Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

5 Chás para a Má Digestão

A má digestão não é considerada uma doença nem um problema grave de saúde. Entretanto, o mal estar que esta causa é suficiente para desanimar qualquer um. Entre os principais sintomas negativos da má digestão estão: Sensação de inchaço na barriga, Arrotos frequentes e involuntários e Dores de cabeça.

Fazer uso da medicina alternativa e consumir chás caseiros e calmantes está entre as opções mais populares para aqueles que precisam evitar ou eliminar a má digestão de forma rápida e não querem recorrer as consultas médicas ou aos medicamentos farmacológicos.

Veja aqui a receita de 4 excelentes chás naturais para combater a má digestão. Boa leitura!

Chá de carqueja

Com propriedades medicinais importantes para o tratamento de problemas associados ao sistema de digestão e ao intestino, o chá de carqueja é uma excelente opção para aqueles que desejam curar a má digestão. Encontrada facilmente em qualquer jardim, ela está entre as plantas com acesso mais facilitado.

Chá de carqueja para a má digestão

Chá de carqueja para a má digestão

Ingredientes:

  • 20 gramas de carqueja picada
  • 1 litro de água

Modo de preparo: Ferva a água e, após, desligue o fogo. Com a água fervida inclua os 20 gramas de carqueja e feche o recipiente com uma tampa por 10 minutos ou mais. Deixe o líquido esfriar para coar e beber.

Chá de boldo

Chá de boldo para má digestão

Chá de boldo para má digestão

O boldo é uma planta medicinal que estimula o fígado a metabolizar gorduras e, por esse motivo, é excelente para casos de má digestão advindos de refeições muito pesadas ou gordurosas. O chá de boldo torna as gorduras menores e, por isso, mais fáceis de serem metabolizadas pelo organismo.

Ingredientes:

  • 10 gramas de folhas de boldo
  • 500 ml de água

Modo de preparo: Ferva a água e desligue o fogo. Acrescenta o boldo na água fervida, feche a tampa do recipiente e aguarde 10 minutos, no mínimo. Assim que a mistura esfriar, coe e beba.

O chá de boldo pode ser consumido logo que os sintomas da má digestão surgirem ou, ainda, pode ser bebido ao fim da refeição. Tomar chá de boldo depois da refeição tem ação preventiva, ou seja, evita que os possíveis problemas de má digestão se façam presentes.

Chá de erva-doce

Chá de erva-doce para má digestão

Chá de erva-doce para má digestão

A erva-doce está entre as plantas mais interessantes para combater a má digestão. Isso porque a mesma possui ação estimulante na produção de fluidos intestinais. Em outra palavras, o chá de erva-doce estimula o sistema de digestão, o que alivia sintomas de inchaço ou estufamento no estômago. O chá de erva-doce também costuma reduzir a dor gástrica e os arrotos frequentes e involuntários.

Ingredientes:

  • 1 colher de erva-doce
  • 1 xícara de água

Modo de preparo: Ferva a água e desligue o fogo. Adicione a erva-doce na água fervente e deixe a mistura repousar por 10 minutos ao mais, com a tampa do recipiente fechada. Assim que o chá esfriar, coe e beba.

Assim como no caso do chá de boldo, você pode beber o chá de erva-doce para reduzir os efeitos da má digestão ou de forma preventiva, após as refeições mais pesadas.

Chá de hortelã-pimenta

Chá de hortelã-pimenta para má digestão

Chá de hortelã-pimenta para má digestão

Com ação digestiva e antiespasmódica, e hortelã-pimenta é uma planta bastante interessante para aqueles que desejam equilibrar quaisquer mal estares associados ao processo digestivo. O chá de hortelã-pimenta também alivia dores intestinais e acúmulo de gases inconvenientes.

Ingredientes:

  • 1 colher de folhas de hortelã-pimenta
  • 100 ml de água

Modo de preparo: Ferver a água, desligar e fogo e acrescentar as folhas de hortelã-pimenta. Tampar o recipiente e deixar a mistura agir por 10 minutos ou mais. Beba o chá antes e depois das refeições, esse cuidado preventivo garantirá que os sintomas de má digestão não se apresentem.

Chá de macela

A macela é uma planta que possui ação calmante e digestiva, o que faz do chá de macela é excelente alternativa natural para aqueles que sofrem com má digestão e desejam combatê-la. Amplamente difundida no Brasil, a macela está entre as plantas mais facilmente encontradas, assim como a carqueja.

Conhecida como uma das plantas com maiores benefícios para a saúde física e mental, a macela pode ser consumida diariamente sem efeitos colaterais significativos.

Ingredientes:

  • 10 gramas de flores de macela
  • 1 xícara de água

Modo de preparo: Ferver a água e desligar o fogo. Adicionar as flores de macela na água ainda fervente e tampar o recipiente para que a mistura aja por 10 minutos ou mais. Assim que o líquido esfriar, coe e beba.

Lembrete importante!

Considerando que o objetivo desses chás é tratar a má digestão, é fundamental que os mesmos sejam consumidos de forma natural. Isso quer dizer que deve ser evitado a utilização de açúcar, mel ou adoçantes de qualquer tipo. Esses produtos costumam pesar no estômago e dificultar, ainda mais, a boa digestão do sistema.

Siga as receitas apresentadas acima e mistura na bebida apenas água quente com o chá de sua preferência.

Conclusão

Além do consumo de chás naturais, existem alguns pequenos cuidados que podem ser tomados para prevenir problemas de digestão. Os cuidados mais comuns e mais indicados por nutricionistas e médicos costumam ser:

  • Faça refeições leves e equilibradas
  • Coma devagar, os alimentos não vão fugir
  • Mastigue bem os  alimentos, triturar os ingredientes corretamente auxilia na digestão e na captura adequada dos nutrientes no nosso organismo

O que achou do conteúdo? Que tal deixar um comentário e compartilhar a sua opinião conosco?

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email