Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Erva Cidreira para Dor de Cabeça

A dor de cabeça é, geralmente, causada pela correria de nossas vidas, estresse, tensão, ansiedade, má alimentação e outros problemas que podem ser resolvidos apenas com uma correção de alguns hábitos, tornando-os mais saudáveis. No entanto, a dor de cabeça também pode ser causada por distúrbios hormonais ou doença mais grave que, neste caso, o acompanhamento médico é indispensável.

Comumente as pessoas utilizam analgésicos para tratarem as dores de cabeça. Porém, existem meios mais naturais de parar este incômodo, como os chás. A erva cidreira é uma erva da família do hortelã e do boldo, e é muito eficaz para tratar dores, principalmente as de cabeça. Confira abaixo como fazer o chá desta planta.

Chá de erva cidreira

Ingredientes:

  • Uma colher de chá de erva cidreira
  • Uma xícara de água

Modo de Preparo: Ferva a água em uma panela. Depois,  desligue o fogo após levantar fervura e coloque a água em um recipiente com a erva. Deixe abafado por cinco minutos, então coe. Beba uma xícara do chá morno quando tiver crises de dor de cabeça.

Chá de erva cidreira

O chá de cidreira é ideal para dores, inclusive a de cabeça.

Benefícios da erva cidreira

As dores de cabeça possuem diversos tipos, e hoje em dia existem uma variedade de mais de 200 tipos. Elas podem ocorrer em apenas um lado da cabeça, ou em ambos os lados. Algumas também começam em um lado e se irradiam para outras áreas. A dor pode tanto ser latejante ou surda, durando apenas algumas horas ou vários dias.

A dor de cabeça é algo muito comum, e seu nome científico é cefaleia. Como mencionado, pode ser ocasionada por estresse, falta de boa alimentação, ansiedade, dentre outros aspectos. Assim, muitos brasileiros consomem diariamente remédios para combater esse incômodo, sendo alguns analgésicos muito fortes.

O uso contínuo de analgésicos pode ocasionar azia, mal-estar, úlceras, insuficiência renal, dentre outros problemas. Isso afeta muito a saúde dos indivíduos, e por isso é preferível que utilizem tratamentos mais naturais, como os chás, compressas, etc.

A erva cidreira, de nome científico Melissa officinalis, é uma planta nativa da Europa. Ela possui um sabor característico de limão, e um odor muito agradável, e da mesma família que o hortelã e a menta. As folhas da erva cidreira são maiores que do hortelã e mais claras.

As flores da erva cidreira florescem no verão, e tanto a flores quanto as folhas atraem muitas abelhas. O nome Melissa é uma palavra que vem do grego, e significa abelha. A erva cidreira pode ser tanto utilizada para fazer chás quanto também para aromaterapia.

A erva cidreira possui polifenois, terpenos, taninos, flavonoides, que são os antioxidantes ácido rosmarínico, ácido cafeico citral e acetato de eugenol. Esses são antioxidantes muito poderosos, até mesmo mais eficientes que a vitamina E. Eles combatem os radicais livres, evitam o envelhecimento celular, previnem câncer, evitam a degeneração da mácula, protegem o coração e evitam doenças cerebrais, além de conter fibras.

Ainda, a erva cidreira possui efeitos benéficos para o estômago e trato intestinal. Por ser uma planta antiespasmódica e carminativa, ela melhora a digestão, estimulando os movimentos do estômago. Ainda, devido à ação calmante e sedativa, diminui os problemas estomacais, como úlceras e outras questões gástricas.

As mesmas propriedades sedativas e calmantes também atuam em relação às dores de cabeça. A erva cidreira diminui a insônia, ansiedade e o estresse. Assim, por conseguinte, também diminui as dores de cabeça que possam ser causadas por estes fatores. Além disso, também promove o relaxamento dos tecidos, o que pode diminuir a constrição.

Estudos apontam ainda que a erva cidreira diminui a pressão arterial, pois estimula a dilatação dos tecidos sanguíneos. Essa dilatação pode prevenir diversos problemas cardíacos, como infartos e outros. Muitas vezes o colesterol promove o entupimento de artérias, o que é tanto combatido com o relaxamento dos tecidos quanto também pela ação da erva cidreira que combate o LDL, o colesterol ruim.

Como mencionado, a melhor forma de se preparar o chá de erva cidreira é pela infusão. Assim, basta colocar a água fervente na erva e deixa-la extrair todas as propriedades e substâncias por alguns minutos. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a medida ideal para consumo é 1 a 4 gramas de folhas por cada 150 ml de água. Algo a se mencionar é que a erva cidreira pode se relacionar com medicamentos calmantes, potencializando seu efeito. Por isso, consulte um médico.

Receitas e Naturais em seu email