Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá para Dormir Bem

Uma boa noite de sono é essencial para a saúde. Porém, é comum que algumas situações estressantes causem a insônia. Quando o problema ocorre com frequência, então é necessário procurar um médico. Mas a falta de sono leve, que pode ocorrer com qualquer pessoa, é facilmente resolvida com algumas ervas medicinais.

A valeriana, por exemplo, possui ação comprovada no combate à ansiedade e, consequentemente, à perda de sono. A combinação de hortelã, erva doce, camomila e capim limão, cujo o chá ensinamos a seguir, também é ótima para quem quer dormir bem a noite toda.

Chá de Ervas

Ingredientes:

  • 1 colher (chá) de hortelã picada
  • 1 colher (chá) de erva doce
  • 1 colher (chá) de camomila
  • 1 colher (chá) capim limão
  • 1 litro de água

Modo de Preparo: Ferva a água previamente. Coloque as ervas em um recipiente de vidro e coloque a água neste. Mantenha o recipiente abafado por cerca de 10 minutos, com um pano. Tome 1 xícara do chá cerca de 1 hora antes de se deitar. Se você sofre com a ansiedade, tome o chá também ao longo do dia para combater o nervosismo.

Benefícios e Propriedades das Ervas

Chá de Ervas

Conheça as ervas que, combinadas, irão lhe proporcionar um bom sono.

A falta de sono é um mal que acomete muitas pessoas, e que pode derivar de diversas causas. Estresse, resfriados, cólica menstrual, dentre outros motivos, podem ocasionar a insônia. Quaisquer incômodos que nos acomete pode tirar nosso sono, seja temporariamente ou não. Para evitar tais situações e também trata-las, os chás são uma boa opção. Existem diversas combinações de ervas, mas a acima é uma das mais utilizadas popularmente para este fim.

A hortelã, Mentha spicata, é uma planta originária da Ásia, mas que se popularizou em todo o mundo devido às suas propriedades aromáticas e também medicinais. O hortelã é comumente conhecido como um estimulante, mas ele possui diversas outros fins.

Esta planta possui antioxidantes poderosos, vitaminas A, B6, C, E, K. É uma planta muito utilizada para tratar problemas digestivos, respiratórios, irritações da pele, dores, náuseas, etc. Então, além de tratar os problemas que possam estar causando a falta de sono, a hortelã também estimula a circulação de sangue e tem efeitos calmantes caso utilizada de forma aromática.

A hortelã não é indicada para grávidas, mulheres que estão amamentando, indivíduos com obstrução nos ductos biliares, anemia, crianças com menos de dois anos e pessoas alérgicas. Se em algum destes casos, troque o hortelã por outra erva.

Outra erva presente no chá, a Erva-doce, Pimpinella anisum, é uma planta também chamada de anis. Ela é carminativa, antiespasmódica, anti-inflamatória, antimicrobiana, expectorante, diurética, emenagoga, etc. É rica em vitamina C, ferro, manganês, ácido fólico e fibras.

A Erva-doce, além de calmante, é aliviante. Por isso é muito utilizada em bebês para tratar cólicas intestinais. Além de expelir os gases, ela estimula o intestino e estômago. Também, a Erva-doce estimula a diurese, de modo que reduz o risco de infecções urinárias e reduz os inchaços.

No período menstrual e antes, a Erva-doce diminui as dores nas mamas, cólicas menstruais, regula o ciclo menstrual e diminui o fluxo. Ademais, a erva tem propriedades anti-inflamatórias e anti-microbianas.

Outra erva presente no chá é a Camomila. A Chamomilla recutita é uma planta muito comum e popular para o fim calmante. Porém, ela possui diversas propriedades medicinais e aromáticas. É usada no tratamento de rinite, inflamações, espasmos, distúrbios menstruais, insônia, úlceras, lesões, reumatismo, hemorroidas, dentre outros problemas.

A Camomila é visualmente reconhecível facilmente. Ela possui flores pequenas e brancas, e cresce até 50 cm. A planta sobrevive bem em climas temperados, originada no sul e leste da Europa, norte da África e oeste da Ásia.

A Camomila, se utilizada sozinha no chá ou até mesmo em óleos essenciais, tem como principal ação a redução da ansiedade. Muitas pessoas usam também os óleos da Camomila em colares, de modo que o indivíduo sente a aromatização da planta todos os dias.

Cymbopogon citratus também é chamada de Capim-limão, Capim-santo, Capim-cidreira, dentre outros nomes. Ela é uma planta originada da Índia, na Ásia. O Capim-limão possui um odor característico, e por isso é usado na produção de sabonetes, cremes, óleos essenciais, etc. Isso porque o tratamento aromático é calmante e ansiolítico.

Porém, além disso, o Capim-limão possui propriedades febrífuga, sudorífica, analgésica, calmante, antidepressiva, diurética, expectorante, bactericida, hepatoprotetora, estimulante, digestiva, dentre outras. Por isso, o chá da erva trata o estômago, inchaços, depressão, agitação, infecções, dores musculares, tosse, asma, catarro, dor de cabeça, febre, convulsões, reumatismo, etc.

Por todas estas propriedades, o chá destas plantas é muito recomendado para tomar a noite, antes de dormir, ou até mesmo nos momentos de insônia. Faça o chá e o tome em até dois dias.

Receitas e Naturais em seu email