Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá para auxiliar o tratamento da Anorexia

A anorexia nervosa é um sério distúrbio alimentar causando um perda de peso acima do normal para idade e altura da pessoa que sofre dessa doença. Há uma vigilância constante por medo intenso de ganhar peso, mesmo estando abaixo do normal. A pessoa anorexa, abusa de dietas e exercícios.

A doença é um distúrbio de imagem de si mesmo, pois a pessoa não aceita como é seu corpo e aparência, um sentido totalmente fora da realidade. Isso desencadeia altos níveis de ansiedade que potencializam ainda mais o quadro de anorexia.

Fruto de problema alimentar associada a fatores psicológicos, fisiológicos sociais e outros, a anorexia nervosa acaba por causar uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar e consequente diminuição de peso.

A pessoa anoréxica, costuma também trazer consigo um caso de bulimia.  A bulimia faz a pessoa provocar vômitos, tomar laxantes e fazer exercícios físicos para se livrar do alimento que ingeriram para emagrecerem. Aqui veremos a receita de um chá de coentro que pode ser útil para auxiliar no tratamento da anorexia nervosa.

Você vai precisar de:

  • trinta gramas dos frutos do coentro.
  • Um litro de água

Modo de Preparo:

Ferva a água e faça uma infusão com os frutos do coentro.

Posologia

Depois de um repouso de meia hora, tome duas ou três xícaras pequenas de chá ao longo do dia.

Outras receitas

Feno grego

O feno grego é uma planta excelente para ganhar peso também em casos de anorexia. Ele tem propriedades similares ao estrogênio feminino e equilibra os níveis de colesterol e glicose no sangue e por conter fibras, também evita a prisão de ventre.

  • 01 colher de chá de sementes de feno grego
  • 01 xícara de água fervente

Modo de preparo

Esmague as sementes e adicione na água fervente. Tampe e deixe descansando por 3 minutos. Coe e beba em seguida. Dica: você pode acrescentar também folhas de chá que você goste.

Contra-indicações

Pessoas com alergia a amendoim e grão-de-bico não podem ingerir o feno grego por se tratar da mesma família desses grãos. Diabéticos também não podem tomar a erva pois ela diminui o nível de glicose. Também é contra indicado para quem toma medicamentos contínuos.

Dente de leão

O dente e leão é uma erva com propriedade tônica que estimula o apetite. Seu sabor amargo estimula o fluxo da bile, melhorando as enzimas digestivas.

  • 04 flores de dente de leão
  • 01 xícara de água fervente

Modo de preparo

Adicione as flores de dente de leão na água fervente. Tampe e deixe descansando por 10 minutos. Tome 3 x ao dia logo após levantar pela manhã.

O coentro é um excelente aliado contra a anorexia combatendo a ansiedade

 Contra-indicações

O dente de leão deve ser evitado por lactantes, gestantes, crianças, pessoas com úlcera estomacal, com pressão alta, com pedras nos rins e vesícula e com glaucoma.

Zedoária

A planta zedoária tem ação carminativa, digestiva, antiasmática, antisséptica, antirreumática e antioxidante e também combate a anoxeria.

  • 02 colheres de sopa de zedoária
  • 01 litro de água mineral

Modo de preparo

Adicione a água e a zedoária em uma panela e deixe ferver por 10 minutos, quando levantar fervura, desligue. Tampe e deixe descansando por 10 minutos. Coe beba 2 xícaras por dia.

Alecrim

O alecrim tem propriedades calmantes que combatem a ansiedade, ajudando no processo e anorexia.

  • 01 colher de sopa de folhas de alecrim
  • 01 litro água

Modo de preparo

Coloque em um panela o alecrim e a água. Deixe fervendo por alguns minutos. Desligue, tampe e deixe descansando também por alguns minutos. Coe e beba 2 x ao dia.

Contra-indicações

O alecrim é contra-indicado para mulheres grávidas e em período de amamentação.

Erva cidreira

A erva cidreira é também excelente para combater crises de ansiedade e nervosismo que potencializam a anorexia.

  • 30 gr de folhas de erva cidreira
  • 01 litro de água

Modo de preparo

Ferva a água e na sequência, adicione as folhas de erva cidreira. Tampe e deixe descansando por 10 minutos. Coe e beba 3 x ao dia.

Contra-indicações

Não é indicada para gestantes, lactantes e crianças menores de 12 anos de idade. Pessoas hipertensas, com hipotireoidismo e que tomam sedativos e calmantes não podem ingerir a a erva cidreira.

Mulungu

O mulungu é usado para tratar problemas de histeria, neurose, ansiedade, agitação, depressão, ataque de pânico, compulsão e distúrbio do sono o que pode potencializar a anorexia.

  • 01 litro de água
  • 02 colheres de mulungu

Modo de preparo

Ferva a água e adicione o mulungu. Tampe e deixe descansando por 10 minutos. Coe e beba 3 xícaras ao dia.

Contra-indicações

O mulungu não pode ser consumido por mulheres grávidas ou em processo de amamentação. Também deve ser evitado por hipertensos. Pessoas que fazem uso de medicamento contínuo, devem consultar seu médico antes de começar a tomar o chá de mulungu.

Camomila

A camomila alivia sintomas de estresse, depressão e age como um tranquilizante, o que auxilia no combate à anorexia.

  • 01 colher de sopa de flores de camomila
  • 01 xícara de água

Ferva a água e acrescente a camomila. Tampe e deixe descansando por alguns minutos. Coe e beba sempre 30 minutos antes de dormir.

Contra-indicações

É contra-indicada por pessoas sensíveis aos princípios ativos da camomila, para grávidas e crianças se consumida em altas doses.

 

Receitas e Naturais em seu email