Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

5 Chás para Asma

A asma é uma doença do sistema respiratório muito comum no Brasil, sendo uma das principais causas de adoecimento entre bebês de até dois anos de idade, de acordo com dados de 2016 do Ministério da Saúde.

A asma é caracterizada como doença devido a sua inflamação e obstrução das vias aéreas, o que causa grande dificuldade de respirar de forma adequada. Nesse artigo você conhecerá um pouco mais sobre a Asma e aprenderá como preparar os cinco chás caseiros mais indicados para aqueles que sofrem desse mal. Boa leitura!

Asma – O que é

A Asma está entre as doenças mais comuns do povo brasileiro. Apesar da Asma ser uma doença de ser comum e poder se manifestar em qualquer idade, é comprovado que a tendência atual é que essa doença se manifeste ainda durante a infância, em especial antes dos nove anos completos.

A Asma é uma condição clínica caracterizada pela:

  • Inflamação das vias aéreas, que ficam estreitas e inchadas
  • Produção de muco extra, que dificultam a plena respiração

De acordo com dados do Ministério da Saúde, há mais de 2 milhões de casos por ano de Asma no Brasil – o que caracteriza a doença como prioridade nas políticas públicas de saúde, juntamente com gripe e outras doenças de ampla disseminação.

O diagnóstico e tratamento da Asma deve ser realizado em parceria com um médico e, de modo geral, é necessário exames laboratoriais ou de imagem para confirmação do diagnóstico.

A Asma é uma doença crônica, o que significa que ela pode durar longos anos ou a vida inteira do paciente. Nesse paciente, os tratamentos mais adequados são aqueles focados na amenização dos sintomas e no desenvolvimento de estratégias para que o paciente tenha a vida mais saudável possível, uma vez que – em muitos casos – a cura pode não ser uma alternativa viável.

Além do acompanhamento médico, pacientes que sofrem de asma podem utilizar algumas opções caseiras para enfrentar a Asma, aliviando e combatendo os principais sintomas dessa doença.

Veja a lista dos cinco chás mais eficientes para combater a Asma:

  • Arnica Paulista
  • Unha de Gato
  • Cogumelo Reishi
  • Maçã
  • Limão e Laranja

Chá para Asma – Arnica Paulista

Chá para Asma - Arnica Paulista

Chá para Asma – Arnica Paulista

A Arnica Paulista, também conhecida amplamente como “Cravinho”, é uma planta medicinal que recebeu grande atenção da ciência nas últimas duas décadas, em especial devido aos efeitos colaterais quase inexistentes.

De acordo com alguns estudos, a Arnica Paulista é uma alternativa natural muito interessante para aqueles que sofrem de Asma. Isso porque uma das ações da planta é a dilatação dos brônquios.

Veja como preparar o chá de Arnica Paulista corretamente.

Ingredientes:

  • 10 gramas de folhas de Arnica Paulista
  • 1 litro de água

Modo de preparo: Ferva a água e acrescente as folhas de Arnica Paulista. Deixe a mistura em infusão por 10 minutos ou mais e, em seguida, coe o chá. Deixe em repouso até que o chá para asma de Arnica Paulista esteja em uma temperatura agradável para consumo.

Posologia: Beba o chá para asma de Arnica Paulista até três vezes ao dia.

Observações: Evite beber mais que três xícaras do chá de Arnica Paulista no mesmo dia. Além de combater Asma, esse chá de Arnica pode ser utilizado como anti-inflamatório e antitérmico.

Contraindicações: O chá para Asma de Arnica Paulista não é indicado para mulheres gestantes ou para lactantes.

Chá para Asma – Unha de Gato

Chá para Asma - Unha de Gato

Chá para Asma – Unha de Gato

O chá de Unha de Gato está entre as alternativas naturais mais interessantes para o combate a Asma porque possui ação analgésica e anti-inflamatória natural. O consumo de chá para Asma de Unha de Gato reduz as dores advindas da doença e inibe a inflamação, podendo ser utilizado de modo preventivo.

Veja aqui como preparar corretamente um chá para Asma com Unha de Gato em casa.

Ingredientes:

  • 1 litro de água
  • 3 gramas de Unha de Gato secas

Modo de preparo: Mistura a Unha de Gato seca com a água em uma panela e leve ao fogo. Aguarde até que a água ferva. Assim que a água ferver, aguarde 3 minutos e desligue o fogo. Deixe o chá para Asma com Unha de Gato esfriar e coe.

Posologia: O chá para Asma de Unha de Gato pode ser consumido em até três xícaras por dia.

Contraindicações: O chá para Asma de Unha de Gato não é recomendado para gestantes ou para lactantes.

