Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chás para Tensão Pré Menstrual – TPM

A tensão pré menstrual, conhecida como TPM, é um mal que afeta a vida de muitas mulheres. Alguns dias antes de menstruar, são comuns sintomas como inchaço, dor de cabeça, irritação, cólica e dor nos seios. Para evitar os sintomas é importante manter uma alimentação balanceada e exercitar o corpo. Porém, pode-se utilizar alguns chás que ajudam a amenizar os indícios de TPM.

O chá de funcho (Foeniculum vulgaris), por exemplo, ajuda a combater os problemas trazidos pela TPM, principalmente por causa de seu óleo essencial. Ele é rico em anatol, uma substância que atua como antiespasmódico, evitando as cólicas. A substância também estimula os receptores de estrogênio, amenizando os sintomas da variação hormonal, típica desse período. Veja como preparar o chá com as sementes do funcho. Lembramos que a erva, também conhecida como semente de erva doce, pode ser facilmente encontrada em lojas especializadas. Além deste, iremos mostrar algumas outras receitas. Confira.

Receita

Chá de Funcho

Ingredientes:

  • 1colher (sopa) de semente seca do funcho
  • 1 litro de água

Modo de Preparo: Despeje a água fervente sobre a erva e deixe em infusão por cerca de 10 minutos. Tome de 3 a 4 xícaras do chá ao longo do dia, assim que começar a sentir os sintomas da TPM ou alguns dias antes da chegada da menstruação.

A bebida não é recomendada para mulheres grávidas, principalmente em excesso.

Saiba quais os chás que podem ser benéficos durante a TPM

O chá de cravo e canela, adicionando algumas ervas, pode ser muito benéfico para quem se encontra na TPM

Chá de Cascas de Tangerina e Limão

Ingredientes: 

  • Casca de duas tangerinas
  • Casca de dois limões
  • Anis-estrelado

 

  • 1 litro de água

Modo de preparo: Ferva por 2 minutos a água com as cascas secas e o anis. Depois, coe e deixe esfriar. Tome sempre que sentir dor de cabeça, dor nas pernas e cólicas.

Chá de Artemísia, Cravo, Canela e Alfavaca

Ingredientes:

  • 100 g de artemísia
  • 1 colher de sopa de cravo
  • 2 paus de canela
  • 100 g de alfavaca
  • 1 litro de água

Modo de preparo: Ferva todos os ingredientes junto com a água, por cerca de 5 minutos. Depois, deixe a mistura esfriar e coe. Tome sempre que sentir fraqueza, baixa imunidade e quando o ciclo menstrual estiver irregular.

Benefícios e outros tratamentos

A TPM é um conjunto de sintomas que pode ou não acometer as mulheres. Este período pode começar antes da menstruação se iniciar e perdurar até o final dela. Se caracteriza por dor de cabeça, seios sensíveis, cólicas, irritabilidade, dores de barriga constantes, dor nas pernas, etc. As mulheres podem apresentar apenas um dos sintomas da TPM, ou mesmo todos eles. Isso depende do organismo da pessoa, cotidiano, etc.

Não existe um medicamente para tratar a TPM, mas sim os seus sintomas. Porém, como as mulheres que passam pela TPM têm este incômodo todos os meses, é preferível que utilize-se métodos mais naturais e menos prejudiciais a saúde, evitando o consumo constante de medicamentos. Assim, os chás são muito recomendados.

Um dos ingredientes mais utilizados nos chás para TPM é a canela, pois ela estimula que a menstruação desça mais rapidamente e assim, encerra todo este período desconfortável. Porém, deve-se ter cuidado pois o consumo excessivo de canela pode causar cólicas ou ciclo menstrual mais intenso. O recomendado é utilizar ervas calmantes, analgésicas e que estimulem o útero.

Ademais, além dos chás, é importante ter hábitos saudáveis. Sempre tome muita água, na TPM e durante todo o período menstrual. Pode optar por outros líquidos também, além dos chás, como a água de coco e sucos. Mantenha uma alimentação leve, pois durante a TPM muitas pessoas podem ter dores de barriga intensas. Consuma alimentos com muitas fibras, água e com menos gordura. Alimentos muito gordurosos podem aumentar a irritabilidade e dores de cabeça.

Os exercícios podem ajudar a diminuir as cólicas. Alguns recomendados são a natação, ginásticas, corrida e lutas. Pratique com regularidade para que o sangue possua um bom fluxo.

Receitas e Naturais em seu email