Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Calluna (Urze) para Inflamações

As inflamações são respostas do organismo às infecções e lesões. Nos processos inflamatórios, o fluxo de sangue migra para a parte que está inflamada, se concentrando para que combatam a infecção. O local costuma ficar avermelhado, febril e, em casos mais graves, pode ter pus. As inflamações são combatidas com os medicamentos receitados pelos médicos, de acordo com a área afetada. Entretanto, para os que desejam reforçar o tratamento ou mesmo utilizar apenas medicamentos naturais, algumas ervas são muito úteis.

A urze é a única planta contida no gênero Calluna. De nome científico Calluna vulgaris, esta planta é um arbusto anão que possui diversas propriedades medicinais. Umas das mais populares é a anti-inflamatória, podendo tratar artrites, reumatismos, problemas na bexiga e  infeções orofaríngeas. Esta planta pode ser usada em forma de chá e cultivada em casa.

Receita

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) das flores da calluna
  • 1 litro de água

Modo de Preparo: Leve a água ao fogo. Assim que começarem a surgir as primeiras bolhas, acrescente as flores da Calluna e desligue. Mantenha a infusão abafada por 15 minutos. Depois, coe e reserve para consumir. Beba de 3 a 4 xícaras do chá frio ou morno ao longo do dia.

Saiba como usar a urze.

A urze é uma planta que possui propriedade anti-inflamatória, e por isso pode ser usada de forma eficaz em chás.

Benefícios e como cultivar a Urze

O assunto de hoje é uma planta bastante conhecida nos países ibéricos, Portugal e Espanha, mas ainda pouco explorada aqui no Brasil. Trata-se da Calluna vulgaris, popularmente denominada de calluna ou urze. Também pode ser chamada de Leiva, mongariça, torga-ordinária, urze-roxa, quiró-das-ilhas, queiroga, rapa, mongariça e queiró. Ela é historicamente utilizada para fins medicinais e, de uns tempos para cá, vem sendo investigada por cientistas.

A calluna contém substâncias antioxidantes, capazes de combater os radicais livres e prevenir as inflamações. A presença de flavonoides nas folhas e flores da planta, como a quercetina ou o kaempferol, fazem com que ela tenha ação anti-inflamatória, antisséptica e antialérgica, além da ação adstringente e regeneradora de tecidos.

Por isso, o chá preparado com as flores da urze é bastante indicado para tratar as dores reumáticas, a gota, a hipertensão, os problemas urinários, gases intestinais e problemas renais. Ele também previne a formação de manchas na pele, devido à sua ação fotoprotetora.

Todos esses benefícios podem ser aproveitados por meio da infusão feita com as flores da calluna. Para tanto, é preciso seguir atentamente o modo de preparo e, sobretudo, as indicações de consumo.

O interessante sobre a urze é que esta planta pode ser facilmente cultivada em casa, pois também é muito utilizada para decoração de jardins de outono e inverno. Esta planta atinge até os 80 cm, e possui folhas verdes. As flores possuem coloração do branco ao púrpura.

A urze é uma planta que necessita de locais com muita incidência de Sol, por isso o ideal é posiciona-la em janelas, jardins ou varanda. Não é necessário se preocupar com a temperatura, pois a urze se adapta a todas as temperaturas, sendo uma planta muito resistente que pode chegar até os 40 anos. Ademais, a urze não deve ser regada em excesso, pois a planta é mais favorável à terra levemente úmida. O excesso de água contribui para o aparecimento dos fungos.

Quanto ao solos que proporcionam o crescimento da urze, eles devem ser ligeiramente ácidos ou possuir pH neutro, mas nunca calcário. Sempre coloque muita matéria orgânica na terra. Ainda, quanto à multiplicação, plante-a novamente utilizando as sementes ou estacas.

Além do chá, a urze também pode ser usada em banhos, e também em forma de sabonetes. Estes métodos são eficazes no que se trata de inflamações na pele, nas camadas mais externas. Atualmente também são produzidos cremes e outros produtos a base de urze.

Receitas e Naturais em seu email