Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Pariparoba para Cólicas Digestivas

A Pariparoba, que possui o nome científico Pothomorphe umbellata, é uma planta nativa de terras brasileiras. Suas características medicinais são amplamente utilizadas por povos indígenas desde antes do descobrimento do Brasil. Sendo uma planta muito conhecida entre os povos Tupis, a Pariparoba também recebeu os nomes de Capeba, Catajé, Malvarisco e Manjerioba.

A Pariparoba é utilizada pelos povos indígenas, em especial pelos Tupis, desde antes da colonização. Trata-se de uma planta arbustiva, de porte médio e capaz de alcançar até 1,5 metros de altura. As partes para o consumo humano seguro são as folhas, caule e raiz. Por seus benefícios à saúde humana, a Pariparoba é utilizada por populações indígenas e na medicina caseira brasileira há séculos. Seu histórico de utilização remonta aos tempos anteriores à colonização portuguesa das terras brasileiras. Esta planta é muito utilizada para amenizar as cólicas digestivas, e por isso iremos falar sobre uma receita de chá de Pariparoba.

Receita

Como mencionamos, o chá da Pariparoba pode ser utilizado para combater uma série de problemas da saúde humana. Os principais fatores de ação da planta estão no sistema digestiva. A receita de chá que nós separamos exclusivamente para você é capaz de combater a má digestão, cólicas e intestino indisposto.

Ingredientes:

  • 4 mg de folhas de Pariparoba picadas (uma colher de sobremesa)
  • Uma xícara de chá de água fervente
  • Uma xícara vazia
  • Um pano limpo

Modo de Preparo: Primeiro, adicione as folhas de Pariparoba à água fervente, e cubra a xícara com o pano. Deixe abafar por dez minuto e depois mova o chá para uma xícara vazia, para coar as folhas. Beba duas xícaras do chá de Pariparoba no dia. O ideal é que uma xícara seja consumida pela manhã e outra antes do almoço.

Conheça a Pariparoba

A Pariparoba, além de ser uma planta que pode amenizar as dores estomacais, também possui diversas outras propriedades comprovadas cientificamente.

Propriedades Medicinais da Pariparoba

Muito utilizada na medicina indígena, a Pariparoba possui como propriedades antiblenorrágica, antimalárica, vermífuga e anti-inflamatória. O chá de sua raíz e folhas é capaz de regular as funções estomacais, hepáticas, estimular a digestão e ainda funcionar como diurético.

Mas suas propriedades medicinais não param por aí, pois misturas à base do caule e folhas da Pariparoba são utilizadas para aliviar febres e problemas respiratórios. O creme à base das folhas é utilizado em queimaduras leves, dores de cabeça e dermatites.

A essência desta planta também é utilizada na fabricação de xampus, sendo responsável por garantir brilhos aos cabelos. Há também pesquisas que investigam a utilização da Pariparoba no combate a alguns tipos de câncer, como o Melanoma. Estes fatores fazem com que parte da população considere a Pariparoba uma verdadeira panaceia.

Ademais, a Pariparoba fortalece o fígado, pâncreas e baço, protege a pele dos raios UV solares, é antimalárica, antiofídica, reduz as placas de colesterol nas artérias, é antioxidante, regenera a elastina, dentre outros usos que foram comprovados cientificamente.

É importante mencionar que cada parte da Pariparoba possui uma ação específica, e que comumente são utilizadas as folhas, caules e raízes. Quanto às folhas e caules, eles têm ação diurética, hepatoprotetora, digestiva. Já as raízes são febrífugas.

Por ser uma substância natural, de origem vegetal, é comum pensar-se que a Pariparoba pode ser consumida sem maiores cuidados. Existem alguns fatos, entretanto, aos é preciso se estar atento. É importante lembrar que a planta não deve ser ingerida por crianças menores de seis anos, exceto sob prescrição pediátrica clara, mulheres grávidas e lactantes.

Para utilizar a Pariparoba como tônico e estimulante, é recomendado usar 2 colheres de sopa das raízes e folhas picadas com 1 garrafa de vinho branco seco. Deixe a mistura de molho e agindo por cerca de 8 dias e coe. Pode-se tomar 1 copo, antes da janta ou almoço.

Já a receita para tratar gripes envolve 1 colher de sopa das folhas e caules picados, 1 xícara de água fervida e 2 xícaras de café de açúcar cristal. Leve a mistura no fogo brando, e deixe o açúcar dissolver totalmente. Tome 1 colher da mistura, cerca de 2 a 3 vezes ao dia.

Receitas e Naturais em seu email