Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Oliveira – Receita e Benefícios

Muitas pessoas aderem em suas dietas os chás, afim de acelerarem a perda de peso. Esta prática deve ser feito de modo controlada por um nutricionista, pois alguns chás, em excesso, são perigosos. Um dos chás muito famosos neste processo de emagrecimento, e também popular devido às suas outras propriedades medicinais, é o chá de oliveira.

A oliveira é uma planta que produz as azeitonas, e sua origem remete à Grécia Antiga. A oliveira é um poderoso anti-inflamatório e antioxidante, além de também ser um hepatoprotetor. Conheça abaixo a receita do chá e ainda os benefícios que a oliveira pode trazer à saúde.

Receita Chá de Oliveira

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • 1 punhado (o bastante para encher uma mão) de folhas de oliveira

Modo de Preparo: Primeiramente, ferva a água. Depois adicione as folhas e deixe cozinhar por 1 minuto. Desligue o fogo, tampe o recipiente e espere esfriar para coar a bebida. É recomendado não adoçar, mas caso queira, coloque pouco açúcar. Tome de 3 a 4 xícaras do chá de oliveira entre as refeições principais.

Benefícios do Chá

A oliveira é uma árvore da família oleáceas. É muito conhecida por produzir as azeitonas, com as quais são feitas os azeites. Elas são plantas de porte médio, com troncos retorcidos e grossos. As oliveiras são oriundas da Grécia Antiga, e se tornaram muito populares da região do Mar Mediterrâneo.

Oliveira

O chá de oliveira contém poderosos antioxidantes.

A mitologia grega tem uma história específica para explicar o surgimento das oliveiras. Conta-se que estava acontecendo um disputa entre os deuses para conquistarem as terras de Atenas. Poseidon, o deus dos mares, fez surgir um cavalo forte como oferenda. Já a deusa Atenas criou a oliveira, uma árvore capaz de produzir o azeite, um óleo para iluminar a noite e também ajudar enfermos, além de também fornecer a azeitona, alimento com muito sabor e nutrientes.

Hoje em dia, as azeitonas e o azeite são os produtos derivados da oliveira que são mais comuns e fáceis de serem achados. Hoje existem diversos tipos de azeite, produzidos com os mais variados processos. Porém, apesar de não ser tão comum, as folhas de oliveira podem ser encontradas em ervanários, farmácias especializadas e lojas de produtos naturais.

O chá de folhas de oliveira, também conhecido como chá de azeitona, é um excelente emagrecedor. Muitos consideram a folha da oliveira mais eficiente que a Camellia sinensis na perda de peso. A erva contém 4 vezes mais sais minerais – potássio, magnésio, manganês, fósforo, selênio, cobre e zinco – que o chá verde. Esses nutrientes fazem com que a oliveira acelere o metabolismo, além de atuar como um poderoso antioxidante.

Um estudo realizado pela Universidade Metodista de Piracicaba analisou os efeitos emagrecedores das folhas da oliveira. Os resultados revelaram que o consumo do chá, acompanhado de uma dieta equilibrada, ajuda a reduzir o peso e a gordura abdominal. A ingestão diária de 3 a 4 xícaras da bebida durante um mês pode promover a perda de até 6 quilos e 10% da circunferência do abdômen.

Apesar de muitas pessoas utilizarem o chá de oliveira sem descrição para emagrecimento é importante ressaltar que deve-se ter um acompanhamento de um profissional no processo. Qualquer chá em excesso pode ocasionar problemas para a saúde.

A oliveira possui um componente chamado de oleuopeína, que é um antioxidante capaz de aumentar o número e também a atividade dos osteoblastos, que são células geradoras dos ossos. Além disso, os prostaglandinas e leucotrienos são substâncias que estimulam a propriedade anti-inflamatória da oliveira.

Como mencionado, a planta possui substâncias antioxidantes. Estas previnem o envelhecimento precoce, eliminando os radicais livres que prejudicam as células. O hidroxindasol, presente na oliveira, é um antioxidante mais poderosos ainda do que a própria vitamina C. Então, além de prevenir o envelhecimento, as propriedades antioxidantes, junto às anti-inflamatórias, evitam a oxidação do colesterol, protegendo o coração.

Ademais, o chá de oliveira tem a capacidade de estimular o relaxamento das artérias e a microcirculação. Ainda, impede que o fígado acumule gordura, evitando diversos tipos de doenças.

Portanto, caso queira um chá para acelerar o seu metabolismo, manter uma boa saúde cardíaca, manter a pele jovem e ainda auxiliar no processo de emagrecimento, o chá de oliveira é ideal. Porém, não o consuma em excesso.

Receitas e Naturais em seu email