Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Gengibre – Receita e Benefícios

O chá de gengibre é uma boa maneira de fazer uso deste tubérculo tão querido e cheio de benefícios. Esta planta tem feito sucesso especialmente com quem está em processo de emagrecimento e tem dificuldade em perder peso devido à questões metabólicas. Isso porque ele é um alimento termogênico, ou seja, aumenta a temperatura do corpo, aumentando a queima de calorias. O sabor picante faz com que ele seja um tempero que pode ser usado tanto no preparo de pratos salgados quanto doces. Além do chá, uma forma fácil de consumir o gengibre é temperar sopas de legumes com ele.

O chá de gengibre é bom para alívio dos sintomas da gripe também, pois ocasiona o aumento da temperatura corpórea. Para emagrecer é indicado associar ao poder do chá, uma dieta de baixas calorias e a prática de atividades físicas. Além de misturar ao chá outros alimentos que colaboram com o emagrecimento saudável, como a canela e o limão.

Receita

Ingredientes:

  • Um litro e meio de de água
  • Duas colheres de sopa de gengibre
  • Quatro colheres de açúcar
  • Limão
  • Cravo
  • Canela

Modo de Preparo: Primeiramente, coloque o açúcar na panela, até que ele se torne um caramelo. Depois, acrescente o gengibre, uma fatia do limão (sem a casca), o cravo e  a canela. Acrescente a água, e deixe ferver por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando. Feito isso, basta coar.

Este chá deve ser tomado quente, sobretudo antes de se deitar. Porém, é preciso evitar excessos com ele, caso tenha problemas  estomacais.

Conheça os benefícios do chá de gengibre

O chá de gengibre é muito benéfico para o emagrecimento saudável, visto que age como termogênico.

Benefícios

Acima, citamos apenas uma receita de chá de gengibre. Porém, ele também pode ser preparado, para o propósito de emagrecimento, sem o açúcar. Logo, seria precisa usar 1 litro de água e 2 colheres de sopa de gengibre ralado.

Para esta receita, chamada de “água de gengibre”, é preciso aquecer a água e, antes que ela ferva, colocar o gengibre. Depois disso, espere por dez minutos. Guarde num recipiente fechado e tome ao longo do dia.

É recomendado que os chás de gengibre sejam tomados antes da realização de exercícios ou de manhã, no caso de pessoas que desejam emagrecer. Caso seja utilizado desta forma, o chá acelera o metabolismo e incentiva ainda mais a queima de gordura corporal.

Ainda, outro benefício importante do chá de gengibre para as dietas é a potencialização do olfato e paladar. Assim, isso proporciona que o indivíduo sinta uma necessidade menor de adicionar sal e outros temperos ricos de sódio aos alimentos. Além disso, o gengibre tem ação diurética, eliminando toxinas e inchaço.

Devido a todas estas propriedades, pesquisas indicam que o uso do gengibre aumenta o gasto calórico em ate 10%, pois altera a termogênese, a temperatura corporal, acelera o metabolismo e a queima de gordura.

Como sempre recomendamos, mulheres grávidas sempre devem consultar o médico antes de fazer uso de chás, pois muitos chás abortam e é importante tomar cuidado. Ainda, os chás estimulantes não devem ser tomados antes de dormir pois podem causar insônia. Também, pessoas hipertensas também devem evitá-lo, pois o chá pode aumentar a pressão.

O gengibre é uma tuberculosa nativa da Ásia, que tornou-se popular por ser usada tanto na culinária quanto na medicina. Esta planta é da família Zingiberaceae, originada especificamente da Ilha de Java.

No que se trata dos seus benefícios, o gengibre não é popular apenas por ajudar no processo de emagrecimento, mas também tem ação bactericida, desintoxicante, digestiva, respiratória e circulatória. No que se trata de sua ação digestiva, o gengibre combate o enjoo, gases, indigestão e as náuseas. Logo, este chá é extremamente benéfico para as pessoas que estão sendo submetidas à quimioterapias, tratamentos que ocasionam a perda de apetite e ânsia de vômito.

 

Receitas e Naturais em seu email