Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

4 melhores chás para tratar Ansiedade

A correria e as cobranças cada vez maiores da atualidade são dois elementos fundamentais no recente aumento significativo de casos de ansiedade, depressão, fobias e outros problemas psicológicos e emocionais. A OMS relatou, em 2017, que o número de pessoas com algum transtorno de ansiedade subiu mais de 300%, quando comparado a quantidade de casos de apenas dois anos antes.

A ansiedade não é, necessariamente, um problema. Ao contrário, ela foi fundamental para a evolução humana. Foi a ansiedade que manteve o ser humano longe de alguns riscos que poderiam ter levado nossa espécie à extinção.

Nesse sentido, sentir-se ansioso é absolutamente normal e, inclusive, é esperado em algumas situações. Quem nunca se sentiu ansioso antes de uma entrevista de seleção? Ou durante aquela prova que valia sua entrada na universidade tão sonhada? Alguns psicólogos chegam a afirmar que é a ansiedade que nos move.

Entretanto, em grande escala, a ansiedade pode tornar-se um problema. Os transtornos de ansiedade são distúrbios mentais caracterizados por sentimentos de preocupação ou ansiedade tão intensos a ponto de interferir na rotina e na vida dos pacientes.

O tratamento dessas doenças costuma incluir terapia psicológica, acompanhamento psiquiátrico regular e uso de medicamentos. Entretanto, recentemente descobriu-se que algumas plantas populares possuem propriedades medicinais com potencial para auxiliar no tratamento de problemas de ansiedade, desde casos brandos até problemas mais complexos.

Veja as quatro melhores alternativas naturais para tratar a ansiedade. Boa leitura!

Chá de Camomila

Tratamento de ansiedade com camomila

Tratamento de ansiedade com camomila

Não é a toa que a camomila está no topo dessa lista. Sendo mundialmente conhecida como a “planta que acalma”, alguns compostos da camomila atingem os mesmos receptores cerebrais que algumas das mais famosas drogas calmantes do mercado, como o Valium, o Diazepam ou o Lorazepam.

Sem os malefícios secundários do consumo desses medicamentos, a camomila está entre as alternativas mais interessantes para reduzir os níveis de estresse e ansiedade.

Estudo conduzido pela University of Pennsylvania Medical Center (Filadélfia) e publicados em 2009 demonstram os efeitos científicos dessa planta. De acordo com os pesquisadores, os pacientes com Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) que consumiram suplementos de camomila por oito meses consecutivos tiveram uma redução significativa nos sintomas de ansiedade, quando comparados ao grupo que fez uso de suplementos de placebo.

Duas xícaras de chá de camomila ao dia são suficientes para perceber seus efeitos no organismo.

Chá verde

Tratamento de ansiedade com chá verde

Tratamento de ansiedade com chá verde

De acordo com o American Botanical Council, o grande segredo do chá verde no combate da ansiedade é sua composição contar com boas proporções de L-teanina. Algumas comunidades acreditam que esse aminoácido é o principal responsável pela habilidade dos monges budistas japoneses meditarem por horas a fio relaxados e, ao mesmo tempo, em alerta.

Possuindo L-teanina em quantidade significativa, o chá verde é considerado uma das alternativas naturais mais interessantes para aqueles que desejam diminuir seu nível ansiogênico. Algumas pesquisas produzidas na última década demonstram que o consumo regular do chá verde é capaz de reduzir a frequência cardíaca acelerada e a pressão sanguínea elevada. Sendo assim, essa bebida é altamente recomendada para aqueles que sofrem com ansiedade.

Estudos demonstram que é necessário consumir ao menos 5 xícaras de chá verde para que seus efeitos sejam percebidos. É importante atentar-se também que não é recomendado beber mais que 15 xícaras de chá verde no intervalo de um dia.

Chá com flor da paixão, do maracujá

Tratamento de ansiedade com chá de flor da paixão

Tratamento de ansiedade com chá de flor da paixão

A flor da paixão, encontrada no maracujá, considerada uma das ervas com maior potencial sedativo de que dispomos na natureza. Diversos estudos já demonstraram que a flor da paixão é capaz de reduzir os sintomas da ansiedade tão efetivamente quanto alguns medicamentos e, inclusive, mais efetivamente que algumas das drogas disponíveis pela indústria farmacológica.

Devido a seus efeitos calmantes, a flor da paixão é comumente utilizada para combater problemas de insônia, além da ansiedade. Assim como outros sedativos, é comum que seu consumo gere sonolência. Nesse sentido, é importante evitar seu consumo associado a outras ervas sedativas, tais como:

  • Valeriana
  • Lúpulo
  • Erva-cidreira

Pequenas quantidades do chá de flor da paixão são suficientes para que seus efeitos no combate à ansiedade sejam percebidos.

Evite beber o chá por mais que 30 dias consecutivos.

Manjericão

Tratamento de ansiedade com chá de manjericão

Tratamento de ansiedade com chá de manjericão

O manjericão é amplamente conhecido por seus usos na gastronomia, em especial por sua função de trazer aroma e sabor aos mais diversos pratos. Sem nenhuma dúvida, essa erva é considerada uma das mais aromáticas de que dispomos facilmente na natureza.

Outra função bastante conhecida do manjericão está associada as suas propriedades digestivas. O chá de manjericão é tradição entre os membros de algumas famílias, principalmente após as refeições. Possibilitando o relaxamento do sistema nervoso e otimizando a qualidade do descanso, o chá de manjericão é amplamente utilizado para alívio do que se conhece popularmente como problemas associados aos “nervos do estômago”.

O que nem todos sabem, entretanto, é que os benefícios do manjericão não terminam por aí. As propriedades tranquilizantes dessa erva são as responsáveis pelo grande benefício de seu chá entre aqueles que desejam combater a ansiedade.

O consumo do chá de manjericão é indicado para aquelas pessoas que desejam reduzir os sintomas da ansiedade sem precisar se submeter a medicamentos industrializados e comercializados pelas farmácias.

O que achou do conteúdo? Deixe um comentário e compartilhe sua opinião.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email