Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Capim Santo, Cavalinha e Carqueja

O emagrecimento é algo buscado por muitas pessoas. Porém, existem medicamentos e métodos que não são saudáveis disponíveis no mercado, que são utilizados devido à praticidade e rapidez que proporcionam. É preciso saber que estes remédios, dietas e restrições são prejudiciais à saúde, e por isso deve-se optar por um equilíbrio tanto na alimentação quanto nos exercícios. A mistura do capim santo, da cavalinha e da carqueja é uma boa opção para quem procura perder peso com a ajuda dos ingredientes naturais.

Devido a essas propriedades diuréticas, calmantes e digestivas, o chá preparado com as três plantas pode acelerar o emagrecimento. Para tanto, é muito importante que a pessoa siga uma dieta pouco calórica, faça exercícios e também tenham uma vida equilibrada. Veja como fazer o chá, que além de ser emagrecedor, também auxilia na manutenção da saúde.

Receita

Ingredientes:

  • 1 colher (sobremesa) de folhas secas de capim santo
  • 1 colher (sobremesa) de cavalinha seca
  • 1 colher (sobremesa) de carqueja
  • 1 litro de água

Modo de preparo: Junte as ervas com a água em uma panela, que não seja de alumínio, e leve ao fogo brando. Deixe cozinhar por cinco minutos, desligue o fogo, espere amornar e coe o chá. Tome todo o chá preparado em pequenas porções, ao longo do dia. Ele deve ser consumido morno ou frio, de preferência entre as refeições principais.

Saiba como utilizar o chá de ervas

O capim-santo, carqueja e cavalinha são plantas que contribuem para o emagrecimento de forma saudável.

Benefícios

Muitas pessoas procuram por métodos que não são saudáveis para emagrecer. As pílulas promovem um emagrecimento rápido, mas também retiram as propriedades e nutrientes do nosso corpo, assim como as dietas extremas. Estas dietas privam os indivíduos de certos alimentos, o que torna o corpo mais fraco. Ademais, passar muito tempo sem comer desacelera o metabolismo, o que pode ocasionar o processo oposto do emagrecimento.

O capim-santo, cujo nome científico é Cymbopogon citratus, também pode ser chamado de capim-cidreira, capim-limão, capim-cheiroso, capim-cidrão, chá-de-estrada, capim-cidró, capim-catinga, dentre outros nomes. Esta planta é medicinal, e pode ser utilizada como chá, compressa e até mesmo em banhos imersivos.

O capim-santo tem diversas propriedades medicinais, é calmante, antibacteriano, diurético, desinfetante e antidepressivo. Com isso, além de ajudar na eliminação de toxinas, a erva também reduz a ansiedade e, consequentemente, a compulsão por alimentos. Ademais, esta planta também possui citronela em sua composição, e devido a isto, afasta as moscas e mosquitos.

Já a cavalinha, outro ingrediente do nosso chá, pode ser encontrada pelos nomes cavalinha-dos-campos, cauda-de-cavalo, cola-de-cavalo, dentre outros. Na verdade, a cavalinha é um nome utilizado para as 16 espécies do gênero Equisetum. Estas plantas são conhecidas por serem um poderoso diurético natural. Em nosso organismo, ela estimula o sistema linfático e, por isso, reduz o inchaço causado pela retenção hídrica.

Ademais, a cavalinha também diminui hemorragias nasais e no estômago, o fluxo da menstruação, a queda de cabelo e a pressão arterial. Ainda, pode ser utilizada para tratar reumatismo, artrite e gota.

Outra erva envolvida em nosso chá é a carqueja. A carqueja, de nome científico Baccharis trimera, também é conhecida popularmente como carqueja-amarga, carquejinha, condamina ou iguape. Esta planta possui diversas propriedades, sendo diurética, antianêmica, hipoglicêmica, antiasmática, antibiótica, antidiarreica, antidiabética, antidispéptica, antigripal, anti-inflamatória, anti-reumática e aromática.

A carqueja auxilia na digestão, facilitando-a. Também, combate os gases. Isso auxilia no processo de emagrecimento, pois o indivíduo tem mais facilidade para digerir os alimentos, regulando o seu intestino.

É importante mencionar que o chá citado acima irá estimular que o indivíduo elimine urina, e também regulará as suas funções intestinais. Porém, se tomado sozinho, com uma dieta desequilibrada e por uma pessoa que não faz exercícios, não irá ser muito eficaz para o emagrecimento.

Logo, utilize a carqueja em conjunto com um dieta balanceada. É recomendado comer de três em três horas, refeições variadas e que contenham todos os nutrientes necessários para o corpo. Consuma verduras, frutas, legumes, grãos, sementes, derivados do leite e carne, sem abusar demais de um setor.

Ainda, estabeleça uma rotina de exercícios. Uma boa dica é escolher alguma modalidade que lhe agrada, seja de cárdio ou musculação. Porém, caso tenha passado muito tempo sem fazer quaisquer tipos de exercícios, não force o seu corpo.

Receitas e Naturais em seu email