Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Arruda

Popularmente, a arruda é conhecida por afastar o mau-olhado e a inveja mas, para além dessa função, a planta possui diversas propriedades medicinais. Ela possui uma substância chamada rutina, também conhecida como vitamina P, que ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos. Por esse motivo, a erva pode ser utilizada no tratamento de varizes.

Além disso, a arruda é indicada no alívio das dores reumáticas, tratamento de cistos, dores de cabeça e úlceras. Isso porque a planta possui ação analgésica, anti-inflamatória, calmante, febrífuga e fortificante.

A arruda é uma planta medicinal e serve para cuidar da sua saúde mas também deve ser usada com cuidado, o cheiro da arruda é forte e marcante. Se ela está no seu quintal, e bate um vento, o cheiro invade a casa. Aprenda a plantar arruda neste link.

Para aproveitar todos esses benefícios, recomendamos o consumo do chá de arruda. Veja como preparar a bebida.

Você vai precisar de

Arruda

Benefícios do Chá de Arruda

  • 1 punhado de arruda fresca ou desidratada
  • 1 litro de água

Modo de Preparo

Ferva a água e acrescente a arruda em seguida. Com o fogo desligado, deixe o líquido em infusão por 30 minutos e depois coe.

Posologia

Tomar 1 xícara do chá de 3 a 4 vezes ao dia.

Cuidados

A arruda deve ser evitada por mulheres grávidas, pois a erva pode causar hemorragias e até mesmo o aborto. Se consumida em excesso, a erva também causa tremores, vômito, náusea, sonolência, dores abdominais e convulsões.

Muitas pessoas procuram por ervas que fazem a menstruação descer, ou que adianta a menstruação,  mas se sua menstruação está atrasada, não tome nada que tenha essa propriedade, pois você pode estar grávida e se você tomar o chá de arruda você pode abortar. O aborto é crime e pode gerar muitos problemas para a saúde da mãe. As grávidas devem ficar muito atenta ao uso de ervas, como canela, buchinha, e bebidas alcoólicas, como pinga. Vejam este post que alerta sobre os riscos.

Antes de fazer uso da arruda para quaisquer fim tenha certeza de que você não tem alergia à arruda.

Informações Adicionais

Que um raminho de arruda atrás da orelha afasta mal olhado já sabemos, mas a arruda também é indicada para lavar os olhos. Se estiver com alguma inflamação nos olhos, como conjuntivite, blefarite ou mesmo aquelas remelas de gripe, é indicado fazer um chá de arruda com as folhas bem lavadas para que não tenha resíduo de sujeira. Faça o chá conforme indicado acima, faça com um punhado grande de arruda para que o chá fique bem forte.

Aguarde o chá esfriar completamente e embebede um algodão limpo com o chá coado e passe nos olhos fechados. Certifique-se de não enfiar o algodão dentro da vasilha que está o chá para que não o contamine.

Repita a operação cerca de três vezes ao dia até obter melhora. Se não melhorar procure um atendimento médico.

Para saber como usar arruda para tratamento de piolho, através desta receita.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email