Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá para Controlar Ansiedade e Nervosismo

Como controlar a ansiedade é um dilema para muitos. Acontece que este mal nem sempre está associado apenas a certas situações, mas é de ordem psicológica, o que faz com que os sintomas sejam ainda piores em algumas ocasiões. Pessoas que enfrentam ansiedade podem encontrar dificuldades em suas vidas para se relacionarem com outras pessoas, realizarem tarefas do dia-a-dia, etc. A ansiedade gera irritação, agressividade, e, por isso o indivíduo pode se tornar mais hostil.

O controle dos sintomas da ansiedade depende de vários fatores e, em muitos casos, o acompanhamento médico/psicológico é fundamental. Muitas pessoas ainda tomam os ansiolíticos durante toda a sua vida. Porém, todos sabemos que o uso constante de medicamentos pode levar a consequências severas em nossa saúde. Por isso, a utilização de tratamentos caseiros é mais benéfica para o indivíduo. Ademais, ele pode até mesmo usar estes chás fitoterápicos indicados para ansiedade mais de uma vez ao dia, o que comumente não é indicado no caso dos medicamentos. Abaixo iremos falar sobre uma receita, que contém borragem.

Receita

Ingredientes:

  • uma colher de café de folhas e flores secas de borragem
  • uma xícara de água

Modo de Preparo: Primeiramente, retire os ‘pelos’ da borragem. Em seguida, ferva a água e desligue o fogo. Então, despeje a água quente sobre a borragem e deixe tampado por cerca de dez minutos. Coe e espere amornar. Beba o chá quando achar necessário, sem exageros.

Saiba como preparar o chá de borragem

O chá de borragem pode ser utilizado para tratar a ansiedade, além de outros propósitos.

Benefícios e outros tratamentos

Borago officinalis L., também chamada de borragem, é uma planta nativa da Europa e Ásia, mas que hoje pode ser encontrada na América é outros locais do planeta. No Brasil, esta planta é usada para fins medicinais. Mas, na Espanha e Alemanha, é utilizada na alimentação, como um legume. A borragem possui folhas verdes e flores escuras, arroxeadas.

Esta planta possui propriedades emolientes, sudoríferas e diuréticas. Assim, esta planta é útil no tratamento de sintomas da gripe, bronquite, inflamações das vias urinárias, herpes e sarampo, etc. Ademais, as substâncias da barragem estão presentes em medicamentos usados para alívio da tensão pré-menstrual (TPM) e em anti-inflamatórios, que tratam inflamações e tumores.

A borragem, principalmente o seu óleo, possui um efeito calmante e anti-ansiolítico. Logo, você pode tomar o chá de borragem durante o dia para diminuir os sintomas da ansiedade. Outra forma de se utilizar a planta é realizando massagens com os óleos.

A ansiedade, apesar do que muitos pensam, é uma doença. E, como qualquer doença, ela atrapalha a vida de quem a tem. Este distúrbio mental ocasiona sintomas severos, como falta de ar, preocupação excessiva, inquietação, crises de pânico, sudorese, aumento da frequência cardíaca, etc. Isso dificulta que o indivíduo tenha uma vida saudável.

Para combater a ansiedade, pode-se utilizar os chás, mas a pessoa deve adotar hábitos saudáveis. É recomendado realizar exercícios, ter um sono regular, uma dieta saudável, fazer atividades em grupo, terapia, etc. O indivíduo também deve evitar tomar café, álcool e bebidas estimulantes, como os energéticos. É recomendado que a pessoa com ansiedade tenha uma vida calma, a fim de diminuir os sintomas desta doença.

A borragem é apenas uma das ervas que pode ser usada para combater ansiedade. Outras usadas para este fim são a lavanda, camomila, valeriana, passiflora, kava-kava e erva-de-são-joão.

A kava-kava é uma planta nativa das Ilhas do Pacífico, e com certeza é uma das mais eficientes para este fim. A parte utilizada desta planta é a raiz, de onde é retirado um extrato. Nos Estados Unidos, diversos bares oferecem bebidas preparadas com esta erva, que servem para o relaxamento. Porém, a kava-kava não deve ser usada em excesso, pois pode causar dores de cabeça e também de estômago.

Receitas e Naturais em seu email