Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Borragem para Osteoporose

A osteoporose é uma doença mais comum entre as mulheres. Estima-se que uma em cada três mulheres sofra com os sintomas da osteoporose, enquanto nos homens, esta proporção é de um para oito. Esta doença se caracteriza por ser uma perda acelerada de perda de massa óssea. Nas mulheres, a osteoporose se agrava pela falta de estrogênio, que tornam os ossos muito porosos.

Comumente a osteoporose é tratada com remédios, para fortalecer os ossos e evitar fraturas. Porém, muitas vezes as pessoas não desejam tomar drogas, e por isso optam por tratamentos mais naturais. Algumas plantas produzem chás que são benéficos para o tratamento de osteoporose, mas estes tratamentos fitoterápicos devem ser acompanhados por um médico. A Borago officinalis, chamada também de Borragem, é uma planta que possui Ômega 6 e Ômega 9, além de cálcio e vitamina D, sendo extremamente benéfica no tratamento de osteoporose.

Receita de Chá de Borragem

Ingredientes:

  • Uma colher de sopa de folhas de borragem secas
  • Um litro de água

Modo de Preparo: Leve para ferver a água e a borragem. Então desligue o fogo e deixe abafado por cerca de cinco minutos com a vasilha tampada. Então, coe e guarde o chá em um recipiente de vidro. Beba do chá de borragem duas vezes ao dia.

A borragem é benéfica para o tratamento do osteoporose.

A borragem possui GLA, uma ácido graxo que mantém a saúde dos ossos.

Benefícios da Borragem

Como mencionado, a osteoporose é uma doença que ocasiona o enfraquecimento dos osso, por meio da perda de massa óssea. Assim, os ossos ficam porosos, finos e suscetíveis a fraturas. Esta é uma doença muito silenciosa, que comumente não apresenta sintomas graves antes de acontecer a primeira fratura ou trincamento do osso.

Esta é uma doença mais comum nas mulheres, devido à grande influência que o estrogênio exerce nos ossos. Este hormônio feminino mantêm o equilíbrio entre a perda e ganho da massa óssea, e uma vez que as mulheres possuem este hormônio em maior quantidade, sua falta na menopausa pode causar maior perda de massa óssea. Apesar dos homens também possuírem estrogênio, é em uma quantidade menor, e que não decresce, já que eles não experienciam a menopausa.

Assim, como a falta de estrogênio, os ossos passam a sofrer carência de cálcio, se tornando mais finos, fracos e menos densos. Os locais mais afetados são a coluna, formada pelas vértebras, a bacia, cujo o osso se chama fêmur, o punho, contendo o rádio e o braço, cujo o osso é o úmero.

Estima-se que cerca de duzentas mil pessoas faleçam todos os anos no Brasil, decorrente de fraturas agravadas e causadas pela osteoporose. A fratura mais perigosa que pode ocorrer é a do colo do fêmur, e 25% das pessoas atingidas por ela morrem em até seis meses.

A osteoporose é diagnosticada por meio do exame chamado de Densitometria Óssea. Este exame mede a densidade óssea, e determina se ela está nos níveis adequados. Como dito, a osteoporose possui maior risco de desenvolvimento nas mulheres, mas também em pessoas brancas, magras, de baixa estatura e que tiveram menopausa precoce. Além disso, pessoas que possuem um histórico de fraturas na família, doenças graves, ou que utilizam remédios fortes, como corticoide, por muito tempo, são mais propensas.

A Borragem é uma das plantas que pode incrementar o tratamento da osteoporose, por meio de chás ou óleos. A Borago officinalis é natural da Ásia e sul da Europa, mas que logo foi difundida em outras regiões. Ela pode ser chamada de borrage, borraxa, borracha, borracha-chimarrona e foligem.

Esta planta possui propriedades anti-inflamatórias, adstringentes, diuréticas, regeneradoras, desintoxicantes, dentre outras. Pode ser utilizada para tratar gripe, bronquite, herpes, sarampo, problemas urinários, cardíacos, etc. Além disso tudo, seus nutrientes, como vitamina D, cálcio, ferro, Ômega 6 e Ômega 9 contribuem para o tratamento da osteoporose. Também possui o ácido gama-linolênico (GLA), que é imprescindível para manter a boa função cerebral e saúde dos ossos.

Pode-se fazer o chá, como ensinado acima, mas também extrair o óleo das sementes. O chá não é indicado para lactantes e gestantes, e deve ser recomendado por um homem. O tratamento medicamental para osteoporose não deve ser abandonado em detrimento do chá.

Receitas e Naturais em seu email