Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá para Rinite Alérgica

Basta entrar em um ambiente empoeirado ou abrir um livro mais antigo para começar a espirrar. Esse é um dos principais sintomas da rinite alérgica, que também pode vir acompanhada de coriza, dificuldade para respirar e coceira no nariz ou na boca. Quando a pessoa alérgica entre em contato com poeira, fumaça, mofo ou cheiros fortes, as vias respiratórias reagem, produzindo uma grande quantidade de muco. Por isso ocorrem os espirros e outros sintomas da rinite alérgica.

Algumas receitas naturais podem amenizar os sintomas da rinite alérgica, como é o caso da inalação de hortelã e o chá de folhas de eucalipto, que já ensinamos no Receita Natural. A infusão de urtiga, que mostraremos a seguir, também pode ser utilizada no tratamento da rinite.

Receita

Ingredientes:

  • 2 colheres (café) de folhas de urtiga
  • 200 ml de água

Modo de Preparo: Ferva a água, e depois junte as folhas de urtiga. Deixe em infusão por 10 minutos, para extrair as substâncias ativas da erva. Tome de 3 a 4 xícara do chá por dia, até desaparecerem os sintomas da reação alérgica.

Tratamento da Rinite Alérgica

A rinite alérgica acomete muitas pessoas, e pode acontecer sazonalmente ou então o ano todo. Ela é, na verdade, uma reação dos nossos corpos aos corpos estranhos do ambiente e também ao ar seco. O ar contém muitas partículas, que são chamadas de alérgenos. Então, quando estes alérgenos afetam os indivíduos de forma exacerbada, a pessoa se classifica como alérgica.

Os sintomas mais comuns de quem possui rinite alérgica são nariz entupido, coriza, coceira no nariz e boca, dor de cabeça ou mesmo olhos vermelhos. Como o nariz é o órgão responsável por filtrar e umidificar o ar, as pessoas alérgicas possuem reações que afetam este órgão. Apesar da rinite poder se manifestar aleatoriamente, também pode ser ocasionada devido à predisposição genética. Quando ambos os pais possuem rinite, a chance de um indivíduo também ter esta alergia é de 50%.

Existem muitos alérgenos no ambiente, e por isso os indivíduos com rinite podem se encontrar nesta condição durante todo o ano. São alérgenos poeira, pelo de animais, pelo de roupas e edredons, fungos e ácaros. Ou seja, locais mais fechados, sujos ou mesmo com muitos animais, são passíveis de ocasionar as rinites alérgicas. Ademais, pessoas que possuam outras alergias, como asma e conjuntivite alérgica, também são mais propensas a possuírem a rinite alérgica.

Para detectar se o indivíduo realmente possui rinite alérgica, ou na verdade se a condição de trata de outra coisa, basta que ele consulte um médico imunologista, alergista, otorrinolaringologista ou clínico geral. Serão feitos exames para detecção  alergias, e assim será definido o melhor curso de tratamento. Podem ser utilizados medicamentos ou tratamentos fitoterápicos.

A infusão que mencionamos acima, de urtiga, é muito benéfica para tratamento  da rinite alérgica. A urtiga é uma planta que inibe os efeitos da histamina no nosso corpo, uma substância que promove a reação inflamatória nos casos de alergia. Por isso, caso o chá  seja  tomado durante o dia, e constantemente, ele evita que os sintomas na rinite alérgica se manifestem.

Porém, além do chá de urtiga, outros tratamentos e também hábitos podem ser utilizados para evitar e tratar a rinite. Primeiro, é importante que quem tenha rinite alérgica evite manter bichos de pelúcia, carpete e animais de estimação em casa. Ademais, recomenda-se que, na hora da limpeza, seja utilizado panos molhados para varrer a casa e não levantar poeira.

Pode-se utilizar chás de eucalipto, orégano, amora, camomila, suco de manga com laranja, etc. Deve-se dar preferência às ervas, frutas e substâncias que sejam anti-inflamatórias, anti-histamínicos e antissépticos. O principal objetivo é que os tratamentos caseiros limpem as vias aéreas. Algo que pode ser utilizado para este propósito é o óleo de eucalipto.

Receitas e Naturais em seu email