Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chás para febre

A febre é caracterizada como um aumento temporário da temperatura corporal. De modo geral, essa elevação da temperatura está associada com problemas de saúde.

O que muitos não sabem é que a febre é um mecanismo de defesa do organismo e, por isso, ela é muito importante. Quando o hipotálamo – região cerebral – percebe que há algum agressor no organismo – normalmente vírus ou bactéria – a temperatura corporal é elevada. Isso ocorre para que o tempo de resposta das células do corpo seja menor e, com isso, os invasores sejam destruídos.

De modo geral, a temperatura considerada normal é 37º C. Entretanto, há uma variação normal ao longo do dia e entre as pessoas. A medicina determina que temperaturas entre 36,6º C e 37,8º C são normais.

As principais causas da febre costumam ser:

  • Vírus
  • Infecção bacteriana
  • Insolação
  • Queimadura de sol
  • Inflamações
  • Tumor maligno
  • Alguns medicamentos e drogas, como antibióticos
  • Reação adversa a algumas vacinas
  • Desidratação

Veja neste artigo os três melhores chás para tratar a febre de forma natural. Encontre também as suas receitas e outras dicas para combater a febre caseiramente. Boa leitura!

Chás para Febre

Chás para Febre

Chás para Febre

Chá de Macela

A macela é uma ótima opção para aqueles que buscam chás para febre. Isso porque ela é um remédio caseiro com ações que induzem a transpiração e auxiliam na regulação da temperatura do corpo.

Veja como fazer o chá de macela para febre em casa.

Ingredientes

  • 3 colheres (sopa) de macela
  • 500 ml de água

Modo de preparo: Ferva a água e adicione as folhas de macela. Tampe a panela e deixe a infusão agir por cerca de 20 minutos. Coe o chá antes de bebê-lo.

Contraindicação: Gestantes não devem consumir o chá de macela para febre.

Chá de Manjericão

Assim como no caso da macela, o chá de manjericão também é ótimo para combater a febre porque propicia a transpiração. Com o corpo transpirando, a temperatura tende a baixar.

Veja como preparar o chá de manjericão para febre em casa.

Ingredientes

  • 20 folhas frescas de manjericão ou 1 colher (sopa) de folhas secas
  • 1 xícara de água

Modo de preparo: Misture a água e as folhas de manjericão em uma panela e leve-a ao fogo (fogo baixo, preferencialmente). Deixe a infusão ferver por cerca de 5 minutos com a tampa da panela fechada. Coe o chá antes de consumir.

Posologia: Beba entre 4 e 5 xícaras deste chá para febre ao longo do dia

Contraindicação: Gestantes não devem consumir o chá para febre de manjericão.

Chá de Salgueiro-branco

O chá para febre de salgueiro-branco é uma alternativa excepcionalmente interessante porque o mesmo possui ação anti-inflamatória, febrífuga e analgésica. Com isso, além de reduzir a temperatura corporal, o chá para febre com salgueiro-branco ainda trata outros sintomas comuns à inflamações.

Veja como preparar em casa um chá para febre com salgueiro-branco.

Ingredientes

  • 3 gramas de casca de salgueiro-branco
  • 1 xícara de água

Modo de preparo: Coloque a casca do salgueiro-branco e a água em uma panela e leve-a ao fogo. Deixe a mistura ferver por cerca de 10 minutos. Coe o chá para febre com salgueiro-branco antes de beber.

Outras dicas para combater a febre de forma caseira

Tratamento natural para febre

Tratamento natural para febre

Além dos chás, há outras opções que podem ser utilizadas em paralelo no tratamento natural da febre.

Veja aqui as duas opções mais simples e mais efetivas:

  • Suco de laranja ou limonada: Esses sucos reduzem a temperatura corporal muito rapidamente e fortalecem o sistema imunológico, o que auxilia no combate do corpo contra os invasores
  • Faça uso de toalhas úmidas na teste a nos pulsos: Umedeça uma toalha com água fria e a descanse na sua testa e nos pulsos. Assim que a temperatura da toalha se elevar, molhe-a novamente e repita o procedimento. Além de causar alívio, esse processo está entre os mais eficazes para reduzir a temperatura corporal (e não possui nenhuma contraindicação!)

O que achou destas dicas? Compartilhe com os seus amigos, familiares e colegas que possam estar sofrendo com febre. Ajude a divulgar essas super dicas caseiras.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email