Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

7 Chás para as Microvarizes

Microvarizes são as aquelas veias mais finas que aparecem em vários locais do corpo. No geral, não oferecem risco a saúde, já que não impedem a circulação do sangue como um todo. No entanto, têm um apelo estético, muitas das vezes, a remoção dessas micro varizes é feita por escleroterpia, a laser ou luz pulsada, aqui, veremos uma forma de preveni-las e mesmo tratá-las.

Alguns cuidados podem ser tomados para evitar que as microvarizes e as próprias varizes apareçam. Muitos deles estão ligados à nosso modo de vida e, com mudanças de hábitos, que nem sempre são fáceis, elas poderão não ser um problema estético nem de saúde.

O sedentarismo, ficar na mesma posição por muito tempo, utilizar sapatos desconfortáveis, fumo e hábitos alimentares estão entre as coisas simples que contribuem para o aparecimento das varizes. Outras podem ajudar, como utilizar meias de compressão e, em caso de mulheres, escolher o anticoncepcional corretamente também é algo a ser feito. Em todo caso, alguns chás podem ajudar bastante, veja as receitas.

Chás para Varizes

Castanha-da-índia

Ela é eficiente para tratar varizes, microvarizes e pernas cansadas

  • 30 gramas de folhas de castanha-da-índia
  • 01 Litro de água

Modo de preparo: Coloque a água para ferver. Quando levantar fervura, desligue e adicione as folhas de castanha-da-índia. Tampe e deixe descansando por 20 minutos. Coe e beba de 2 à 3 xícaras de chá ao dia.

Contraindicações: Não podem consumir a castanha-da-índia: mulheres grávidas ou que estejam em período de amamentação e crianças menores de 8 anos de idade. N]ão pode ser consumida juntamente com medicamentos anticoagulantes; antes ou após procedimentos cirúrgicos, por pessoas com lesões na mucosa digestiva. Pessoas alérgicas à látex e que sofram de problemas intestinais, no fígado ou nos rins também não podem usar a castanha-da-índia.

Chá de laranja

  • Uma laranja pêra
  • Uma xícara e meia de água

Modo de Preparo: Lave bem a laranja pêra e descasque-a. Pegue esta casca e coloque no sol para que percam a umidade. Feito isso, bata as cascas no liquidificador (ou corte em pedaços pequenos). Ferva a água e adicione uma colher de sopa do pó da casca de laranja (ou alguns pedaços cortados, em média 10cm). Deixe abafado por cinco minutos, depois, coe. Beba o chá duas vezes ao dia, após as refeições.

A laranja é excelente para combater as microvarizes

A laranja é excelente para combater as microvarizes

Hamamélis

Esta planta possui duas substâncias: taninos e flavonoides que tratam transtornos circulatórios.

  • 02 gramas de folhas secas
  • 150 ml de água

Coloque a água com as folhas em uma panela e coque ferver por 2 minutos. Quando estiver morno, coe o chá e tome 1 xícara ao dia.

Contraindicações: É contraindicada para mulheres grávidas ou que estejam em período de amamentação. Pessoas que exercem funções onde é necessário muita atenção como motoristas ou operadores de máquina, devem evitar a hamamélis

Aquiléia

É uma planta que alivia as varizes e microvarizes e tem ação cicatrizante.

  • 20 gramas de folhas secas de aquiléia
  • 01 Litro de água

Modo de preparo: Coloque a água e as folhas de aquiléia em uma panela. Quando levantar fervura, desligue o fogo, tampe e deixe descansando por 10 minutos. Beba 1 xícara de chá duas vezes ao dia.

Contraindicações: Não pode ser consumida por mulheres grávidas ou em período de amamentação.

Cavalinha

A cavalinha previne o acúmulo de lipídios, colesterol e endurecimento nas artérias. Seus consumo previne a formação de trombos, varizes e microvarizes.

  • 02 Colheres de chá de cavalinha
  • 01 Litro de água

Modo de preparo: Coloque a água ferver e quando levantar fervura, desligue e acrescente  as folhas de cavalinha. Tampe e deixe descansando por 10 minutos. Coe e tome 2 xícaras de chá ao dia por 1 mês.

Contraindicações: Deve ser evitada por mulheres grávidas ou em períodos de amamentação; pessoas com problemas cardíacos ou com problemas de pressão baixa ou alta pois a cavalinha pode oscilar a pressão arterial. Também é contraindicada por pessoas que tomam medicamentos diuréticos.

Gengibre

O gengibre é uma raiz que tem ação anticoagulante e anti-inflamatória que previne doenças circulatórias e promove saúde para os vasos sanguíneos. Ele também protege as paredes arteriais e combate o acúmulo de lipídios.

  • 02 Pedaços de gengibre fresco
  • 01 Xícara de água
  • 01 Pequena porção de mel e limão

Modo de preparo: Ferva a água e adicione o gengibre. Tampe e deixe descansando por 10 minutos. Adicione mel e limão para melhorar o sabor do chá. Tome 03 xícaras por dia durante duas semanas seguidas.

Contraindicações: Não deve ser consumido por mulheres grávidas pois estimula contrações uterinas que podem provocar aborto. Deve ser evitado por pessoas que querem engodar, pessoas hemofílicas, hipertensos. E o gengibre não pode ser consumido por pessoas que já fazem uso de medicamentos para diabetes ou hipertensão.

Mirtilo seco

O mirtilo é delicioso e além de melhorar a circulação sanguínea das pernas, ele previne o aparecimento de novas varizes e microvarizes.  Como o mirtilo não é produzido aqui no Brasil, e se for é muito caro, você pode encontrar o chá em casas de produtos naturais ou em saquinhos prontos no supermercado.

  • 01 colher de chá de mirtilo seco ou 01 saquinho de chá de mirtilo
  • 01 xícara de chá

Modo de preparo: Coloque a água em uma panela. Quando levantar fervura, acrescente o mirtilo. Tampe e deixe descansando por alguns minutos. Dica: coloque algumas gotas de limão. Tome 2 xícaras de chá ao dia.

Contraindicações: O mirtilo é contra indicado para mulheres que estejam gravidas ou em período de amamentação. Pacientes que tenham problemas estomacais como gastrites e úlceras tanto no estômago como no intestino não podem consumir o mirtilo.

Receitas e benefícios relacionados

Receitas e Naturais em seu email