Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Alho- Receita e Benefícios

O chá de alho caseiro é uma maneira simples de aproveitar todos os benefícios do alho. O alho cru previne doenças do sistema cardiovascular, previne infarto e reduz o risco de trombose. É rico em vitamina C e selênio. O chá de alho também reduz a pressão arterial e abaixa o colesterol. E, ainda, é anti-inflamatório e antibiótico.

Ainda, o uso do chá de alho para tratar girpes e resfriados é tradicional,  pois ele melhora os sintomas da gripe, dor de garganta, coriza e o peito cheio, devido à sua ação expectorante.  É indicado também para as gripes com febre. Porém, é importante tomar cuidado para não pegar vento ou friagem depois de tomar o chá.

Confira abaixo uma receita de chá de alho e confira todos os benefícios.

Receita de Chá de Alho

Ingredientes:

  • 1 dente de alho
  • 1 xícara de água
  • 1 colher de mel

Modo de Preparo: Amasse o alho e acrescente uma colher de mel em uma xícara. Enquanto isso, deixe a água em ponto de fervura. Depois despeje a água sobre o alho de deixe em tampado por cerca de dez minutos. O ideal para o consumo deste chá é beber antes de se deitar.

Alho

Alho

É importante mencionar que as crianças de até três anos não devem ingerir, bem como pessoas com gastrite e úlcera, hipotensão (pressão baixa) e hipoglicemia (baixa concentração de açúcar no sangue). Também não é recomendado utilizar o chá em casos de hemorragias e com medicamentos anticoagulantes.

Ainda, o consumo em excesso pode causar desconforto gastrointestinal e não deve-se utilizar o chá de alho nos 10 dias antecedentes à uma cirurgia.

Benefícios

Como muitos sabem, o alho possui diversos benefícios e é utilizado principalmente para tratar gripes e resfriados, visto que melhora a imunidade. Uma forma eficaz também de se livrar da gripe é tomar o alho com café. Basta picar o alho e fritar ele como se fosse fazer comida, porém, sem sal e sem óleo, e depois colocar o café. É indicado tomar quente, com meio limão espremido.

Quem preferir, pode colocar leite com canela. Lembrando sempre que a canela em excesso pode ocasionar abortos e sangramentos. Logo, as mulheres grávidas devem evitar consumir a canela em grande quantidade.

Como no caso do remédio para colesterol alto, onde é feita uma maceração do bulbo, o alho também pode ser utilizado na forma de chá. Neste caso, o chá de alho traz benefícios semelhantes, sendo muito indicado para substâncias que previnem doenças cardíacas, como anti-inflamatório, antibactericida, combate os radicais livres.

Havia uma dúvida sobre o chá de alho e o emagrecimento. Então um estudo israelense, do Instituto Weizmann feito com ratos mostrou que o alho emagrece e ajuda a manter o peso. O alho inibe o apetite, aumenta a saciedade, e acelera o metabolismo.

O chá de alho para emagrecer, é feito deixando um dente de alho picado dentro de uma xícara de água de um dia para o outro e ser tomado em jejum. Mas o ideal é fazer com leite, para evitar o odor do alho. Ou então mastigar folhas de hortelã para melhorar o hálito.

Uma opção é tomar o alho inteiro como se fosse uma cápsula, junto com leite. Para aproveitar as propriedades do alho, uma outra alternativa é o óleo de alho.

Ademais, o consumo de alho também previne a demência e a doença de Alzheimer, pois o alho contém substâncias antioxidativas que evitam os danos oxidativos dos radiciais livres, o que contribui para o envelhecimento. E, os efeitos combinados da redução do colesterol e pressão arterial podem auxiliar a prevenir estas doenças mentais mais comuns, dentre outras.

Também, as pessoas mais velhas podem utilizar o alho para prevenir a perda óssea e também diminuí-la. Uma dose diária de extrato seco de alho diminui a deficiência de estrogênio, o que ocasiona um aumento da saúde óssea nas mulheres.

Receitas e Naturais em seu email