Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Maracujá

O maracujá é uma fruta de sabor forte, picante e muito aromática e além de ser utilizado na culinária, serve também para curar muitas doenças.

Para além de suas propriedades calmantes, ele é excelente para quem tem problemas de úlceras e gastrite; se você sofre desse problema, confira agora como fazer o chá de maracujá para um tratamento muito eficaz e natural:

Ingredientes:

  • Uma xícara de chá de água
  • Uma colher de flores de maracujá picadas
  • Uma colher de sopa de folhas de maracujá picadas

Como fazer:  Coloque para ferver a xícara de chá de água. Separe a colher de sopa de flores de maracujá picado e também a colher de sopa de folhas de maracujá picado. Por fim, adicione os ingredientes à agua, aguarde ferver um pouco e depois deixe amornar. Na sequência, coe.

Tome o chá de maracujá três vezes ao dia: pela manhã ao levantar, antes do almoço e antes do jantar. O chá de folhas de maracujá também pode ser tomado durante o dia gelado como um suco; você pode tomar a hora que preferir.  O maracujá tem grande quantidade de vitaminas A, B e C e por conter muitas fibras, auxilia na manutenção e boa saúde da flora intestinal.

flor de maracuja

A flor de Maracujá pode ser utilizada em chás.

O que são úlcera e gastrite

A gastrite é uma inflamação no revestimento do estômago que costuma incomodar quando comemos ou bebemos algo ou então aumenta a acidez do estômago. Essa doença pode ser causada por fatores de estresse, problemas no sistema nervoso, tabagismo ou variadas bebidas alcoólicas e o café, por exemplo.

Já a úlcera é uma inflamação que evolui para feridas abertas na mucosa estomacal ou no duodeno. O estômago produz o ácido clorídrico, essencial para ajudar na absorção dos alimentos e aproveitamento dos nutrientes. É durante o processo realizado por esse ácido no estômago que a úlcera é formada.

O motivo da evolução do problema é que aumenta a quantidade dessa substância no órgão, transformando o que era uma inflamação, em lesões sérias em forma de feridas muito dolorosas. O chá das folhas do maracujá é um excelente e imbatível aliado para curar gastrite e úlcera estomacal.

Benefícios do Maracujá

A planta do maracujá é conhecida como passiflora, cresce em forma de trepadeira e também tem o nome de flor da paixão. Quando fala-se em maracujá, a primeira coisa que nos vem à cabeça é o efeito relaxante que ele tem, além desse benefício, o chá do maracujá também é ótimo para depressão, insônia, ansiedade e estresse. O chá das folhas do maracujá se usadas combinando com outros ingredientes específicos, pode combater com eficácia o vício em drogas e alcoolismo, isso segundo pesquisas de especialistas.

A explicação é que nas folhas do fruto, tem substância que quando ingerimos seu chá, agem poderosamente no sistema nervoso, relaxando o corpo e evitando a excitação nervosa, o principal combustível para esses vícios. O chá das folhas do maracujá também tem poder analgésico, anti-inflamatório e combate desconfortos e dores em certas partes do nosso corpo.

Também é muito recomendado para mulheres que já iniciaram o processo de menopausa, amenizando os sintomas de calorão. É benéfico para pessoas que sofrem com pressão alta e aumenta a disposição. Devido ao fato de ser um eficiente e poderoso antioxidante, o chá de maracujá consegue prevenir o envelhecimento precoce e combate a anemia por ser rico em ferro.

Os benefícios do chá das folhas do maracujá, não param por aqui. Ele também auxilia no combate contra vermes em crianças, equilibra as taxas de colesterol e açúcar no sangue, além de prevenir que pessoas possam ter a diabetes tipo 2, auxilia os que já tem a doença normalizar os níveis de glicose já que possui insulina em sua composição.

O chá também alivia dores menstruais e diminui o episódio de cólicas. Como já vimos acima, ele tem ação calmante e até sedativa para acalmar e relaxar. Acaba com toda hiperatividade de crianças, age no sistema nervoso, tirando toda a inquietação, agitação, nervosismo e auxilia no tratamento de enxaquecas.

Outro benefício maravilhoso do chá das folhas de maracujá é o alívio de espasmos, dores e rigidez muscular pois relaxa o corpo em um todo, principalmente os músculos. Ele é excelente para quem sofre do Mal de Parkinson pois diminui os tremores, provenientes da doença.

As folhas do maracujá possuem ação diurética e o chá feito delas, é considerado um amigo do coração pois relaxa os vasos sanguíneos, promovendo mais saúde cardíaca. As sementes do fruto produzem ácidos graxos, que é considerado uma gordura boa para o coração também.

Receitas e benefícios relacionados

Receitas e Naturais em seu email