Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Fáfia : Benefícios e como fazer.

O chá preparado com as folhas é indicado para restaurar as funções do sistema endócrino, além de combater a ansiedade e o nervosismo. O remédio natural também tem função analgésica, anti-inflamatória e bactericida.

Porém, mesmo quem não apresenta nenhum problema citado anteriormente pode utilizar o chá, pois seu uso ainda é eficaz contra o cansaço físico e psíquico, devido ao efeito estimulante, e também previne que os sintomas apareçam. A preparação do chá de fáfia é muito simples e para ela precisamos apenas de:

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 colher (chá) de raízes de fáfia picadas ou pó.

Modo de preparo: O chá de fáfia é preparado por meio da infusão. Por isso, é necessário ferver a água com a fáfia por cerca de 10 minutos. Depois, desligue o fogo e deixe a mistura esfriar. Coe, caso necessário.

É recomendado a ingestão de um copo grande pelo menos duas vezes ao dia, para que a planta consiga fazer efeito aos poucos. Porém, mesmo depois que estiver se sentindo revigorado, não se esqueça de continuar bebendo o chá regularmente, pois a fáfia também serve como meio de prevenção. Outro modo de preparar o chá é fervendo a água sem a planta. Depois, despeja-la por cima da fáfia em um recipiente.

Contraindicações: Infelizmente não são todos que podem usufruir dos benefícios do ginseng brasileiro. Gestantes, lactantes, crianças e pessoas que apresentem problemas cardíacos devem evitar o uso da fáfia. Substâncias como alantoína, ácido pfáfico e estigmasterol podem apresentar ações mais impactantes nas situações anteriores. Caso tenha dúvida se o chá é ou não recomendado para você, consulte um médico.

Sobre a Fáfia

A fáfia ou ginseng brasileiro, também é tida pelo nome para-tudo. Isso nos remete à informação de que a fáfia é uma planta que pode resolver vários males e é utilizada, como o nome diz, para tudo. É um vegetal que possui 20 espécies no Brasil, e a mais conhecida é a Pfaffia paniculata, vinda da Amazônia. Outras espécies populares são a Pfaffia iresinoides e a Pfaffia glomerata. Elas se assemelham muito ao Panax sp, o Ginseng Oriental devido ao seu formato e também à concentração de substâncias medicinais nas raízes.

O vegetal possui beta-ecdisterona, aminoácidos, eletrólitos, minerais, como o ferro, magnésio, sílica, cobalto e zinco, vitamina A, B, E, K e P, saponinas, glicosídeos, nortriterpenos, ácido pfáffico.

Fáfia

Fáfia

A fáfia tem ações contra a fadiga, cansaço, estresse, casos de depressão, dentre outros males que acometem o psíquico. Ademais, desenvolve o sistema imunológico, de forma que o corpo fique melhor protegido. Auxilia na circulação sanguínea, diminuindo as dores da artrite e artrose, estimula a produção de células do sangue, como leucócitos, hemácias e plaquetas, além de controlar a glicose, combatendo casos de diabetes e hipoglicemia. Também, a fáfia previne várias condições do nosso organismo, como anemia, sintomas de exaustão, tremores, inflamações, varizes, dor de cabeça e cefaleia.

Uma descoberta atual e muito importante é que as saponinas triterpenóides presentes nas raízes tem propriedades antineoplásicas, quimiopreventivas e antiangiogênicas, ou seja, combatem tumores. Por isso, a raiz em pó do ginseng brasileiro tem efeitos comprovados no tratamento inicial do câncer. As pesquisas foram realizadas nas células hepáticas e apresentaram resultados muito bons.

Esta planta pode ser encontrada a venda em armazéns de produtos naturais, e o preço varia conforme a quantidade desejada. Deve ser mencionado que a fáfia não é barata, e pode ser encontrada a partir de R$30,00 aproximadamente. Existem composições que não só contém fáfia, mas também guaraná e catuaba, ambos energéticos naturais que potencializam os poderes medicinas da fáfia.

O guaraná, vindo da Amazônia, pode ajudar no alívio de dores imediatas, com a dor de cabeça, pois tem propriedades analgésicas, além de auxiliar no controle da glicemia. Possui muitas vitaminas e minerais semelhantes a da fáfia, e, por isso, combinam muito bem.

Já a Anemopaegma mirandum, mais conhecida como catuaba, é famosa por suas ações afrodisíaca, energética, antioxidante, anti-inflamatória e antibacteriana. Ela melhora nossa memória e evita que fiquemos com sintomas de fadiga extrema, aumentando o fluxo sanguíneo. Apesar desta tríplice ser muito boa para o combate de certas doenças e sintomas, é importante ressaltar que se utilizada em indivíduos com problemas cardíacos, pode acometer até mesmo infarto.

Se você conhecer alguma planta com propriedades semelhantes a da fáfia comente aqui. Caso tenha dúvidas, também tentaremos esclarece-las.

Receitas e benefícios relacionados

Receitas e Naturais em seu email