Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Hortelã e Camomila Para Digestão

Depois de um churrasco, uma feijoada ou a ingestão de uma maior quantidade de alimentos é comum sentir a sensação de extrema saciedade ou até mesmo um desconforto pós refeição. Para aliviar esses sintomas existem vários medicamentos disponíveis no mercado que se propõem a essa função, porém, há recursos naturais que oferecem o mesmo resultado sem sair de casa ou mexer no bolso.

É o caso do chá que combina hortelã e a camomila e é muito indicado para quem está com problemas de digestão. Ambas as plantas possuem propriedades medicinais que atuam no sistema digestivo, aliviando a sensação de mal e favorecendo a digestão dos alimentos. É que o hortelã é rico em propriedades terapêuticas que vão desde uma ação tônica para limpeza do organismo como um todo até as funções analgésica, antisséptica, anti-inflamatória e anestésica que tratam dores abdominais e cólica intestinais, além de prevenir a formação de flatulências.

A camomila por sua vez, é uma erva de forte poder calmante, sendo capaz de aliviar as contrações do estômago e a formação de ácidos que provocam a azia. A planta também estimula o apetite, intensificando a produção de substâncias que auxiliam no processo de digestão. Além de aliviar crises nervosas, o estresse e desintoxicar o fígado e outros órgãos, que ficam mais propensos a absorção de nutrientes, agilizando a metabolização dos alimentos.

As propriedades terapêuticas de ambas as plantas, quando combinadas, atuam juntas para a produção de um chá digestivo. Para levar todos esses benefícios ao seu organismo, durante um episódio de desconforto, basta conferir a receita abaixo e ficar atento as dicas de consumo e preparo do chá. Confira!

Hortelã

Hortelã in natura

Chá de Hortelã e Camomila para a Digestão

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de folhas frescas de hortelã
  • 1 colher (sopa) de folhas frescas de camomila
  • 2 xícaras (chá) de água

Modo de Preparo: Coloque uma panela, coloque a água e leve ao fogo para ferver. Assim que entrar em ebulição, desligue a chama e acrescente as ervas frescas. Em seguida, tampe a panela com um pano limpo e mantenha abafado por cerca de 10 minutos. Depois coe e reserve para que a bebida seja consumida ao longo do dia.

Posologia: O mais indicado é tomar uma xícara de chá da mistura, sempre após as principais refeições. Ou seja, café da manhã, almoço e jantar. Desta forma, não é necessário esperar a chegada do desconforto para iniciar o tratamento. O chá irá atuar como um preventivo ao mesmo também que cura os sintomas que provocam o desconforto.

Cuidados: Gestantes, lactantes e pessoas com enxaqueca crônica devem evitar o uso da camomila. Algumas pessoas costumam apresentar reações adversas ao uso da camomila, por serem alérgicas ou intolerante as demais propriedades da planta. Por isso, ambas as ervas devem ser consumidas conforme indicado, sempre atento as reações e efeitos colaterais provocado pelo uso contínuo.

Dica: Principalmente, se o alimento for pesado ou muito gorduroso, o mais indicado é sempre beber o chá assim que for concluído a refeição, evitando a sobrecarga do organismo.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email