Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Quais Tratamentos Naturais Usar para Dor nas Pernas?

As dores nas pernas são comuns e podem incomodar bastante. As causas são variáveis, podendo estar relacionadas com problemas de coluna, desgastes ósseos, dores musculares e até mesmo o inchaço. Por isso, é difícil tratar a dor na pernas sem saber quais são as suas causas. Comumente, os médicos podem receitar medicamentos variados, que tratam as dores e também suas causas. Porém, nem todos gostam de utilizar remédios, principalmente devido às suas contra-indicações.

Para dores que surgem no final do dia, depois de andar muito ou ficar em pé por mais tempo, alguns tratamentos caseiros são bem eficazes e, claro, mais baratos. Ainda, uma grande vantagem é que estes tratamentos, por serem naturais, impactam menos o organismo. Abaixo, saiba mais sobre alguns tratamento caseiros para tratar as dores nas pernas.

Tratamentos para dores nas pernas

Chá de Cavalinha

Quando as pernas estão inchadas e pesadas, o mais provável é que você esteja sofrendo com a retenção de líquidos. Isto pode ser ocasionado por muito esforço, dentre outras questões. Nesse caso, o uso de chás diuréticos pode ser a melhor opção.

Essas receitas estimulam a eliminação dos líquidos acumulados pelo organismo, combatendo o inchaço e a sensação de peso nas pernas.

Ingredientes:

  • 1 colher de sobremesa de cavalinha
  • 1 xícara de chá de água fervente

Modo de preparo: Leve a água pra ferver e desligue, depois de começar a borbulhar. Junte a cavalinha, deixe o chá descansar por cerca de 10 minutos e tome em seguida. O consumo diário do chá vai ajudar a reduzir a dor causada pela retenção de líquidos.

Cavalinha

Cavalinha

Semente de Feno-Grego

Outra boa opção para aliviar as dores nas pernas é a semente de feno-grego. Por conter sais minerais como ferro, cálcio, além de vitaminas A e C, o produto natural traz vários benefícios para o organismo. Além disso, a presença de uma substâncias conhecida como diosgenina garante a ação anti-inflamatória da semente. Assim, seu consumo é ideal para melhorar as dores causadas por processos inflamatórios.

Ingredientes:

  • 1 colher (chá) do pó de semente de feno-grego
  • 1 copo de água

Modo de preparo: Depois de misturar bem, tome a bebida. O ideal é tomá-la todos os dias pela manhã. Com o uso frequente, você sentirá menos dor nas pernas e na panturrilha.

Compressa de Vinagre

O vinagre de maçã é um ótimo produto natural para atenuar as dores nos músculos. Ele contém vários aminoácidos e enzimas que atuam sobre a dor. A dica é sempre usar o vinagre de maçã orgânico, que contém todos as substâncias benéficas.

Para aliviar a dor, umedeça um tecido grosso, como uma toalha, em um punhado de vinagre, aperte para retirar o excesso e aplique sobre a região dolorida. Você perceberá o alívio depois de algum tempo de aplicação. Faça a compressa de 2 a 3 vezes por dia enquanto a dor persistir.

Óleo de cravo

A última dica é a aplicação do óleo essencial de cravo. Esse produto é muito para melhorar a dor nas pernas quando ela é causada por cãibras ou distensões. Basta aplicar algumas gotas do óleo sobre a parte mais dolorida, espalhar com as mãos e ir massageando delicadamente para que a pele absorva. O óleo tem ação anti-inflamatória e também analgésica.

Óleo de angico ou ricino

Muitas vezes, as dores nas pernas podem estar relacionadas à má circulação sanguínea. E, como os óleos de angico e ricino estimulam a circulação sanguínea, eles podem diminuir as dores.

Ingredientes:

  • 1 bacia com água morna
  • 15 ml do óleo escolhido

Modo de preparo: Coloque o óleo na água e insira os seus pés na bacia. Com as mãos, pegue um pouco da água e vá jogando-a na perna e esfregando-a, com movimentos firmes.

Como prevenir as dores nas pernas?

Primeiro, para prevenir as dores nas pernas, é preciso tomar muita água, para aumentar a circulação sanguínea. Também, evite ficar em pé por períodos muito longos, sempre sentando-se durante curtos intervalos de tempo.

Ainda, caso tenha muitas dores, tente utilizar uma meia de compressão durante algumas horas do dia, para realizar uma compressão maior e evitar as dores.

Receitas e Naturais em seu email