Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

5 Chás para acabar com catarro

O catarro é uma secreção composta de água, sais minerais e restos de célula.

Muito mais que isso, o catarro é um sintoma incômodo que indica a presença de alguma infecção causada por microorganismos no sistema respiratório.

Nesse artigo você entenderá melhor o que é catarro, qual a sua função no nosso organismo e, ainda, conhecerá cinco chás naturais indicados para aqueles que querem acabar com o catarro de forma natural. Boa leitura!

Catarro – O que é

Catarro - O que é

Catarro – O que é

Diferente do muco natural, que é benéfico para manter o organismo funcionando adequadamente, o catarro é produzido pelos pulmões quando estes querem expulsar bactérias ou células inflamatórias. Por isso, o catarro serve como uma “barreira protetora” que impede que esses organismos indesejados adentrem para outras partes do organismo.

De forma simples, a presença de catarro pode ser considerada uma forma do organismo nos proteger e nos avisar que há algo de errado com a nossa saúde, normalmente associado com o sistema respiratório.

O catarro pode aparecer também na região da garganta, o que vem a dificultar a respiração. Esse muco é produzido pelas glândulas dos brônquios e acaba por se misturar com restos de anticorpos.

Identificando a coloração do catarro

É importante ficar atento para a coloração do catarro, já que geralmente ele deve ser incolor e ralo. Quando o catarro muda de cor, tornando-se branco, amarelado ou verde, é possível que a pessoa esteja desenvolvendo:

  • Gripe
  • Rinite
  • Sinusite
  • Pneumonia

Catarro – Tratamentos naturais

Em geral, tossir já é um mecanismo eficiente para a eliminação de catarro. Entretanto, em alguns casos um tratamento complementar é necessário, seja feito através de ervas e plantas medicinais, por vaporização dos pulmões ou por outros tipos de medicamento.

É importante lembrar que o acompanhamento médico é sempre essencial para que o diagnóstico, tratamento e acompanhamento adequados sejam efetivamente realizados.

Veja alguns dos tratamentos indicados para solucionar o problema do catarro:

  • Xarope
  • Suco
  • Nebulização
  • Inalação de óleos essenciais
  • Beber bastante água

Alguns chás são também muito eficientes para acabar com o catarro. Veja a lista dos cinco chás mais interessantes para aqueles que sofrem com catarro e não desejam recorrer a medicamentos farmacológicos.

Chá de Vassourinha

Chá de Vassourinha

Chá de Vassourinha

O Chá de Vassourinha é um poderoso expectorante.

Para preparar o chá de Vassourinha basta ferver 10 gramas da planta em meio litro de água. Após deixar descansar e amornar, é só adoçar (caso seja de sua preferência) e consumir.

É indicado o uso do Chá de Vassourinha por pelo menos três vezes ao dia, de preferência antes das refeições.

Chá de Hibisco

Chá de Hibisco

Chá de Hibisco

O Chá de Hibisco é um poderoso anti-inflamatório e antibacteriano.

Para prepará-lo, leve um litro de água ao fogo. Quando a água começar a ferver, adicione duas colheres de sopa de hibisco seco. Deixe o hibisco em infusão por pelo menos cinco minutos e coe em seguida. Quanto atingir uma temperatura agradável é só consumi-lo.

Chá de Gengibre

Chá de Gengibre

Chá de Gengibre

O Gengibre, além de possuir propriedades expectorantes, ajuda a diminuir a incidência da tosse.

Para o Chá de Gengibre, basta ferver um centímetro de gengibre para cada xícara de chá de água. Na preparação do chá ainda se pode acrescentar outras substâncias que atribuem sabor e eficácia à preparação, como:

  • Equináceas
  • Canela
  • Mel

Chá de Erva-Doce

Chá de Erva-Doce

Chá de Erva-Doce

Assim como os chás de gengibre e vassourinha, o Chá de Erva Doce é um poderoso expectorante.

Indica-se tomar três vezes ao dia a mistura que leva uma colher de chá de erva-doce para cada xícara de água fervente.

Chá de funcho

Chá de funcho

Chá de funcho

O Chá de funcho é, além de expectorante, um potente diurético.

Seguindo a receita dos outros chás, para prepará-lo basta ferver uma colher de funcho em uma xícara de água fervente. Depois, é só coar e consumi-lo quando estiver em uma temperatura morna ou agradável ao paladar.

O que achou dessas dicas? Você já conhecia a função do catarro para o nosso organismo? E sabia quais os melhores tratamentos naturais para resolver esse problema incômodo? Faça seu comentário e envie essa dica para os amigos e familiares que sofrem com gripes e com catarro.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email