Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chás para Cólica Menstrual

A cólica menstrual, também conhecida como dismenorreia, é caracterizada como um dor pélvica que ocorre antes ou durante o período de menstruação.

Infelizmente, a cólica menstrual atinge 90% das mulheres em idade reprodutiva em todo o mundo. De acordo com a OMS, 10% dessas mulheres sentem dores incapacitantes. Esse problema é a principal queixa das mulheres, de acordo com diversos médicos ginecologistas.

Além das dores, existem outros sintomas que podem ser acompanhados pelas cólicas menstruais como: Enjoos, Diarreia, Vômitos, Cansaço, Dor de cabeça, Nervosismo, Vertigem e Desmaio

Veja neste artigo alguns chás para cólica menstrual. Descubra quais plantas medicinais podem te ajudar a combater esse problema e como preparar cada um desses chás. Boa leitura!

Chá de Calêndula

A flor de calêndula é considerada a primeira e melhor alternativa para combater de forma natural a dor das cólicas menstruais. Isso porque a calêndula possui flavonoides, óleos essenciais e glicosídeos. Com isso, a flor possui importante ação anti-inflamatória, reduzindo as dores menstruais.

Chá para cólica menstrual - Calêndula

Chá de Calêndula

Ingredientes:

  • 1 xícara de água
  • 1 colher de sobremesa de flores de calêndula

Modo de Preparo: Ferva a água e coloque as flores de calêndula. Feito isso, deixe abafado por cerca de 10 minutos. Coe o chá antes de consumir.

Posologia: Tome duas xícaras do chá de calêndula ao dia durante 10 dias antes do ciclo menstrual.

Cuidados: Evitar excessos no caso de predisposição a problemas estomacais.

Chá de folha de Laranjeira

O chá para cólica menstrual com folhas de Laranjeira é uma ótima opção porque a planta possui efeito contra a dor, além de combater de forma natural o estresse, outro sintoma comum na TPM.

Ingredientes

  • 1 xícara de água
  • 2 colheres de chá de folha de laranjeira

Modo de preparo: Ferva a água e, em seguida, adicione na panela as folhas de Laranjeira picadas. Tampe o recipiente e deixe a infusão agir até a temperatura estar morna. Coe o chá para cólica com laranjeira antes de beber.

Posologia: Beba ao menos uma xícara de chá para cólica com laranjeira por dia durante os últimos 3 dias antes da menstruação chegar.

Chá de Gengibre

Assim como a calêndula, o chá de gengibre também possui ação anti-inflamatória. Por isso, é considerado um dos melhores chás para combater cólicas menstruais. O chá de gengibre também é analgésico, o que significa que ele reduz a dor.

Chá para cólica menstrual - Gengibre

Chá de Gengibre

Ingredientes

  • 1 xícara de água;
  • 1 colher de sobremesa de gengibre

Modo de preparo: Rale o gengibre e reserve. Ferva a água e desligue o fogo. Em seguida, acrescente na água o gengibre ralado. Tampe o recipiente e deixe a infusão agir por 10 minutos, no mínimo. Coe o chá para cólica menstrual de gengibre antes de beber.

Posologia: O chá de gengibre para cólica menstrual pode ser bebido durante todo o mês.

Outras dicas para acabar com a cólica menstrual

Veja aqui outras dicas caseiras para reduzir as dores da cólica menstrual:

Exercícios e alongamento: Relaxando os músculos a dor é reduzida. Além disso, é possível fazer massagens na parte inferior da barriga. Algumas mulheres afirmam que esse detalhe leva a cólica menstrual a quase zero

Aqueça o corpo e a região: Banhos quentes e bolsas térmicas de água quente estão entre as principais aliadas das mulheres que sofrem com cólicas menstruais

Alimentação: Incluir a vitamina B1 na dieta reduz não somente a cólica menstrual, mas o inchaço e outros sintomas da TPM também. Levedura de cerveja, gérmen de trigo, sementes de girassol, presunto defumado cru e castanha do Pará são alguns alimentos ricos em Vitamina B1

O que achou destas dicas? Compartilhe com suas amigas, familiares e colegas que sofrem com as cólicas menstruais. Não esqueça de deixar seu comentário: Qual a sua alternativa preferida para combater as cólicas?

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email