Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Receita de Chá de Erva Cidreira Para Bebês

Os chás naturais são bastante recomendados para tratar a insônia, a cólica e outros problemas que ocorrem em bebês, pois em alguns casos é melhor utilizar os medicamentos naturais do que os industriais, que podem ocasionar mais consequências. No entanto, é sempre preciso tomar cuidado com o consumo dessas receitas caseiras por crianças muito pequenas. Mesmo sendo naturais, os chás podem causar alergias e outras reações nocivas.

Uma das opções mais recomendadas para ser utilizada em bebês é a erva cidreira. Esta planta tem efeito calmante, e por isso pode ser usada para combater cólicas, irritação, insônia, dentre outros problemas. Porém, é importante mencionar que apenas bebês com mais de seis meses podem tomar outros líquidos que não seja o leite materno, salvo exceções médicas.

Em alguns casos, a mãe pode fazer uso do chá para tentar passar as substâncias calmantes para o bebê por meio do leite. Porém, esse tipo de recurso também deve ser analisado pelo pediatra, pois há riscos dependendo da erva utilizada. Abaixo, confira a receita do chá de erva cidreira.

Receita

Ingredientes:

  • 1 colher (chá) de maçã desidratada
  • 1 colher (café) de erva doce
  • 1 colher (café) de erva cidreira
  • 200 ml de água filtrada

Modo de Preparo:  Primeiramente, ferva a água em uma chaleira. Depois, junte a maçã desidratada, a erva cidreira e a erva doce. Abafe a mistura e mantenha em infusão por cerca de 5 minutos. Coe e sirva frio ao bebê em pequenas colheradas. É importante que o chá não deve seja adoçado em hipótese alguma, nem com açúcar ou com mel.

Chá de Erva Cidreira

Chá de Erva Cidreira

O chá não deve ser colocado na mamadeira, pois é muito importante que não seja ministrado mais do que o necessário. O ideal é dar algumas colheradas para o bebê antes da hora de dormir. Como o estômago dos bebês é muito pequeno, não exagere na quantidade pois o consumo do chá pode interferir na mamada.

Quais cuidados tomar? Existem outros tratamentos?

Conforme já comentamos antes, os chás devem ser dados a bebês com muito cuidado. Um pediatra deve ser consultado para evitar que as ervas façam mais mal do que bem. Além disso, vale lembrar novamente que crianças com menos de 6 meses devem ingerir apenas leite materno, até mesmo o consumo da água é desnecessário.

Isso deve-se pois o leite materno é um alimento completo para o bebê, possuindo todos os nutrientes necessários para que cresça saudável. Porém, em alguns casos em que não há a amamentação ou em que o médico achar cabível, pode-se ministrar chás para bebês com menos de seis meses. Mas, isso deve ser feito com autorização médica.

Após os seis meses, é liberado, geralmente, que os bebês consumam outros líquidos, como chás, água e suco. E, é nesta época também em que ocorre a introdução alimentar. Porém, mesmo quando esta fase chegar, é preciso que os chás sejam dados em pouca quantidade e somente quando for preciso.

De forma geral, a erva-doce é uma planta muito inofensiva, atuando apenas como calmante nos bebês. Logo, não há contraindicações que impeçam o seu consumo.

No preparo do chá, use ervas frescas, de preferência plantadas em uma horta caseira. Evite dar chás industrializados ou de sachê para as crianças, pois o risco de alergias e intoxicações é maior. Quanto mais natural for a mistura, menores são as chances de prejudicar a saúde do bebê. Caso não tenha as ervas frescas, procure por casas de produtos naturais e as compre por peso.

Ainda, algo imprescindível é que não pode ser ministrado o chá ao bebê enquanto a bebida estiver quente. Prepare-o e apenas o use após cerca de 10 minutos, quando a bebida se torna morna ou fria.

Caso esteja utilizando o chá para acalmar o bebê, seja por cólica, insônia ou irritação, também pode-se optar por outros métodos. É recomendado enrolar o bebê em uma manta, como se fosse um casulo. Assim, a criança sente-se mais protegida. Também, coloque-o de lado e faça barulhos repetitivos para acalma-lo. Balance-o calmamente ou o coloque no seu peito, tocando a sua pele.

Receitas e Naturais em seu email