Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá para Dispepsia (Má Digestão)

Queridos leitores do Receita Natural, vez ou outra a gente acaba exagerando nas comilanças, seja por um churrasco no fim de semana, seja por ocasião do Natal, Festas, Páscoa, estamos sendo colocando exceções e arrumando desculpa para exageros gastronômicos, mas às vezes isso não dá muito certo.

Nestas ocasiões de festas, época de fartura, sempre muita comida, desatenção ao se alimentar, muito líquidos, tudo que não funciona bem para o estômago e acaba por causar aquela sensação de mau estar, enjoos, arrotos, sonolência e por aí vai. E

As folhas de mamoeiro tem vitaminas, antixidantes, minerais e enzimas digestivas. É um remédio natural que trata diversos problemas do aparelho digestivo e também ajuda no equíbrio de acidez do líquido estomacal e intestinal. Também alivia e elimina os problema de constipação por serem ricas em fibras. Então vamos auxiliá-los. Para ficar livre destes incômodos, que tal um chazinho?

Você vai precisar de:

  • Folhas de Mamoeiro
  • água

Modo de Preparo:

Você deverá fazer um chá por decocção das folhas do mamoeiro, isto é, após a fervura da água, deixar as folhas em fogo baixo por cerca de dez minutos.

Posologia

Beba após as refeiçoes, de preferência, ainda quente

Outras receitas

Funcho

O funcho alivia transtornos digestivos, elimina a dor de estômago e má digestão, diarreia, alivia cólicas intestinais além de ajudar na eliminação de gases, o que muita as vezes, provoca essas cólicas.

  • 03 colheres de sementes de funcho
  • 01 litro de água

Modo de preparo

Coloque a água em um panela e ferva. Após fervura, desligue, adicione as sementes de funcho e tampe. Deixe descansando por 5 minutos. Tome uma xícara 3 x ao dia.

Contra-indicações

O chá de funcho deve ser consumido com moderação pois em altas doses pode causar convulsões e para mulheres grávidas pode levar ao aborto.

Genciana

A genciana é dotada de substâncias amargas que beneficiam todo o sistema digestivo, também é excelente para tratamento de diarreias, gastrite e vermes.

  • 02 colheres e sopa de folhas de genciana
  • meio litro de água

Modo de preparo

Ferva a água e em seguida, adicione as folhas de genciana, tampe e deixe descansando por 10 minutos. Coe e tome 3 xícaras ao dia.

Contra-indicações

A genciana é contra-indicada para gestantes e pessoas com pressão alta. Em altas doses, o chá da genciana pode provocar vômitos e úlceras estomacais.

Mamoeiro

As folhas de mamoeiro eliminam a dispepsia e outros problemas estomacais

Cúrcuma

A cúrcuma tem ação anti-inflamatória que acalma o sistema gastrointestinal, eliminando a má digestão. Também elimina gorduras e toxinas que estejam em excesso no sangue.

  • 01 colher de chá de cúrcuma em pó
  • 01 xícara de água

Modo de preparo

Coloque a água e o pó de cúrcuma em uma panela e ferva por 10 minutos. Coe e tome 3 x ao dia.

Contra-indicações

A cúrcuma tem princípios ativos que podem interferir na ação de medicamentos anticoagulante como a aspirina e medicamentos anti-inflamatórios, pessoas que tomam esses remédios, devem evita a cúrcuma. Também não pode ser consumida por pessoas que tem alergia aos seus componentes.

Hortelã

A hortelã acelera o processo de digestão, evitando a dispepsia. Também tem efeito antioxidante e calmante.

  • 01 colher de sopa de folhas de hortelã
  • meio litro de água

Modo de preparo

Ferva a água, adicione a hortelã e na sequência, tampe. Deixe descansando por 15 minutos. Coe e beba de 2 à 3 x ao dia. Dica: mascar as folhas de hortelã por alguns minutos alivia o desconforto da má digestão

Contra-indicações

A hortelã deve ser evitada por mulheres grávidas ou em períodos de amamentação e também não deve ser consumida por crianças menores de 6 anos.

Uva e mamão

Uva

A uva auxilia no bom funcionamento do aparelho digestivo e elimina o desconforto da dispepsia.

Mamão

O mamão ajuda na digestão e no trânsito intestinal.

  • 01 cacho de uvas
  • meio mamão
  • 01 colher de sopa de suco de limão
  • 01 copo de água

Modo de preparo

Retire as sementes do mamão e coloque no liquidificador. Adicione os demais ingredientes e bata tudo até conseguir uma mistura homogênea. Beba sempre antes das refeições.

Camomila

A camomila além de ser um poderoso e famoso calmante natural também tem ação tônica e estimulante, o que facilita a digestão.

  • 05 gramas de camomila
  • 01 xícara de água

Modo de preparo

Coloque a água em um panela, adicione os demais ingredientes e coloque ferver por 10 minutos. Coe e beba sempre que sentir o desconforto de dispepsia.

Contra-indicações

A camomila deve ser evitada por mulheres grávidas pois pode causa aborto. É contra-indicada por crianças menores de 5 anos, para pessoas alérgicas á camomila, com febre do feno, rinite alérgica e que tenham alergia a crisântemos e ambrósia.

Boldo

O boldo tem propriedades que auxiliam os rins, intestinos e estômago e combate os sintomas da dispepsia.

  • 01 colher de sopa de folhas de boldo
  • 01 litro de água

Modo de preparo

Coloque a água e as folhas em uma panela. Ferva e beba um xícara em cada refeição: meia xícara antes e meia depois de comer.

Contra-indicações

É contra-indicado para pessoas que sofrem de problemas e insuficiência renal, mulheres gravidas ou em período de amamentação. Também não deve ser ingerido por pessoas que tomam medicamento anticoagulantes e por crianças com menos de 6 anos.

 

 

 

Receitas e Naturais em seu email