Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Maçã Com Canela e Gengibre para Emagrecer e Ter Energia

Com o cotidiano corrido, é fácil acordar sem energia e com um cansaço persistente. Para combater estes sintomas, muitas pessoas utilizam suplementos, que lhes dão mais energia para realizar as suas atividades diárias, ou o café. Entretanto, a cafeína, presente nestes suplementos e também na bebida, pode trazer malefícios caso seu consumo seja excessivo. A cafeína pode causar irritabilidade, insônia, dores de estômago, tremores, dependência, dentre outros sintomas. Visto isso, que tal trocar esta por outra bebida estimulante, sem esta substância?

O chá de maçã, com canela e gengibre, é uma bebida que confere muita energia a quem a toma. A canela e o gengibre são substâncias estimulantes, que aceleram o metabolismo. Ainda, além de auxiliar na manutenção da energia corporal e acelerar o metabolismo, este chá causa uma sensação de saciedade, incentivando os processos de emagrecimento.

Receita

Ingredientes:

  • 3 maçãs vermelhas
  • 1 pau de canela
  • 2 colheres (chá) de gengibre ralado
  • 1 litro de água

Modo de Preparo: Primeiramente, lave bem as maçãs com a ajuda de uma escovinha para alimentos. Depois, retire os cabinhos e corte-as em cubos de tamanho médio. Descasque o gengibre e rale no ralador grosso a quantidade necessária para o preparo do chá.

Coloque a água em um panela ou chaleira (de preferência que não seja de alumínio). Acrescente os demais ingredientes. Leve ao fogo e espere ferver. Depois que formarem as primeiras borbulhas, abaixe o fogo, tampe e deixe cozinhando por 5 minutos. Desligue e mantenha abafado por mais 5 minutos. Depois coe e tome quente ou morno.

Conheça os benefícios do chá de maçã.

O chá de maçã com canela e gengibre é benéfico para o processo de emagrecimento e também é um estimulante.

Se for tomar o  chá para ajudar no emagrecimento, beba pequenas porções durante o dia até terminar toda a quantidade preparada. O ideal é tomar o chá 30 minutos antes ou 30 minutos depois das refeições principais. O chá pode ser consumido morno ou frio, sempre sem adoçar.

Precauções: A canela e o gengibre são estimulantes e, por isso, não devem ser consumidos durante a noite para não perturbar o sono. A receita não deve ser consumida por mulheres grávidas, pois pode ter efeito abortivo. O uso em excesso pode causar reações como dor de cabeça, enjoo e agitação.

Benefícios

A maçã contém alto teor de pectinas em sua casca e polpa. Essas fibras, do tipo solúvel, são excelentes para a manutenção do peso porque prolongam a sensação de saciedade e dificultam a absorção de gorduras durante a digestão. Assim, você sentirá menos necessidade comer ao longo do dia e ainda eliminará parte das gorduras consumidas.

A canela tem efeito termogênico, ou seja, acelera o metabolismo. Além disso, pesquisas mostram que ela regula os índices de glicose no sangue, evitando os picos glicêmicos. Com esse processo, a produção de insulina fica mais equilibrada, o que interfere diretamente no acúmulo de gordura pelo organismo.

O gengibre também é termogênico. Ele eleva a temperatura do organismo, exigindo mais do sistema metabólico. Estudos mostram que o gasto calórico com o consumo do gengibre pode ser até 10% maior. A raiz também é ótima para melhorar a digestão e tem efeito anti-inflamatório.

Em relação ao processo de emagrecimento, todos os ingredientes agem em conjunto. Enquanto o gengibre e a canela aceleram o metabolismo, a maçã causa uma sensação de saciedade. Logo, se alimentando menos e com o corpo queimando mais calorias, o emagrecimento ocorre de forma mais eficiente e rápida.

É recomendado que este chá seja tomado logo de manhã, para conferir ao indivíduo uma sensação quase instantânea de despertar. Ademais, pode-se também utiliza-lo como pré-treino, juntamente com outro alimento. Este chá possui poucas calorias, então não é recomendado que somente ele seja consumido antes de se realizar exercícios. A bebida pode ser combinada com uma fruta, ovos, omeletes, etc.

Ademais, outras plantas também possuem efeito estimulante, como a alfarroba, limão, alcaçuz, linhaça, hortelã, etc. Ou seja, são infinitas possibilidades para servirem de alternativa à cafeína, conferindo muito mais saúde ao indivíduo.

Receitas e Naturais em seu email