Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Zedoária para Mau Hálito, Problemas Estomacais e Intestinais

A zedoária, da família da cúrcuma, é uma planta medicinal conhecida há vários séculos. Ela é nativa do sul da Ásia, e também pode ser chamada de cúrcuma branca e kentjur. A zedoária foi comumente utilizada, por muito tempo, na alimentação, pois seu interior possui uma fragrância doce, como da manga, mas o gosto semelhante ao do gengibre. Na indonésia, este ingrediente é moído e adicionado ao curry branco. Porém, pode ter diversos usos.

Ademais, além de poder ser usado como um alimento, estudos comprovam seu desempenho como protetora do fígado e da vesícula biliar. Ela também é indicada para tratar mau halito, bronquite catarral, psoríase, feridas e má circulação. Veja como preparar o chá com o rizoma da zedoária para aproveitar todos os seus benefícios para a saúde.

Receita

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) do rizoma de zedoária
  • 1 litro de água

Modo de Preparo: Para extrair as substâncias ativas do rizoma, é necessário preparar uma decocção. O rizoma é a parte de dentro da zedoária. Para tanto, coloque os pedaços na água e leve ao fogo. Assim que entrar em ebulição, deixe cozinhar por 10 minutos. Depois retire do fogo, tampe e mantenha abafado por mais 10 minutos. Coe e reserve.

Beba de 3 a 4 xícaras por dia nos casos de problemas de fígado, vesícula biliar ou desfunção renal. O chá também pode ser usado para limpar e cicatrizar feridas, devendo ser usado diretamente sobre área, morno ou frio, em compressas de pano.

Saiba como utilizar a zedoária.

A zedoária é uma planta que pode ser utilizada no tratamento de mau hálito, problemas estomacais e intestinais.

Benefícios e tratamentos

Como mencionamos, a zedoária é uma planta do gênero Curcuma, e é nativa do sul da Ásia e sudeste da Ásia. Porém, hoje em dia a zedoária já se popularizou em diversos outros locais, sendo comercializada no mundo inteiro. Apesar de seu uso como alimento no Ocidente ser muito raro, no Oriente a zedoária é utilizada em temperos, molhos e caldos. No Ocidente, ela é usualmente substituída pelo açafrão ou gengibre.

Ainda, a zedoária possui diversos benefícios médicos. Ela atua, principalmente, no trato gastrointestinal, auxiliando na digestão, protegendo o fígado e a vesícula biliar, além de evitar e tratar o mau hálito, seja este intestinal ou não. A cúrcuma branca, como também é chamada, também é eficaz, porém com menos intensidade, para combater infecções, dores, doenças de pele e ciclo menstrual irregular.

Devemos mencionar que o chá deve ser evitado por mulheres grávidas, pois pode levar ao aborto. O consumo em excesso causa intoxicação e alterações no sistema nervoso.

A zedoária não é utilizada somente para a produção de chás, mas também em perfumarias, sabões e tônicos amargos. O seu preparo depende de qual será o seu uso. Por exemplo, para tratamento de doenças de pele, pode-se usar os tônicos, embebido em algodões.

Esta planta é apenas uma das opções, mas existem diversas outras plantas que podem tratar os mau hálito, complicações estomacais e intestinais. Para o primeiro problema citado, por exemplo, o cravo, canela, feno-grego, erva-doce, bicarbonato de sódio, suco de limão, vinagre de maçã, chá verde, chá preto, salsa e óleo de hortelã.

O mau hálito pode ser ocasionado tanto por problemas estomacais como também por questões na própria boca do indivíduo, como falta de asseio ou bactérias. Logo, é preciso escolher o tratamento de acordo com o motivo que causa o sintoma. A zedoária é recomendada para tratar mau hálito que advém de problemas no estômago.

Para incômodos estomacais pode-se usar chá de malva, de hortelã-pimenta, de camomila, de guaco, de boldo e também o chá de sementes de melão, dentre outros. Tome-os com frequência, mas sem exagero, para que assim possa eliminar os problemas. É recomendado também, para problemas de estômago, que seja mantida uma alimentação equilibrada. Assim, o tratamento será feito em conjunto.

Ademais, para mau hálito, escove os dentes muito bem e passe fio dental sempre, todos os dias, para que a higienização seja feita de forma adequada.

Receitas e Naturais em seu email