Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá para Cólicas Menstruais

A cólica menstrual é caracterizada como uma dor pélvica que ocorre devido à liberação de prostaglandina. Esta substância é responsável pela contração do útero no período fértil da mulher. Apesar de nem todas as mulheres sofrerem com estas dores, grande parcela da população feminina do mundo passa por dias realmente tensos devido às cólicas menstruais.

Você sabia que existem formas naturais de prevenir e combater as cólicas? Alguns chás simples e com ingredientes acessíveis e conhecidos podem te ajudar a passar por estes dias de forma tranquila. Veja aqui quais chás tratam a cólica menstrual de forma natural e saudável. Boa leitura!

Chá de Calêndula

Originária da África central, a Calêndula é muito utilizada em cosméticos que tratam a pele e cabelos. Entre outros usos medicinais, o chá de Calêndula é altamente recomendado para prevenir e combater as cólicas menstruais.

Chá para cólicas menstruais: Calêndula

Chá para cólicas menstruais: Calêndula

Seu consumo é recomendado por suas propriedades variadas, sendo as mais importantes:

  • Anti-inflamatória
  • Anti-séptica
  • Desinfetante
  • Cicatrizante
  • Adstringente
  • Desintoxicante
  • Hemostática

Modo de preparo: Ferva uma xícara de água. Coloque uma colher rasa de sobremesa de flores de Calêndula na água ainda fervente. Aguarde 10 minutos para a essência das flores se misturar com a água e, em seguida, coe. Aguarde o chá chegar a temperatura agradável para consumo e beba.

É recomendado que o chá seja consumido com regularidade durante os 10 dias que antecedem o período menstrual.

Chá de Orégano

Com ação diurética, sudorífera e com propriedades que auxiliam na eliminação de toxinas do organismo, o chá de Orégano é excelente para diversos aspectos da saúde. Entre outros benefícios, esta bebida é considerada por algumas mulheres o melhor tratamento caseiro para cólicas menstruais e outros sintomas da TPM (tensão pré-menstrual).

Modo de preparo: Ferva uma xícara de água e adicione uma colher rasa de sobremesa de orégano com a água ainda quente. Deixe a planta agir na água por cerca de 10 minutos e, em seguida, coe. Assim que o chá chegar a temperatura agradável para o consumo, você poderá bebê-lo. Esta mistura pode ser consumida durante todo o mês, entretanto, é recomendado que seja consumida apenas uma xícara por dia.

Chá de Camomila

No Brasil, a Camomila é uma das ervas mais populares e mais utilizadas na medicina alternativa. Alguns dos problemas mais comumente tratados com chá de Camomila estão:

  • Rinite alérgica
  • Inflamação
  • Espasmo muscular
  • Insônia
  • Úlcera
  • Reumatismo
  • Hemorróida
  • Distúrbios intestinais

Além disso, o chá de Camomila é amplamente utilizado para combate aos sintomas de TPM (tensão pré-menstrual), inclusive as cólicas menstruais.

Como preparar: Ferva uma xícara de água e adicione uma colher de sobremesa de flores de Camomila na água. Deixe a mistura descansar por 10 minutos e coe. Assim que o chá estiver em temperatura agradável, você poderá bebê-lo. O chá de Camomila pode ser consumido durante todo o mês.

Chá com as folhas de Framboesa

Chá para cólicas menstruais: Framboesa

Chá para cólicas menstruais: Framboesa

Originária do centro e norte da Europa e parte da Ásia, o sabor adocicado e a beleza da Framboesa garantem lugar de destaque no paladar brasileiro, sendo amplamente utilizada em licores, sobremesas, xaropes e etc.

A folha de Framboesa é tônica e adstringente. O chá das folhas de Framboesa é indicado para mulheres que desejam engravidar, por ser considerado uma alternativa natural para potencializar a fertilidade. As gestantes podem fazer uso desta bebida para prevenir abortos espontâneos. Além disso, a bebida alivia as dores advindas da cólica menstrual e reduz o fluxo, quando muito intenso.

Como fazer: Ferva uma xícara de água e adicione uma colher de sobremesa de folhas de Framboesa. Deixa a mistura descansar por 10 minutos antes de bebê-la. Esta substância pode ser consumida durante todo o mês, mas é interessante fazer uso de apenas uma xícara por dia.

Chá de Gengibre

Originário da Índia e China, o Gengibre se difundiu em todo o mundo e hoje é utilizado com os mais variados fins. De usos medicinais até temperos na gastronomia, o Gengibre parece ser a solução para diversos fatores.

As propriedades analgésicas, diuréticas e anti-inflamatórias do Gengibre garantem ao seu chá prevenção e combate às cólicas menstruais, o que o tornou popular entre as mulheres.

Além da dor das cólicas menstruais, o chá de Gengibre também é consumido para combater enjoo e má digestão.

Modo de preparo: Ferva uma xícara de água e adicione uma colher de sobremesa cheia de gengibre ralado. Deixe a mistura agir por 10 minutos antes de beber. Esta bebida deve ser consumida durante a menstruação para fazer melhores efeitos. Para aquelas que desejam prevenir a cólica e não combatê-la, é possível consumir este chá durante todo o mês.

Bônus: É possível misturar outros ingredientes ao chá de Gengibre para intensificar os benefícios para a saúde, como:

  • Canela
  • Anis

O que mais fazer para aliviar cólicas menstruais?

As mulheres que sofrem com cólicas menstruais sabem que, muitas vezes, o simples consumo de alimentos, medicamentos ou chás não são capazes de acabar com a dor das cólicas. Para estes casos, é altamente indicado que outros cuidados sejam realizados em paralelo com o consumo de algum chá específico para a dor ou medicamento.

Veja algumas atitudes que você pode tomar para aliviar as dores da cólica menstrual:

  • Deitar de barriga para baixo e costas para cima no momento de dormir ou descansar
  • Consumir alimentos e chás naturais com ação anti-inflamatória
  • Fazer exercícios físicos leves

O consumo de alimentos e chás naturais com ação anti-inflamatória e a prática de exercícios físicos leves regularmente auxiliam não somente no combate à cólica menstrual, mas também na prevenção deste mal.

Conhecia os benefícios destes chás para as cólicas menstruais? Qual o seu favorito? Deixe um comentário e compartilhe conosco sua opinião.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email