Chá para Asma – Cogumelo Reishi

Chá para Asma - Cogumelo Reishi

Chá para Asma – Cogumelo Reishi

O chá para Asma de Cogumelo Reishi é uma alternativa natural deveras interessante para aqueles que sofrem com a doença devido as propriedades desintoxicantes e anti-inflamatórias dele. O cogumelo reishi torna-se, nesse sentido, um aliado importante daqueles que querem combater a Asma de forma natural porque seu chá ajuda a minimizar ps sintomas da doença.

O cogumelo é uma planta peculiar e seu chá pode sofrer com o preconceito de uma parcela importante da população, em especial entre os mais conservadores. Apesar de ser real que chás de cogumelo podem ter efeitos colaterais peculiares e, alguns deles, podem ser utilizados como descompiladores entre os jovens, salienta-se que o cogumelo reishi não possui essas propriedades e, portanto, não é um risco para aqueles que farão chás com ele.

Veja aqui como preparar um chá para Asma com o Cogumelo Reishi corretamente.

Ingredientes:

  • 2 litros de água
  • 1 cogumelo reishi

Modo de preparo: Coloque a água em uma panela e inclua o cogumelo no líquido. Deixe o cogumelo submerso na água durante uma noite inteira. Tenha cuidado para não remover a camada que protege o cogumelo nesse procedimento. No dia seguinte, retire o cogumelo da água e ferva a mesma por 10 minutos. Após esse período, desligue o fogo e deixe o chá esfriar para consumo.

Posologia: Beba o chá para Asma de Cogumelo Reishi até duas xícaras por dia.

Observações: Para aqueles que desejam variar, o Cogumelo Reishi pode ser utilizado em sopas e refogados, além do chá. Tome cuidado para não exceder na quantidade, faça uso do Cogumelo Reishi para Asma com moderação.

Contraindicação: Mulheres gestantes e lactantes não devem consumir o chá para Asma de Cogumelo Reishi.

Chá para Asma – Maçã

Chá para Asma - Maçã

Chá para Asma – Maçã

A maçã é uma fruta que possui em sua composição natural uma quantidade significativa de bioflavonoides, o que significa que o chá de maçã atua de forma adequada como anti-inflamatório e anti-histamínico. Por esse motivo, o chá de maçã está entre as alternativas naturais mais indicadas para aqueles que buscam por um chá para Asma.

O chá para Asma de maçã torna as vias respiratórias de seus adeptos mais saudáveis e, com isso, reduz os sintomas da Asma entre aqueles que o consumem adequadamente. Veja aqui como preparar um chá de maçã para Asma de forma adequada e em casa.

Ingredientes:

  • 1 maçã picada
  • 1 xícara de água

Modo de preparo: Misture os pedaços picados da maçã e a água em uma panela e leve ao fogo até que a fruta esteja cozida (Dica: a maçã estará cozida quando for possível amassar os cubos picados de maçã). Assim que os pedaços de maçã estiverem cozidos, desligue o fogo e deixe a bebida amornar para consumir.

Observações: Para aqueles que desejam adoçar o chá, pode-se fazer uso de uma colher de mel no lugar do açúcar. Se você quiser variar, em vez de beber o chá pode comer apenas os pedaços cozidos de maçã. Uma alternativa interessante para aqueles que gostam de maçã, mas não querem beber o chá para Asma de maçã todos os dias é substituir o chá no café da manhã pelo cozimento da maçã no forno com mel. Coma a maçã cozida no café da manhã, de modo que o chá se faz desnecessário e você continua combatendo e protegendo-se da Asma.

Chá para Asma – Limão e Laranja

Chá para Asma - Limão e Laranja

Chá para Asma – Limão e Laranja

Pacientes que sofrem com Asma podem se beneficiar com o consumo de chás com frutas cítricas. Essas frutas, em especial o limão e a laranja, possuem em sua composição natural uma quantidade importante de Vitamina C. Com isso, o chá para Asma de limão com laranja tem efeito antisséptico e melhora a saúde no sistema respiratório dos seus adeptos.

Nesse sentido, o consumo do chá de limão com laranja para Asma está entre as alternativas naturais mais interessantes para aqueles que querem incluir no tratamento uma alternativa não farmacológica.

Veja aqui como preparar um chá de limão com laranja para combater a Asma em casa de forma correta.

Ingredientes:

  • 1 limão em fatias
  • 1 laranja em fatias
  • 1 xícara de água

Modo de preparo: Coloque a água e as frutas fatiadas em uma panela e leve ao fogo durante 3 minutos. Após esse período, desligue o fogo e deixe a bebida amornar. Coe o chá antes de consumir.

Posologia: O chá para Asma de limão com laranja pode ser consumido de duas a três vezes ao longo do dia.

Observações: É possível substituir o açúcar por um colher de sopa de mel, caso deseje adoçar o chá.

Gostou dessas dicas? Já conhecia essas alternativas naturais para combater de forma caseira a Asma? Deixe um comentário e compartilhe essas dicas com seus amigos, familiares e colegas de trabalho que sofrem com a Asma.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email