Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Cavalinha

Cavalinha é uma planta medicinal amplamente utilizada na medicina popular para o combate natural de alguns problemas associados aos rins e a bexiga.

Nesse artigo você conhecerá outros benefícios do chá de Cavalinha e aprenderá como fazer esse chá em casa da forma correta. Boa leitura!

Cavalinha – Benefícios e Indicações

A Cavalinha é uma planta medicinal repleta de propriedades interessantes para a manutenção da saúde humana. Veja aqui alguns benefícios e as principais indicações do chá de Cavalinha.

Retenção de líquidos

A dificuldade de urinar causa inchaço no corpo. O chá de Cavalinha auxilia nos problemas de retenção de líquido porque ele promove a ampliação da quantidade de urina dispensada pelo corpo. Isso é resultado da sua ação diurética.

Auxilia no emagrecimento

O chá de Cavalinha pode auxiliar aqueles que desejam emagrecer porque acelera o metabolismo. Com o organismo funcionando rapidamente, o processo de queima de calorias ocorre de forma mais adequada e, com isso, a perda de peso se torna um resultado natural.

Cavalinha - Benefícios e Indicações

Cavalinha – Benefícios e Indicações

Envelhecimento precoce da pele

Com propriedade adstringente, o chá de Cavalinha auxilia na redução da oleosidade da pele. Peles menos oleosas têm menor probabilidade de desenvolverem acnes. Além disso, o chá de Cavalinha auxilia na manutenção da elasticidade da pele e combate a flacidez. Com isso, o chá de Cavalinha é uma alternativa interessante para aqueles que desejam prevenir o envelhecimento precoce da pele.

Saúde dos cabelos

Consumir o chá de Cavalinha e shampoos a base da planta auxiliam na redução da queda de cabelos e no crescimento de pontas duplas. Alguns estudos demonstram que o chá de Cavalinha e shampoos com base na planta ajudam no rejuvenescimento, na nutrição e no fortalecimento dos cabelos que sofrem com caspa.

Prevenção de câncer

Estudo de 2010 publicado no Journal of Medicinal Food apontou a Cavalinha como uma fonte de antioxidantes natural. De acordo com o estudo, a Cavalinha combate radicais livres e substâncias malignas do nosso organismo, sendo uma aliada importante na prevenção do câncer, além de evitar o envelhecimento precoce das células.

Alívio de hemorroidas

No ano de 2004 foi publicada uma pesquisa na Pharmacal Research onde constatou que a Cavalinha possui propriedades anti-inflamatórias importantes. Com isso, a Cavalinha auxilia na redução de inchaços e está associada, também, com a redução e com a prevenção de sangramentos causados por hemorroidas.

Chá de Cavalinha

Chá de Cavalinha

Chá de Cavalinha

Veja aqui como preparar o chá de Cavalinha em casa da forma correta.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa do caule da Cavalinha picado
  • 1 xícara de água

Modo de preparo: Coloque a Cavalinha picada na água e leve ao fogo por cerca de 10 minutos. Após isso, abafe e aguarde por mais 15 minutos. O chá de Cavalinha está pronto para ser coado. Se tiver preferência, adoce a gosto antes de ingerir.

Posologia: Adultos podem beber até duas xícaras de chá de Cavalinha por dia. As crianças devem evitar consumir mais que metade de uma xícara do chá de Cavalinha no mesmo dia.

Chá de Cavalinha – Contraindicações

Veja aqui quais parcelas da população devem evitar o consumo do chá de Cavalinha.

  • Gestantes
  • Lactantes
  • Pessoas que sofram com pressão baixa
  • Pessoas que sofram com deficiência de Vitamina B1
  • Pessoas com propensão a desenvolver deficiência de Potássio
  • Pacientes com diabetes

O que achou desse conteúdo? Deixe um comentário com a sua opinião e apresente essa dica aos seus amigos, familiares e colegas.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email