Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Avenca para Hiperplasia de Próstata

Homens maduros, normalmente após os 40 anos, podem sofrer de ardência ao urinar. Isso acontece por causa de alguns nódulos comprimem o canal da uretra, interferindo na micção. A isso se dá vários nomes, normalmente hiperplasia benigna da próstata (HBP),  hiperplasia prostática benigna (HPB) ou mesmo hiperplasia nodular da próstata.

A avenca, uma planta da família Filicópsidas, pode ser utilizada para tratar a hiperplasia da próstata, devido às suas propriedades anti-inflamatórias e diurética, dentre outras. Por isto, o chá de avenca é indicado para o tratamento de doenças que acometem o trato urinário, como a hiperplasia. Abaixo, confira a receita.

Receita

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de folhas de avencas secas
  • 1 xícara de chá de água

Modo de Preparo: Ferva a água e, coloque as folhas de avenca. Após isso, deixe a abafado por 10 minutos. Tome meia xícara do chá pela manhã, e o restante a noite.

Saiba quais são os benefícios da avenca

A avenca é uma planta com diversas propriedades medicinais que podem beneficiar o tratamento da hiperplasia de próstata.

Benefícios

A Hiperplasia da Próstata, CID-10 N40 vai piorando com a idade e aos 80 anos, cerca de 90% dos homens sofrerão com a doença. Os sintomas são dificuldade em urinar, parada involuntária da micção. Ainda, a urina não sai com tanta força e o paciente fica sensação de que não fez toda a urina que precisava.

Quando o problema, além de obstruir, causa problemas de armazenamento, pode gerar incontinência urinária, dores na bexiga e principalmente vontade de fazer xixi a toda hora, principalmente a noite.

O tratamento será indicado por um médico urologista, após o exame de toque, e exames de urina, para ver se há hematuria macroscópica e PSA, para excluir a possibilidade de câncer.

Não confunda a hiperplasia com o câncer de próstata, que é uma lesão maligna. Mas, a maioria dos pacientes não precisam de nenhum tratamento mais invasivo e o médico vai determinar o tratamento de acordo com os sintomas e queixas de cada paciente.

Os pacientes com poucos sintomas ficarão apenas em observação, tendo que fazer check up de tempos em tempos. Já os pacientes com sintomas moderados possivelmente serão tratados com remédio. A medicação poderá ser para relaxar a próstata, com os alfa-bloqueadores, ou remédios que impeçam o desenvolvimento da próstata, com o conhecido finasterida. A finasterida é conhecida por ser usada como remédio para calvície.

Os casos mais graves, possivelmente serão tratados com cirurgia. O tipo de cirurgia também será indicado pelo médico, poderá ser mesmo com corte, uma incisão no abdome, poderá ser com laser. Vale ressaltar que nos casos de HPB parte da próstata ainda fica e é importante acompanhamento mesmo depois da retirada.

Para os casos de sintomatologia leve, o chá de avenca pode ser uma opção. Esta planta possui muitas propriedades medicinais, sendo anti-inflamatória, diurética, adstringente, depurativa, laxante, sudorífera, expectorante, antibacteriana, antioxidante e estimulante. Assim, além da hiperplasia benigna da próstata, o chá de avenca também é útil para problemas respiratórios como asma, bronquite, tosse e gripe.

Devido ao estímulo diurético, a avenca proporciona que os pacientes com hiperplasia de próstata possam urinar mais, limpando os rins, a uretra e até mesmo eliminando os nódulos, caso possível.

A espécie de avenca indicada a este chá é a de nome Adiantum Cuneatum. E, para que o chá possua todas as suas propriedades e possa realizar uma ação benéfica, não utilize avenca vendida em floriculturas, procure uma casa especializada em que a erva foi tratada e seca.

Também, curiosamente, é comum o diagnóstico de Hiperplasia da Próstata em cães. No caso do diagnóstico, converse com o veterinário sobre as possibilidades de tratamento natural para cachorros. A hiperplasia da próstata canina se assemelha à humana. E, desta forma, os animais também podem se beneficiar do uso do chá de avenca.

É importante mencionar que o uso constante e sem moderação da avenca não é recomendado, pois a utilização excessiva desta planta pode ocasionar infertilidade. Ademais, a avenca também é uma planta abortiva, e por isso deve ser completamente evitada pelas gestantes. Logo, esta planta deve ser consumida apenas em tratamentos curtos.

Receitas e Naturais em seu email