Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Erva Baleeira para Inflamações

A Cordia curassavica, mais conhecida com erva baleeira, é uma planta cuja origem está na Mata Atlântica brasileira. Porém, a baleeira responde bem a todos os solos e por isso pode ser plantada em quaisquer locais. Este vegetal possui diversas propriedades medicinais, sendo anti-inflamatória, anti-artrítica, analgésica, tônica e anti-ulcerogênica.

Ademais, a erva baleeira é bastante indicada para casos de inflamação. O uso tópico da infusão feita com as folhas alivia as dores causadas pelo reumatismo, contusões, dor muscular, artrite e outros problemas. A dica é aplicar o chá morno sobre a área dolorida com um pano limpo. Veja como preparar a receita.

Receita

Ingredientes:

  • 3 g de de folhas secas
  • 150 ml de água

Modo de Preparo: Ferva a água. Quando começar a borbulhar, desligue o fogo e junte a erva seca. Mantenha tampado por 10 minutos. Coe e reserve para usar ao longo do dia. Se for necessário, dobre a receita. Umedeça um pano limpo com o chá morno e coloque sobre a região afetada. Deixe a compressa esfriar sobre o local. Repita esses procedimento 3 vezes por dia.

Saiba quais os usos da erva baleeira

A erva baleeira pode ser utilizada para tratar inflamações.

Benefícios e outros tratamentos

A erva baleeira, também chamada popularmente de balieira, maria-preta e pimenteira, é uma planta que, apesar de ser originada na Mata Atlântica, responde bem a maioria dos solos, e por isso pode ser plantada em todo o território brasileiro. Isto é muito benéfico pois esta planta é buscada por diversas pessoas, que conhecem as propriedades medicinais dela.

A erva baleeira possui entre 1,5 e 2,5 metros, e sua característica principal são as folhas com fortes odores. Ainda, as flores deste arbusto são brancas e crescem em espigas.

Atualmente, as sementes da erva baleeira podem ser requisitadas tanto em institutos de pesquisas quanto em produtores. Elas são obtidas por meio dos frutos maduras, colocados para secar a 35 ºC. Plante as sementes que serão retiradas dos frutos no solo que tem a disposição, preferencialmente em canteiros, sem se preocupar muito acerca desta questão. A planta começará a germinar em 20 dias, e após isso, elas poderão ser transportadas para tubetes.

Quando as mudas atingirem 15 centímetros de altura, elas poderão ser plantadas. Cave um berço no solo e depois trasplante a erva. Caso deseje, pode-se adubar a terra na qual a erva será plantada com fósforo, potássio, nitrogênio, carbono, boro e manganês, substâncias favoráveis à erva baleeira.

Popularmente, a erva baleeira é utilizada para diversos fins, e por isso é benéfico que seja cultivada em casa. Como esta planta é anti-inflamatória, anti-artrítica, analgésica, tônica e anti-ulcerogênica, ela é eficaz nos tratamentos de inflamações, infecções, dores e úlceras. Alguns dos compostos presentes na baleeira são os flavonoides, cordiaquinonas e óleos essenciais, que estão se tornando assunto de diversas pesquisas científicas que exploram os efeitos da erva.

Recomenda-se que a erva baleeira seja utilizada em tratamentos de inflamações, pois ela é extremamente eficaz nestas situações. Por isso, foram desenvolvidos até mesmo medicamentos fitoterápicos com a planta. Como mencionamos anteriormente, pode-se preparar o chá da erva e embeber um pano limpo no líquido. Basta que o pano seja colocado por cima da inflamação, para que a manifestação desta seja reduzida e amenizada.

Este mesmo pano com o chá pode ser colocado em locais que sejam afetados pelos reumatismos, como as articulações. Este é um tratamento fácil de ser realizado, e sem grandes custos. Ainda, não envolve nenhum tipo de medicamentos com substâncias sintéticas ou prejudiciais à saúde.

Para tratar inflamações, pode-se usar também o chá de gengibre e cravo-da-índia, de macela e própolis, além do chá de limão com raiz de gengibre.

É interessante mencionar que o uso da erva baleeira sobre a pele pode causar alergias em algumas pessoas. Ao observar qualquer tipo de reação pouco usual, suspenda imediatamente o tratamento.

Receitas e Naturais em seu email