Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chás para Diabetes: 7 Opções para ajudar no tratamento

A diabetes é uma doença proveniente do desequilíbrio da glicose no sangue, aumenta a taxa de açúcar. Existem 4 tipos de diabetes: a diabetes tipo 1 em que o pâncreas produz pouca insulina ou nenhuma, pode ser por um tempo ou a vida toda, exigindo aplicação de insulina através de agulha diariamente.

Existe também a diabetes tipo 2 é crônica e afeta a forma do corpo processar a glicose, também pode durar um tempo ou a vida toda. Talvez não seja necessário insulina ou medicamentos se houve equilíbrio da alimentação e exercícios físicos mas pessoas que tem histórico familiar, sempre tem que estar se monitorando.

A pré-diabetes é quando a taxa de açúcar no sangue está elevada mas não a ponto de ser chamada de diabetes tipo 2 e a última é a diabetes gestacional, é quando durante a gravidez a taxa de açúcar no sangue aumenta e há o risco de desenvolver a diabetes tipo 2 após esse processo ter passado.

Chás que controlam a diabetes

Chá de Carqueja

A carqueja tem ação antitérmica, anti-inflamatória e imunológica. A carqueja faz nosso organismo diminuir a absorção de açúcar.

  • 01 Colher de sopa de folhas picadas de carqueja
  • 01 Litro de água fervente

Como fazer: Coloque a água em uma panela e deixe ferver; adicione a carqueja e deixe descansando até esfriar. Coe e tome 6 x ao dia. Atenção: monitore constantemente sua taxa de glicose para não correr o risco de ter uma hipoglicemia.

Contraindicações: Mulheres grávidas e em fase de amamentação não podem consumir a carqueja. Também proibida para quem tem glicemia baixa. Em altas doses o chá pode fazer mal.

carqueja

A carqueja equilibra os níveis de açúcar no sangue

Chá de Canela

A canela tem ação antibacteriana, antifúngica, antioxidante e anti-diabética.

  • 01 Canela em pau
  • 01 Xícara de água

Como fazer: Colocar a canela em pau dentro de uma panela com a água e levar ao fogo para ferver durante cinco minutos.Desligar o fogo, esperar ficar morno e tirar a canela em pau. Se desejar, adoçar de acordo com a sua preferência, e servir-se. Tome várias vezes ao dia.

Contraindicações: A canela e contra-indicada para pessoas com pressão alta e problemas cardíacos pois ela aumenta os batimentos cardíacos. Também não pode ser consumida por mulheres grávidas pois a canela causa relaxamento no útero podendo provocar aborto. E mulheres em fase de amamentação também não podem ingerir.

Também não podem consumir canela pessoas que tenham rosácea, uma doença na pele que causa vermelhidão e lesões na bochecha, queixo e nariz.

Cuidado: a canela deve ser usada com moderação já que pode causar danos ao fígado.

Chá de Pata-de-vaca

A pata-de-vaca tem ação diurética, desintoxicante e anti-diabética, é conhecida como uma insulina natural.

  • 02 Folhas de pata-de-vaca
  • 01 Xícara de água

Como fazer: Coloque a água e a pata-de-vaca em uma panela e deixe ferver por alguns minutos. Depois deixe amornar, coe e beba sempre morno 2 x ao dia

Contraindicações: Não pode ser consumida por mulheres grávidas ou em período de amamentação, por pessoas diabéticas que já tomam medicação controlada pois a pata-de-vaca pode interferir no tratamento e por pessoas que sejam alérgicas a pata-de-vaca.

Chá de Sálvia

A sálvia tem efeito antisséptico, anti-infamatório e cicatrizante além de ser anti-glicêmico, diminui os níveis de glicemia baixa.

  • 02 Colheres de folhas secas de sálvias
  • 250 ml de água fervente

Como fazer: Ferva a água em uma panela e adicione a sálvia. Tampe e deixe descansar por 10 minutos. Beba 2 x ao dia.

Contra-indicações: Não pode ser consumido por mulheres grávidas ou em processo de amamentação, por pessoas que sofrem de epilepsia e para pessoas que usam medicamento para doenças cardíacas.

Chá de Quebra-pedra

A quebra-pedra, também é conhecida como arranca-pedras, quebra-panela, fura-pare, conami, saxífraga ou pimpinela branca. Tem ação diurética, analgésica, antioxidante e diminui os níveis altos de glicose no sangue.

  • 20 Grama de quebra-pedra
  •  Litro de água

Como fazer: Pegue uma panela, ferva a água e adicione a quebra-pedra. Depois deixe descansando por 10 minutos. Coe e beba morna, de preferência sem nenhum tipo de adoçante.

Contraindicações: A quebra-pedra é contra indicada para crianças com menos de 6 anos, para mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Atenção: não tome 3 meses seguidos, deve haver uma pausa de 2 semanas para depois recomeçar o tratamento.

Pedra-ume-caá

Esta planta tem ajuda tanto no equilíbrio da taxa glicêmica que é chamada de insulina vegetal.

  • 02 Colheres de pedra-ume-caá
  • 01 Litro de água

Como fazer: Coloque a água em um panela e adicione a água e a planta. Quando começar a ferver, desligue, deixe descansando por 10 minutos. Coe e tome de 2 à 3 vezes ao dia.

Contraindicações: É contra indicada para pessoas que fazem uso de medicamentos para diabetes, crianças e pessoas com prisão de ventre.

Chá do Caule do Cajueiro

  • Uma colher de chá do pó da casca do caule do cajueiro (caju vermelho),
  • Uma xícara de água

Modo de Preparo: Ferva a água e acrescente o pó da casca do cajueiro. Desligue o fogo em seguida e aguarde até que esfrie. Após isso, passe o chá em uma peneira. Beba uma xícara do chá duas vezes ao dia.

Receitas e Naturais em seu email