Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chás para Bronquite

A Bronquite é uma doença comum e corriqueira entre a população brasileira. Sendo uma das doenças consideradas pelo Ministério da Saúde como “muito comuns”, a Bronquite afeta mais de 2 milhões de brasileiros e brasileiras todos os anos.

Nesse artigo você descobrirá mais sobre a Bronquite, como seus sintomas e principais tratamentos, e terá acesso a alguns dos chás caseiros mais eficazes para tratamento natural da Bronquite. Boa leitura!

Bronquite – O que é e Como tratar

De modo geral, a Bronquite é tratada e diagnosticada pela própria pessoa. Isso porque raramente são necessários exames laboratoriais ou de imagem para realização do diagnóstico de Bronquite. O tratamento da Bronquite costuma solucionar o problema rapidamente, resolvendo-se em poucos dias ou semanas após início dos procedimentos.

O tratamento tradicional mais conhecido para a Bronquite aguda é a utilização de medicamentos para reduzir a tosse. De modo geral, os antibióticos são desaconselhados para esse problema.

Bronquite – O que é

A Bronquite aguda costuma ser causada por uma infecção viral no sistema respiratório e, de modo geral, o problema se soluciona sozinho. Os principais sintomas da Bronquite aguda costumam ser:

  • Tosse
  • Catarro espesso na cor branca ou amarela
  • Falta de ar
  • Dificuldade para respirar
  • Ruídos ao respirar
  • Lábios e pontas dos dedos roxos ou azuis
  • Inchaço nas pernas
  • Febre
  • Cansaço
  • Falta de apetite

Tipos de Bronquite

Tipos de Bronquite

Tipos de Bronquite

Além da Bronquite aguda – a mais comum no Brasil – existem alguns outros tipos de Bronquite. Por exemplo:

  • Bronquite asmática: Normalmente é causada por uma alergia respiratória e pode não ter cura. O tratamento pode prevenir acentuação do quadro
  • Bronquite crônica: Diagnosticada quando os sintomas da Bronquite duram mais de 3 meses. Nesse caso, normalmente é indicado o auxílio de tratamento fisioterapêutico e a associação de remédios caseiros junto com o tratamento tradicional proposto pelo médico
  • Bronquite alérgica: Não é contagiosa e está associada com alergia no sistema respiratório. Apesar de não ter cura, vacinas e outros tratamentos podem auxiliar no controle da alergia

No caso de dúvidas, o mais indicado é buscar um atendimento com o médico pneumologista.

Bronquite – Tratamentos Caseiros

A Capuchinha e o Gengibre são duas alternativas caseiras muito interessantes para aqueles que sofrem com a Bronquite e buscam por tratamentos caseiros. Descubra aqui porque a Capuchinha e o Gengibre auxiliam no tratamento caseiro de Bronquite e veja como preparar esses chás de forma correta.

Bronquite – Chá de Capuchinha

Bronquite - Chá de Capuchinha

Bronquite – Chá de Capuchinha

A Capuchinha, também conhecida como Cinco Chagas, é uma planta que age sobre as vias aéreas. Por esse motivo, o chá de Capuchinha é ideal para combater as infecções nos brônquios. Desobstruindo as vias aéreas inflamadas, o consumo do chá de Capuchinha é uma opção natural para aqueles que sofrem com a Bronquite.

Além disso, o chá de Capuchinha é um ótimo antibiótico natural para o organismo. Veja como parar o chá para Bronquite com Capuchinha.

Ingredientes:

  • 2 gramas de folhas Capuchinha
  • 100 ml de água

Modo de preparo: Ferva a água e, após desligar o fogo, coloque as folhas de capuchinha. Tampe o recipiente para a infusão da mistura ocorrer mais rapidamente. Após 10 minutos, destampe a mistura e coe o chá.

Posologia: Beba o chá de capuchinha de três a quatro vezes ao dia.

Observações: Por ser rica em vitamina C, a Capuchinha também ajuda a prevenir gripes e resfriados.

Bronquite – Chá de Gengibre

Bronquite - Chá de Gengibre

Bronquite – Chá de Gengibre

O Gengibre é uma alternativa interessante para aqueles que sofrem com Bronquite, independente do seu tipo – aguda, asmática, crônica ou alérgica.

O chá de Gengibre para Bronquite possui propriedades anti-inflamatórias e expectorantes e, por isso, auxiliam na desinflamação dos brônquios. Além disso, o chá de Gengibre facilita a saída das secreções, o que reduz os sintomas da Bronquite.

Veja aqui como preparar em casa um chá para Bronquite com Gengibre.

Ingredientes:

  • 2 a 3 cm da raiz de Gengibre
  • 180 ml de água

Modo de preparo: Coloque o Gengibre em uma panela e cubra-o com a água. Deixe a mistura ferver por cerca de 5 minutos. Após esse período, desligue o fogo e tampe a panela. Assim que a bebida amornar, ela está pronta para ser coada e consumida.

Posologia: Nos períodos de crise, tome até 4 xícaras do chá para Bronquite de Gengibre ao longo do dia. Fora dos períodos de crise – quando você quiser o utilizar de forma preventiva – tome o chá para Bronquite de Gengibre apenas 3 vezes na semana.

O que achou dessas dicas? Já conhecia os sintomas da Bronquite? Que tal experimentar os chás para Bronquite de Capuchinha e de Gengibre e fazer um comentário com a sua opinião? Divulgue essas dicas entre seus amigos, colegas e familiares que sofrem com a Bronquite.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email