

Em alguns casos, é possível que a Erva de São João venha a desencadear psicoses com alucinação, por isso não é indicado seu uso para pacientes em casos de depressão grave ou outros distúrbios psíquicos.

Para fazer o Chá de Erva de São João basta ferver uma xícara de chá de água e deixar uma colher de sobremesa das folhas da erva em infusão por alguns minutos. Depois é só coar e servir.

Chá de Salgueiro Branco

Chá de Salgueiro Branco

Chá de Salgueiro Branco

Além de ser uma opção interessante para complementar o tratamento da depressão, o Salgueiro Branco auxilia em:

  • Dores de cabeça
  • Redução da temperatura corporal
  • Controle de calafrios

Essa erva é analgésica, antirreumática, anti-inflamatória e antiagregante.

Para preparar esse chá basta utilizar uma colher de sobremesa das flores secas do salgueiro branco para cada xícara de chá de água que se quer consumir.

Chá de Alecrim

Chá de Alecrim

Chá de Alecrim

O Chá de Alecrim pode ser muito eficaz no tratamento da depressão, uma vez que atua na melhora do sistema nervoso. Além disso, é um potente desintoxicante e ajuda na circulação do sangue.

O Chá de Alecrim pode ser ingerido até três vezes por dia e o ideal é o uso de uma colher de sobremesa de alecrim em uma xícara de água fervente. Após tampar e aguardar uns minutos para que a infusão seja eficiente, basta coar e ingerir.

Chá de Jasmim

Chá de Jasmim

Chá de Jasmim

A Jasmim é considerada aliada no combate à insônia, ansiedade e estresse, por conta de seus efeitos calmante e sedativo. As folhas de Jasmim são também:

  • Analgésicas
  • Antibacterianas
  • Anti-inflamatórias

Além disso, o chá com as folhas de Jasmim ajudam no processo digestivo.

O Chá de Jasmim pode ser ingerido puro, com o uso de uma colher de sobremesa da erva infusa em uma xícara de chá de água; ou as pétalas de jasmim podem ser adicionadas à outros chás, como o chá preto, chá branco ou chá vermelho.

Chá de Camomila

Chá de Camomila

Chá de Camomila

A Camomila é rica em glicenia e por isso é uma erva muito benéfica para os casos de ansiedade, estresse e insônia.

É recomendável que os pacientes que tomam medicamentos para depressão entrem em contato com seu médico antes de fazer uso do Chá de Camomila, uma vez que podem haver interações entre as substâncias.

Para o Chá de Camomila basta deixar a erva em infusão na água fervente por pelo menos três minutos. Depois, é só coar e o chá está pronto para o consumo.

O que achou dessas dicas? Deixe um comentário com a sua opinião e divulgue entre seus amigos e familiares que tem diagnóstico de depressão.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email